Samsung Galaxy J7 e Galaxy J5 (2017), será que valem a pena?

A Samsung é a fabricante de smartphones que mais vende em todo o mundo, tendo no seu portefólio os melhores topos de gama, mas não é só nesta gama que a marca atua. A Samsung lança constantemente novos dispositivos que se adaptam aos mais diversos consumidores. Na gama média, podemos encontrar os modelos Galaxy A, também já aqui analisados e, para uma breve experiência de utilização, recebemos os modelos da gama média/baixa Galaxy J, mais concretamente os J7 e J5 de 2017.

Será que são duas boas apostas?

Os Samsung Galaxy J5 e J7 foram apresentados pela marca no passado mês de junho como sucessores da linha apresentada no ano anterior. Estes modelos partilham muitas características, nomeadamente o design que cria uma rotura total com os antecessores, numa construção metálica com vidro frontal curvo com acabamento 2.5D.

A interface Samsung Experience 8.1 baseada em Android 7 é transversal aos dois modelos, ainda que com algumas pequenas diferenças, e a qualidade das câmaras principais é também muito semelhante.

Neste artigo, não é feita uma análise pormenorizada aos dois equipamentos, como habitualmente apresentamos, mas é dada uma visão geral daquilo que pode encontrar nos dois modelos, as suas diferenças, vários exemplos de fotografias, bem como os preços e cores a que estão disponíveis no mercado nacional. Ainda são tecidas algumas considerações finais relativamente à questão colocada no título: valerão ou não a pena?

 

Samsung Galaxy J5 (2017) – as características gerais

O Samsung Galaxy J5 (2017) tem um ecrã Super AMOLED de 5,2″ com resolução HD de 720 x 1280 píxeis. Vem equipado com um SoC da própria Samsung, o Exynos 7870 Octa com 8 núcleos a 1,6 GHz e a GPU é Mali-T830MP2.

Uma particularidade interessante deste Samsung é o facto de ser dual-SIM LTE (suporte da banda 20) e de ainda suportar cartão de memória (até 256 GB), sem abdicar de qualquer um dos SIM. Esta é uma vantagem dado que o J5 apenas tem 16 GB de armazenamento interno, o que é pouco para os dias que correm. De memória RAM conta com 2 GB. Foram ainda lançados outros modelos, nomeadamente, 2 GB + 32 GB e 3 GB + 32 GB, mas não estão disponíveis no mercado nacional.

A câmara principal do J5 (2017) tem um sensor de 13 MP com abertura f/1.7 e que conta com o auxílio de um pequeno LED para flash. Os vídeos são gravados com a qualidade máxima de 1080p a 30 fps. A câmara frontal é também de 13 MP mas com uma abertura f/1.9 e conta também com o auxílio de um flash LED.

Tem Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.1, inclui sensor de impressões digitais no botão Home, tem sensor de proximidade, giroscópio, bússola e acelerómetro. Infelizmente, ainda não traz USB Tipo-C nem tecnologia de carregamento rápido, para a bateria de 3000 mAh.

O J5 é muito leve, com apenas 160 g e tem uma dimensão de 146,2 x 71,3 x 8 mm. Está disponível nas cores azul, rosa, preto e dourado.

 

Samsung Galaxy J7 (2017) – as características gerais

O Samsung Galaxy J7, tal como já referi, partilha muitas características com o J5, mas também alguns pormenores que fazem a diferença.

Este J7 tem um ecrã Super AMOLED de 5,5″ com resolução FullHD de 1080 x 1920 píxeis. Além das diferenças no tamanho e na resolução, este ainda recebe a tecnologia Always-On que apresenta alguma informação útil ao utilizador com o smartphone bloqueado. Vem equipado com um SoC octa-core Exynos 7870 Octa a 1,6 GHz e a GPU é Mali-T830MP2.

Tal como o J5, o J7 também é dual-SIM LTE e suporta ainda cartão microSD atá 256 GB. Este modelo já tem 3 GB de RAM, mas estranhamente também só tem 16 GB de armazenamento interno, uma vez mais, o modelo de 32 GB foi também lançado mas não para o mercado nacional.

Quanto às câmaras, segundo as especificações técnicas, estas são exatamente as mesmas que as do J5, com uma traseira de 13 MP com abertura f/1.7, com flash LED e gravação de vídeo a 1080p a 30 fps, e uma câmara frontal de 13 MP com uma abertura f/1.9. Quanto aos resultados, foi detetada uma pequeníssima diferença a olho nu, como poderá ver mais à frente.

Tem Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.1, inclui sensor de impressões digitais no botão Home, tem sensor de proximidade, giroscópio, bússola e acelerómetro. Traz também USB 2.0 e não inclui tecnologia de carregamento rápido da bateria. Tem uma bateria com capacidade de 3600 mAh.

As cores a que está disponível são as mesmas do modelo anterior, pesa 181 g e mede 152,5 x 74,8 x 8 mm.

 

Hardware e Design

Em termos de design temos dois smartphones exatamente iguais, apenas com a diferença de tamanho óbvia, dada a diferença do tamanho do ecrã. Estamos perante dois Samsung e não se esperaria outra coisa, se não uma construção irrepreensível.

Têm uma construção em metal com plástico injetado na zona das antenas e sensores, mas num formato pouco habitual. A frente inclui um vidro com acabamento 2.5D ligeiramente curvo nas extremidades.

Acima do ecrã encontra-se a câmara de 13 MP, o altifalante, os sensores de luminosidade e proximidade e o flash LED para auxílio nas selfies em ambientes mais escuros. Abaixo não há novidades… é um Samsung dos tradicionais, com o típico botão Home como sensor de impressões digitais e os botões táteis de aplicações recentes e retroceder.

Na lateral direita a Samsung colocou o altifalante e o botão de Power e, do lado esquerdo, os botões de volume e os slots para os vários cartões.

Em baixo encontra-se o microfone, a porta microUSB e a porta para o jack de áudio de 3,5 mm. Em cima não existe qualquer elemento a indicar.

Na traseira é então visível o plástico injetado, a câmara de 13 MP e o flash LED ao centro, a inscrição da marca logo abaixo e ainda a indicação que é dual-SIM.

 

Interface, aplicações e funcionalidades

Os Galaxy J5 e J7 (2017) vêm equipados com Android 7.0 e com a interface de comunicação Samsung Experience 8.1, a já conhecida dos modelos analisados este ano aqui no Pplware, Samsung Galaxy S8 e S8+.

Em termos de aplicações irá encontrar todas as comuns dos serviços Samsung, Google e Microsoft já pré-instaladas. Como funcionalidades, há que destacar, a Multi Janela, Operação com uma mão, Modo de Bloqueio, Modo Privado, Assistência de segurança e Economia de Energia.

A grande diferença entre estes dois modelos em termos de interface, prende-se com o Always On Display, o ecrã sempre ligado, uma vez que modelo J5 não incluiu. Este ecrã tira partido da tecnologia Super AMOLED que permite que apenas alguns píxeis, os necessários para transmitir a informação, permaneçam ligados. A informação nesse ecrã pode ser personalizada pelo utilizador, indicando por exemplo horas, data, calendário e algumas notificações como chamadas perdidas, SMS ou e-mails.

Na minha opinião, tendo em consideração a experiência de utilização desta tecnologia em vários Samsungs, esta tecnologia apenas serve para consumir energia. No entanto, admito que existam utilizadores que tirem partido da informação apresentada e, para esses, considero que o J5 também a deveria ter disponível, já que é opcional e pode ser facilmente desativada, para quem não pretender usar.

 

As câmaras – comparação

A aplicação da câmara é a já conhecida da Samsung, com os vários modos e filtros disponíveis com um simples deslizar de dedo para a esquerda ou para a direita. Ao deslizar o ecrã para cima troca-se entre as câmaras frontal e traseira.

Sobre as câmaras, pela descrição acima, é perceptível que a Samsung equipou os seus dois modelos com as mesmas câmaras, uma traseira com sensor de 13 MP com abertura f/1.7 e uma frontal também de 13 MP mas com uma abertura f/1.9. Mas será se os resultados finais são os mesmos?

Comecemos então pela câmara frontal. Desde já há que destacar a possibilidade de captar fotos com o reconhecimento da palma da mão que evita termos que fazer o smartphone tremer no momento de carregar no obturador. Nas imagens abaixo, a primeira foi captada com o J5 e a segunda com o J7, com modo de beleza ativo no nível 2.

É perceptível que a imagem captada com o J7 tem um pouco mais de definição que o J5, o que poderia ser até uma consequência do modo de beleza aplicado, mas das várias selfies tiradas em diferentes modos, todas saíram com esta pequena diferença.

Quanto às imagens captadas pela câmara traseira, os resultados não deixam grandes dúvidas: a olho nu não existem diferenças entre as fotografias do J5 e do J7. Os exemplos podem ser vistos abaixo, com o J5 do lado esquerdo e o J7 do lado direito.

 

Considerações finais

O tempo de utilização dos J5 e J7 não permite retirar conclusões quando à autonomia nem quanto à experiência de utilização diária, como sempre apresentamos nas nossas análises. No entanto, foi possível perceber que, uma vez mais, a Samsung colocou no mercado equipamentos dignos da marca, não só pela qualidade de construção, qualidade do ecrã e resultados fotográficos.

Os ângulos de visão do ecrã de ambos é excelente e a utilização à luz solar direta também não deixa nada a desejar, tal como se pode ver em algumas fotos tiradas ao smartphone no exterior num dia de muito sol, onde se consegue ver perfeitamente toda a informação do ecrã. Ainda sobre o ecrã, no Galaxy J5 a resolução FullHD faria toda a diferença, já que não tem tanta definição nos contornos quanto seria desejado.

Quanto ao desempenho não foi notória qualquer diferença entre o J5 e J7, já que têm exatamente o mesmo SoC, embora o J7 tenha mais 1 GB de RAM. Corrido o teste de benchmarck AnTuTu nos dos modelos, foi conseguido com o Galaxy J5 44 mil pontos, e 47 mil pontos com o J7.

Para perceber se valem a pena ou não, há que olhar para os preços. O Samsung Galaxy J5 (2017) encontra-se disponível no mercado nacional a partir de 220€ e o Galaxy J7 (2017) desde 259€.

Os preços podem parecer elevados, principalmente se olharmos para o mercado além fronteiras. No entanto, olhando para a concorrência disponível em Portugal, o preço é justo face àquilo que oferecem.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: