Consultório – Esclareça aqui as suas dúvidas

O Consultório é uma rubrica do conceituado site de informática pplware, onde os nossos visitantes podem solicitar ajuda para o endereço de email do pplware que se encontra no final desta publicação e que  pretende esclarecer as dúvidas principais. A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

imagem_consultorio_pplware03

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Questões apresentadas

  • Como coloco a minha box Android a carregar um ficheiro no arranque?
  • O que tenho de fazer para continuar a ver os canais da NOS?
  • Que memória RAM devo comprar?
  • O Google Drive e o Google Photos são de confiança?
  • O Windows 10 é um sistema fiável ou mantenho-me no 7?
  • Como consigo ver os conteúdos do Mac numa smartTV?

 

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.


Como coloco a minha box Android a carregar um ficheiro no arranque?

Boa tarde, estou num dilema que espero que me possam ajudar.

Tenho uma box android Minix Neo X7 onde quero que quando a mesma inicie de seguida inicie a reprodução de uma ficheiro PPT que está alojado na Google Drive.

Dificuldades que estou a ter:

  • Não consigo com que o ficheiro PPT ou PPS inicie autonomamente;
  • Mesmo tendo um ficheiro PPS ao abrir diretamente da Google Drive ele não reproduz autonomamente mesmo quando já tem a animação para o fazer de modo continuo.

De forma sucinta, queria um ficheiro PPS a reproduzir automaticamente assim que a box iniciasse!

Obrigado a todos.

André Scala

Resposta:

André,

É relativamente simples fazer isso e, primeiro que tudo, é imprescindível que a apresentação seja guardada no formato correto.

Para tal, ao guardar a apresentação, deve ser escolhido o formato “PowerPoint Show” (extensão .ppsx) em vez de “PowerPoint Presentation”, para que a apresentação inicie assim que é aberta.

Depois é também recomendável que seja utilizada a app Microsoft PowerPoint, para que haja a garantia de compatibilidade do formato:

Por fim, é necessária uma aplicação para abrir o ficheiro da apresentação mediante determinadas condições.

Existem várias, como o Droid Automation ou o Tasker, e eventualmente muitas outras.

Por exemplo para o caso da app Droid Automation, a utilização da conclusão do boot do sistema para iniciar uma tarefa é uma funcionalidade paga, mas pode por exemplo definir a ligação a uma rede Wi-Fi.

Dessa forma, assim que a box iniciar e se liga automaticamente a uma rede Wi-Fi próxima, pode desencadear a abertura da aplicação, que irá iniciar automaticamente em modo de ecrã completo.

[Respondido por Hugo Cura]


O que tenho de fazer para continuar a ver os canais da NOS?

A NOS vai passar os canais para DVB-C, e não encontro nada à venda para por em Tv antiga com scart.

Conseguem ajudar? Há alguma coisa?

Feliciano Sano Silva

Resposta:

Feliciano,

Para isso vai necessitar de uma box com descodificador DVB-C e uma saída de vídeo compatível com scart.

Analisámos há algum tempo a WeTek Play 2, que cumpre os requisitos de que necessita:

Basta que na compra escolha o sintonizador que realmente quer e depois apenas precisa de um cabo adaptador A/V para RCA:

Para ligar depois ao SCART, basta utilizar um tipo de adaptador já bem conhecido:

Dessa forma, tudo deverá funcionar sem problemas.

[Respondido por Hugo Cura]


Que memória RAM devo comprar?

Bom Dia.

Eu irei comprar uma memória ram de 16GB, só não sei que latência deverei escolher.

Têm alguma sugestão?

Francisco Monsanto

Resposta:

Francisco,

Existem várias questões que devem ser consideradas antes de fazer essa escolha.

Primeiro que tudo, essa memória vai ser colocada juntamente com outra? Se sim, então deve ter os mesmos parâmetros de latência (ou aproximados) da memória já existente.

Depois, considerando que estamos a falar de um computador desktop e que a frequência da memória é escolhida de acordo com o que a motherboard suporta, os valores da latência referidos na especificação da memória são máximos, o que não significa necessariamente que vão ser esses os valores utilizados pela motherboard.

Ou seja, a menos que os valores sejam escolhidos manualmente na BIOS, por exemplo numa situação de overclock, onde é necessário ter maior controlo sobre esses pormenores, a latência será escolhida automaticamente pela motherboard e, portanto, basta que esteja dentro dos valores padrão para funcionar corretamente.

Resumindo, se não pretende para fazer overclock nem algo do género, não tem de se preocupar com esses pormenores.

[Respondido por Hugo Cura]


O Google Drive e o Google Photos são de confiança?

Olá boa tarde,

Costumo segui-vos através do Facebook e agora preciso de vos procurar o seguinte:

  • Google Drive
  • Google fotos

Posso usar á confiança?

São viáveis? Ou existem alternativas melhores?

Obrigado

Resposta:

José,

Primeiro que tudo, obrigado pela preferência na nossa informação!

Quanto aos serviços que refere, sim, o Google Drive e Google Photos são excelente serviços. São muito flexíveis e podem ser utilizados em muitos dispositivos.

No que diz respeito ao Google Photos, poderá guardar fotos de forma ilimitada, apenas com a restrição de terem uma resolução máxima de 16 MP e vídeos a 1080p. Uma alternativa gratuita a este serviço, que poderá experimentar, é o Flickr.

Quanto ao Google Drive, além de permitir o armazenamento de qualquer tipo de ficheiros tem a vantagem de ter uma suite de produção do género do Microsoft Office, mas mais rudimentar. Existem outros serviços interessantes como o Dropbox ou Mega, mas não são tão completos.

Pode ainda utilizar sincronização automática para ambos os serviços, nos smartphones e no PC.

Experimente, de certeza que não ficará desiludido.

[Respondido por Hugo Cura]


O Windows 10 é um sistema fiável ou mantenho-me no 7?

Boa Tarde,

Acabei de entrar no vosso site, onde verifico a possibilidade de actualizar o PC com o Windows 10.

Devo dizer que á algum tempo, talvez cerca de 2 anos penso eu, que recebi no meu PC a hipótese de actualizar para o Windows 10.

Fiquei com duvidas porque pesquisei informação e havia fortes hipóteses de não funcionar correctamente.

Mesmo assim fiz a actualização e o que é certo tive algumas dificuldades com algum software instalado, pois deixou de funcionar.

Como necessitava de trabalhar com esse software, fiz o restauro para o Windows 7 de novo.

Mas… hoje deparo com o vosso site e gostaria de actualizar mas, se o Windows neste momento estiver mais actualizado, talvez neste momento, não provoque danos na utilização dos meus programas.

Gostaria de vos perguntar se neste momento o Windows 10 está mais fiável / actiualizado para as caracteristicas do meu PC, ou então, seja acham não valer a pena Actualizar o meu PC com o Windows 10.

Ou, se a resposta for afirmativa para actualizar, então será necessário fazer mais algumas actualizações “extra” além da actualização normal do windows 10?

Grato pela vossa atenção, fico a aguardar a vossa resposta

Cumprimentos

João Livramento

Resposta:

João,

Pessoalmente, desde que atualizei para o Windows 10, na altura em que foi lançado, nunca senti necessidade de voltar à versão anterior.

É verdade que alguns softwares ou drivers que funcionam perfeitamente em versões anteriores poderão não funcionar no Windows 10, mas cada caso é um caso e o problema aí poderá ser falta de suporte do fabricante.

É certo que, ao longo destes 2 anos, foram feitos esforços por parte da Microsoft para aumentar a compatibilidade e naturalmente que o Windows Update tem um leque de drivers muito mais alargado que na altura do seu lançamento.

Não há atualizações extra a fazer, basta apenas atualizar, e recomendo que o faça. É um Windows mais seguro, mais moderno, mais expedito e preparado para os próximos anos.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo ver os conteúdos do Mac numa smartTV?

Boa tarde equipa,

Tenho uma questão relativamente à partilha de ficheiros entre a TV e um Mac. Refiro-me a uma tv com OS e ligação à rede wi-fi.

É possível com estes dois equipamentos (3 se contarmos com o router – meo 5g) fazer partilha de ficheiros pela rede ao invés de usar um disco/pen?

Ex: Aceder a uma pasta no Mac com fotos para ver na TV.

Obrigado e continuação de um bom trabalho!

Cumprimentos

Josué Costa

Resposta:

Josué,

A resposta à sua questão é um sim, mas com algumas condicionantes de peso.

O macOS consegue fazer partilha de pastas sem qualquer problema, ficando depois acessível a qualquer equipamento.

O problema que pode existir é a falta de capacidade da sua TV, cujo modelo ou OS não refere, em aceder a partilhas externas dentro da sua rede.

Ative então a partilha de rede, como explicamos neste artigo, e depois só precisa de, na sua TV, iniciar a ligação ao IP do macOS onde tem os conteúdos partilhados.

Este não é um processo complicado e deverá ser rápido de implementar. Lembre-se apenas que a TV deverá ter uma app para aceder a estas partilhas ou instalar uma que o suporte, através da loja de apps do OS da TV.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: