SK Hynix cria primeira memória RAM 16Gb DDR5! O seu PC vai voar

A memória RAM continua a ser um componente de hardware fundamental em qualquer computador ou dispositivo móvel. Ao longo dos anos a evolução das memórias RAM tem ocorrido a um ritmo até lento, no entanto, este tipo de memória volátil tem ganho características importantes especialmente ao nível da eficiência energética.

Recentemente, a SK Hynix anunciou a criação da primeira memória RAM DDR5 de 16 Gb!

A história das memórias RAM leva-nos bem para o passado, mas a verdade é que o ritmo da evolução deste tipo de memórias tem sido lento!  Relembrando as memórias SDR SDRAM que apareceram no início dos anos 90, foi apenas em 2002 que surgiu a primeira geração de memórias DDR. As memórias DDR2 apareceram em 2004 e só passado três anos é que chegaram ao mercado os primeiros equipamentos com memórias DDR 3.

Lançadas em 2014, as memórias DDR4 são bastante eficientes ao nível energético, visto que operam a uma tensão de 1,2 V além de proporcionarem elevadas taxas de transferência. Comparativamente às memória RAM lançadas anteriormente, a memória DDR incluiu algumas funções adicionais, como DBI (Data Bus Inversion), CRC (Cyclic Redundancy Check) e paridade CA, o que permitiu melhorar a integridade do sinal da memória, bem como a estabilidade de transmissão/acesso a dados.

Memórias DDR5 estão a chegar…

A fabricante de memórias SK Hynix anunciou a primeira memória RAM DDR5 (Double Data Rate 5) de 16 G6 (gigabits). A empresa revelou que este novo tipo de memória necessita de menos energia que a DDR4 mas é muito mais rápida.

O novo chip de memória apresentado suporta transferência de dados na ordem dos 5200 Mbps o que significa que é 60% mais rápido que as memórias DDR4 (as DDR4 “apenas” suportavam velocidades na ordem dos 3200 Mbps). Com esta taxa de transferência de dados, é possível processar 41,6 GB de dados – 11 ficheiros de vídeo full-HD (3,7 GB cada) por segundo.

Este novo tipo de memória foi concebido para lidar com grandes quantidades de dados, inteligência artificial e machine learning. A SK Hynix conseguiu ainda baixar a tensão operacional de 1,2V para 1,1V, conseguindo assim que as memórias DDR5 sejam mais eficientes em termos energéticos (cerca de 30% menos comparativamente às DDR4).

De acordo com o IDC, a procura por memórias DDR5 deverá aumentar a partir de 2020, correspondendo a 25% do mercado total de DRAM em 2021 e 44% em 2022. A SK Hynix deverá disponibilizar para o mercado este novo módulo de memória apenas em 2020.

Via

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: