Como desativar a análise do Google Play Protect no dispositivo?

A Google começou a disponibilizar recentemente o Google Play Protect para todos os utilizadores, permitindo ao sistema analisar as aplicações. Embora seja uma medida de proteção dos utilizadores, existe forma de desativar esta análise.

Aprenda como.

google play protect 5

Uma das grandes críticas que costumava ser apontada ao sistema Android era o malware presente em algumas das aplicações, especialmente naquelas com origem fora da Play Store.

Para combater este problema, a Google apresentou o Google Play Protect, uma ferramenta que está já a chegar a todos os utilizadores e que promete analisar as aplicações ao serem instaladas, assim como irá analisar as aplicações instaladas no dispositivo ao longo do tempo, de forma a certificar a segurança do dispositivo. No fundo, o Google Play Protect funciona como uma espécie de Antivírus.

Embora esta seja uma medida de segurança que aconselhamos a ter ativa, para aqueles preocupados com a privacidade, uma vez que a Google irá estar constantemente a analisar os ficheiros das aplicações, ou caso pretenda correr uma aplicação que seja identificada como ameaça, que no entanto tem a certeza que é segura, existe um modo para desativar este “antivírus”. Neste processo vamos apenas desativar a análise às aplicações já instaladas no sistema, sendo impossível desativar o Google Play Protect na Play Store.

Como desativar o Google Play Protect?

Para desativar o Google Play Protect deve aceder às definições do sistema e, de seguida, escolha a opção Google.

google play protect 1

Carregue agora na opção Segurança e finalmente carregue em Google Play Protect.

 

Na página que abriu, vai poder observar as aplicações analisadas recentemente e se existe alguma aplicação prejudicial ao sistema. No fundo dessa página, vão surgir duas opções “Procurar ameaças à segurança no dispositivo” e “Melhorar deteção de apps maliciosas”. Para desativar a análise das aplicações no dispositivo desative a primeira opção.

google play protect 4

Pelo contrário, caso queira aumentar ainda mais a segurança, escolha a segunda opção.

Com este método, caso precise, pode então desativar o Google Play Protect, embora a nossa recomendação seja não o fazer para manter a sua segurança.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: