Router Fiber Gateway MEO: Há interferências na sua rede Wi-Fi?

Das várias ofertas das operadoras, o Router da MEO (Router Fiber Gateway) é dos mais completos e poderosos tendo em conta a nossa análise. As funcionalidades são muitas e muito simples de usar. De referir que Fiber Gateway tem tecnologia e Know how português.

Hoje vamos ensinar como pode verificar se a sua rede Wi-Fi está exposta a algum tipo de interferência/ruído.

Antes de apresentarmos esta funcionalidade propriamente dita, vamos apenas contextualizar com alguns conceitos ao nível da tecnologia Wi-Fi.

Diferença entre a banda 2.4GHz e 5GHz

Já reparou que o seu novo router permite que tenha uma rede wireless a operar na banda dos 2,4GHz e outra nos 5GHz? A vantagem é que na gama dos 5GHz temos uma largura de banda superior, o que significa que poderá conseguir realizar downloads e uploads mais rápidos.

Falar em redes wireless é sinónimo falar na norma IEEE 802.11. O IEEE 802.11 é uma especificação para as redes sem fios (WLAN, wireless local Area Network), que define um conjunto de protocolos. As normas disponíveis dentro do standard 802.11 são:

  • 802.11a – funciona na banda dos 5GHz e permite taxas de transferência de dados até 54 Mbps;
  • 802.11g –  funciona na banda dos 2,4GHz e permite taxas de transferência de dados até 54 Mbps;
  • 802.11n–  funciona nos 2,4GHz e 5 GHz e permite taxas de transmissão entre os 300 Mbps e 600Mbps
  • 802.11ac – funciona na gama dos 5GHz e permite taxas de transmissão até  3,6 Gbps (no caso de usar wave 2)

Relativamente à gama dos 2,4 Ghz, dependendo da localização geográfica, o número de canais utilizáveis varia. Por exemplo nos EUA, o número de canais é de 11 enquanto na Europa, com excepção para a França (que apenas usa 4 canais), o número de canais é de 13, e no Japão usam-se os 14 canais.

Como saber os valores de ruído por canal?

Acedendo à interface de gestão do Router Fiber Gateway, depois basta ir à secção Wi-Fi e selecionar o separador Ruído 2,4 Ghz. Como podemos ver na imagem seguinte, os valores do ruído estão em dBm (decibéis de miliwatt) e são mais elevados no canal 2 e 12  o que significa um nível mais elevado de interferências.

A gama de 5 GHz, como não é muito utilizada, é menos susceptível a interferências, não havendo assim grande degradação de sinal. No entanto, através do separador Ruído 5 Ghz é possível o nível de interferência/ruído por canal.

Com base na informação disponibilizada é possível adaptar algumas configurações de acordo com o nosso cenário. Essas configurações podem ser realizadas dentro da secção Wi-Fi em Características (parâmetro Canal). No caso de escolhermos a opção Auto, o próprio equipamento escolhe o canal menos congestionado/menos interferências.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: