CIA: Projeto Dumbo entrava em webcams e corrompia gravações

Os últimos meses têm sido férteis no que toca ao revelar de segredos e ferramentas que a CIA usava para atacar e monitorizar os seus alvos. Reveladas pela Wikileaks, estas formas de operação têm chocado o mundo. A mais recente revelação deu a conhecer o projeto Dumbo, dedicado a controlar e a monitorizar webcams e outros dispositivos similares.

CIA Dumbo

A grande maioria das ferramentas da CIA que foram reveladas estão focadas em retirar informação de equipamentos e espiar de forma direta todos os alvos que a agência secreta americana quer monitorizar.

A grande novidade do projeto Dumbo é que é precisamente oposta. Dedica-se a controlar webcams e as gravações que estas fazem, permitindo aos agentes interferir com o material que está a ser recolhido e eliminar ou estragar todos os que não quiserem que sejam usados.

De acordo com o que a Wikileaks revelou, o projeto Dumbo requeria acesso físico aos equipamentos onde as gravações estavam a ser feitas e que necessitaria também de permissões de administrador.

CIA Dumbo

Há ainda informação de que o projeto Dumbo funcionaria na maioria das versões do Windows, desde o velhinho XP de 32 bits até a versões bem mais recentes. Curiosamente as versões de 64 bits do Windows parecem estar imunes a esta ferramenta.

Sabe-se que o Dumbo estaria ativo pelo menos em 2015 e que seria a forma mais simples de qualquer agente no terreno de apagar as gravações onde estivessem registadas ações de elementos da agência e que fossem necessária a sua remoção.

Estas informações do projeto Dumbo fazem parte de um plano de revelações que a Wikileaks tem feito e a que chamou Vault7, onde tem mostrado todas as ferramentas da CIA a que teve acesso.

Fonte Wikileaks

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: