Google deixou de ser o motor de pesquisa do Android na Rússia

Há alguns meses que a Rússia iniciou um processo de tentativa de controlar as empresas estrangeiras que operam no país. São vários e conhecidos os processos que tem a decorrer contra várias gigantes tecnológicas e que podem levar a que sejam expulsas. Depois de várias tentativas, foi finalmente conseguido pela Yandex que a Google deixasse de ser o motor de pesquisa padrão no Android, pelo menos em território russo.

Pesquisa Google

Esta medida era pedida há já muito tempo pela Yandex, o o maior motor de pesquisa russo, que pretendia que Google passasse a dar aos utilizadores a possibilidade destes escolherem qual o serviço usado para a realização de pesquisas na Internet.

A Google sempre se negou a esta mudança, mas a verdade é que a partir da versão 60 do Chrome passa a ser apresentado aos utilizadores russos uma zona onde devem indicar se querem usar o Yandex, o Mail.ru ou a Google.

Esta era uma mudança que já antes era possível, diretamente nas configurações do Chrome, mas que desta forma fica mais simples para os utilizadores menos experientes.

Google Chrome Android

A Yandex é, segundo os seus próprios números, o motor de pesquisa mais usado na Rússia, batendo a Google por larga margem. A sua intenção com esta medida é transpor o seu domínio para as plataformas móveis, uma zona dominada e controlada pela Google.

Para além desta medida, e como resultado do acordo estabelecido, a Google foi ainda obrigada a pagar uma multa de 7,8 milhões de dólares e garantir que os fabricantes de smartphones respeitam esta decisão e mantêm aberta a possibilidade de escolha do motor de pesquisa.

A vitória russa pode abrir portas a que medidas similares venham a ser aplicadas noutros países, nomeadamente na União Europeia, onde vários processos de monopólio estão a ser avaliados, por práticas semelhantes.

Via Yandex

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: