Google vai começar a cobrar aos fabricantes Android pela utilização das suas apps

A Google tem estado debaixo de fogo na Europa, o que tem obrigado a algumas alterações profundas nos seus serviços e na forma como gere os dados dos utilizadores. Estas são mudanças que a União Europeia está a obrigar, como resultado das investigações e das multas que tem aplicado.

Como resultado, a Google anunciou agora que, na Europa, os fabricantes Android vão começar a pagar pela utilização das suas apps.

Android Google fabricantes apps Chrome

Esta é uma mudança radical da Google, mas vem no seguimento da última multa que a gigante das pesquisas foi alvo na Europa. Esta multa recorde, de 4,3 mil milhões de euros, veio acompanhada de um conjunto de obrigações, que pretendem acabar com o suporto domínio das apps da Google dentro do Android.

Desde essa altura que se equacionava a possibilidade da Google passar a cobrar pela utilização do Android, algo que se sabe agora que não irá acontecer.

O que irá mudar é a disponibilização das apps da Google, em especial a Pesquisa e a Chrome, que passam a ter um valor associado para ser usado. Este valor será taxado aos fabricantes e será apenas cobrado no Espaço Económico Europeu.

Android Google fabricantes apps Chrome

A Google faz questão de referir que o Android continuará a ser gratuito e que não cobrará nada pela sua utilização, passando apenas a ser taxada a instalação das suas apps e da Play Store. O valor que será cobrado não foi revelado.

Assim, os fabricantes passam a ter a possibilidade de criar equipamentos baseados em Android, mas que vão usar outras lojas de apps ou as da Google, sabendo, no entanto, que para estas últimas vai existir um valor associado.

Esta é a forma que a Google encontrou para conseguir cumprir as imposições da União Europeia e assim terminar com o (suposto) monopólio que estaria a gerar.

Android Google fabricantes apps Chrome

Esta nova regra entrará em vigor já no próximo dia 29 de outubro e, por enquanto, não se sabe o valor que a Google irá cobrar a cada fabricante.

Um representante da Comissão Europeia já veio comentar esta decisão e referiu que a Google não é obrigada a cobrar pela utilização dos seus serviços, e que apenas teria de permitir aos fabricantes usar o Android sem as suas apps e serviços.

Para os fabricantes, e como esperado, fica mais simples de criar equipamentos com outras lojas e outras apps, em vez de serem obrigados a usar as da Google, algo que era uma imposição até agora.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: