Consultório – Esclareça aqui as suas dúvidas

O Consultório é uma rubrica do conceituado site de informática pplware, onde os nossos visitantes podem solicitar ajuda para o endereço de email do pplware que se encontra no final desta publicação e que  pretende esclarecer as dúvidas principais. A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

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Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Questões apresentadas

  • Onde consigo comprar o HTC U11?
  • Com 200€ para gastar, o Huawei P8 Lite 2017 é uma boa opção?
  • As laterais do meu iPhone 4s estão riscadas, isto é normal?
  • O Skype deixou de funcionar no Windows Phone, o que devo fazer?
  • 16GB de armazenamento no Nokia 5 vão ser um problema?
  • Que se passa com o meu iPhone durante as chamadas?
  • A Gearbest é um site de confiança ou vou ter problemas?
  • Criei uma conta no novo Wareztuga, será que a consigo apagar?
  • Estou a receber chamadas de números estrangeiros, que devo fazer?
  • Como posso assistir à TV da NOS fora de Portugal?
  • O Xiaomi Mi Max 2 vai funcionar bem em Portugal?
  • O meu Galaxy S6 tem problemas constantes, o que devo fazer?
  • O que devo fazer para limpar o interior do meu portátil?

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

 


Onde consigo comprar o HTC U11?

Bom dia, depois de alguma pesquisa infrutífera acabei por decidir chatear a malta da pplware com uma questão simples mas à qual ainda não consegui ter uma resposta clara.

Como posso adquirir o HTC U11 em Portugal? Estou na dúvida se este equipamento já foi ou não lançado em Portugal, pelo menos em lojas como Worten, ou Fnac não os consigo encontrar com exceção dos vendedores existentes na loja online.

Desde já o meu obrigado.

Jorge Epifânio

Resposta:

Jorge,

Apesar de não estarem presentes em lojas físicas, o HTC U11 já está à venda em Portugal.

Uma simples pesquisa no KuantuKusta revelou pelo menos 2 lojas onde pode fazer essa compra. Pelo menos uma delas tem loja física e poderá, eventualmente, ter acesso ao smartphone antes de o comprar.

Pode ver a lista de ofertas do HTC U11 obtida do KuantuKusta no link abaixo:

[Respondido por Pedro Simões]


Com 200€ para gastar, o Huawei P8 Lite 2017 é uma boa opção?

Boas, tenho um orçamento de 200/250€ e não sei qual telemovel comprar com esse preço.

Queria um com boa aparencia, genero do p8 lite 2017 e que aguentasse bem varias aplicacoes, sem esquecer uma camera minimamente bem comportada.

Obrigado pela atenção, cumprimentos!

António Oliveira

Resposta:

António,

Assim que terminei de ler a questão, fiquei com a sensação de ter lido imediatamente a resposta! 🙂

O Huawei P8 lite 2017 é um excelente smartphone, muito equilibrado a todos os níveis, e é o culminar do enorme sucesso que teve o primeiro P8 lite.

O Asus Zenfone 3 Max (ZC553KL) é também uma escolha interessante, embora o desempenho possa ser ligeiramente abaixo.

Depois há outros smartphones, como os Samsung Galaxy J5, J7 ou A3, dentro desse preço, mas pessoalmente considero que é caro demais para o que oferece.

Já a olhar para outro mercado, nomeadamente para lojas online, tem o Xiaomi Redmi Note 4X, que fica muito mais em conta mas é tão ou mais competente como os referidos anteriormente. Ainda dentro do mesmo preço, tem os topos de gama do ano passado, como o Xiaomi Mi 5 ou o Xiaomi Mi 5s, ambos smartphones de topo a um preço imbatível.

Provavelmente vai ficar ainda com mais dúvidas depois de ler esta resposta… mas agora tudo está dependente de gostos.

[Respondido por Hugo Cura]


As laterais do meu iPhone 4s estão riscadas, isto é normal?

Boas equipa

Tenho 1 equipamento em que as laterais estao riscadas (iPhone 4s).

Estes riscos começaram a aparecer depois de eu utilizar uma capa de silicone.

É normal uma capa de silicone riscar o telemovel? O que recomendam fazer?

Conhecem alguma loja que troque as laterais? Obrigado.

Diogo Oliveira

Resposta:

Diogo,

Não é normal que uma capa de silicone risque as laterais do smartphone, de todo. O propósito da capa é de proteger, não de riscar.

Naturalmente que a origem dos riscos foi outra, como areias que se acumularam entre a capa e as laterais e foram causando algum desgaste, devido à fricção que foi ocorrendo entre as 2 partes.

O iPhone 4s tem uma estrutura unibody, ou seja, as laterais fazem parte de toda a estrutura que o suporta, pelo que não será possível trocar apenas as laterais.

Tendo em conta que é já um smartphone em final de vida, diria que um investimento na reparação do smartphone não será uma boa ideia.

Como sugestão, e em tom de brincadeira, se colocar uma capa de proteção opaca, os riscos “desaparecem” 🙂

[Respondido por Hugo Cura]


O Skype deixou de funcionar no Windows Phone, o que devo fazer?

Boa tarde,

Tenho um Nokia 830 com o windows phone 8.1 com todos os updates.

Até agora não tenho tido razão de queixa do seu funcionamento. Contudo, o skype deixou de funcionar pois este sistema operativo deixou de ser suportado.

Não quero fazer o update para o 10 pois tenho dois colegas com o mesmo telefone que tiveram e têm problemas de funcionamento após o update.

Sendo assim, existe algum programa que se consiga aceder à conta skype ou consiga puxar os contactos que tenho lá?? nem pelo skype online consigo.

Obrigado.

Paulo Nunoes

Resposta:

Paulo,

Conforme noticiámos, a Microsoft descontinuou o suporte para o Skype nas versões mais antigas do seu sistema operativo móvel no dia 1 de julho deste ano:

Assim, e atendendo a que a Microsoft cumpriu o prometido, não há muito a fazer para conseguir manter o Skype a funcionar.

O conselho da Microsoft é que troquem de equipamento por um mais recente ou que apliquem a atualização para o Windows 10 Mobile caso esta seja suportada.

É por isso que o aconselhamos a fazer essa atualização, como explicámos, e que testes o Windows 10 Mobile, sem qualquer problema, conforme apresentamos abaixo:

Caso corra mal, o que provavelmente não vai acontecer, poderá sempre voltar para a versão anterior, existindo também no Pplware instruções de como o fazer:

Esta não é a solução perfeita, mas é a que funciona e que lhe trará de volta o Skype.

[Respondido por Pedro Simões]


16GB de armazenamento no Nokia 5 vão ser um problema?

Olá,

Vi o vosso artigo sobre telemóveis com menos de 32gb devido ao novo Android.

Fiquei com uma duvida devido ao Nokia 5 sair com 16gb de armazenamento interno e Android 7.1.1 será que isso sera problemático a quem o comprar?

Fábio Nunes

Resposta:

Fábio,

Não, não se espera que isso venha a ser um problema, embora o utilizador possa acabar por ficar cada vez mais prejudicado devido a ter menos espaço disponível no armazenamento interno.

Contudo, permite a utilização de um cartão microSD até 256GB que, embora nunca tenha o mesmo desempenho/velocidade do armazenamento interno, é adequado para guardar fotos e vídeos.

Temos neste momento o Nokia 5 em análise e, se se justificar, falaremos desse pormenor.

[Respondido por Hugo Cura]


Que se passa com o meu iPhone durante as chamadas?

Preciso de ajuda, please….

Quem atende as minhas chamadas diz q por vezes não me ouve.

Já fiz uma gravação com o Dictafone e qd ouço está ok.

Como posso despistar se tenho um problema no micro ou não,??

Miguel Pereira

Resposta:

Miguel,

Para realmente ter a certeza que não é um problema de rede, o teste que fez parece-me ser razoável.

Além desse, pode ainda experimentar gravar um vídeo de teste, ou utilizar o gravador de voz, durante um longo período de tempo, ou até fazer algumas chamadas utilizando o iMessage, Skype ou Messenger, para tentar perceber se o microfone falha em algum momento.

Se tudo correr bem, experimente restaurar o iPhone (não se esqueça da cópia de segurança), para ter a certeza que não há qualquer problema no software.

Se ainda assim o problema se mantiver, então o melhor mesmo é fazer uso da garantia para que tudo possa ser avaliado a nível técnico.

[Respondido por Hugo Cura]


A Gearbest é um site de confiança ou vou ter problemas?

Boa noite, tenho uma questão relativamente ao site gearbest. É possível esclarecer?

Estou a pensar em comprar o Xiaomi Redmi Note 4X Android 6.0 4G Smartphone e neste momento a gearbest (sub-site português) está em promoção e daí querer aproveitar. Este site é seguro? Não irei ter problemas com a alfândega? Refiro-me a este smartphone:

http://pt.gearbest.com/cell-phones/pp_620822.html?wid=50

Ou a este:

http://www.gearbest.com/cell-phones/pp_620822.html

Agradecia imenso a vossa ajuda, visto que é a primeira vez que encomendo um tlm por este site.

Ângela Silva

Resposta:

ngela,

No sub-site PT da Gearbest, é certo que não terá problemas de alfândega, pois é sempre escolhido automaticamente o método de envio que não está sujeito à alfândega.

Quanto à compra no site principal, terá de escolher o método apropriado dependendo do armazém. No caso do armazém HK, o método que deve escolher é Standard Shipping > Local Direct Express.

 

[Respondido por Hugo Cura]


Criei uma conta no novo Wareztuga, será que a consigo apagar?

Boa noite.

Relativamente ao site novo do wareztuga, eu criei uma conta sem analisar se era ou não seguro, e neste momento estou um pouco preocupado. Será que dá para a apagar o meu registo daquele site?

Ou existe uma maneira de verificar isso no email? Será que podem fazer um artigo relativo à segurança no email, ou como fazer as contas de email mais seguras?

Obrigado pelo tempo e aguardo uma resposta.

Tiago Lobato

Resposta:

Tiago,

De facto, de acordo com a informação mais recente que apurámos, o Wareztuga que surgiu recentemente não está associado ao Wareztuga anterior:

O objetivo deste novo site poderá ter sido a obtenção de dados pessoais, pelo que, a partir de agora, deve garantir que não utiliza a palavra-passe lá colocada em nenhum outro serviço, pois poderá correr o risco de alguém aceder de forma ilegítima à conta.

A regra é simples: é importante ter 2 ou 3 palavras-passe diferentes (nem que difiram apenas num caracter) de modo a estabelecer diferentes níveis de importância. Além disso, é também determinante, sempre que possível, ter a verificação em 2 passos sempre ativa (confirmação de código por SMS), para que a identidade seja realmente verificada.

Talvez seja uma boa razão para reorganizar as palavras-passe em todos os serviços mais relevantes.

[Respondido por Hugo Cura]


Estou a receber chamadas de números estrangeiros, que devo fazer?

Bom dia, queria pedir a vossa ajuda sobre esta situação, acompanho o vosso trabalho e como tem bastante conhecimento talvez consigam ajudar me aqui.

Ligaram me deste número +48227651754 ontem não atendi, mas devolvi a chamada.

Hoje no Facebook circularam publicações a alertar para o perigo de burla e clonagem de cartões através dessa chamadas caso se atenda ou devolva, qual o procedimento visto que devolvi a chamada?

Entretanto esta manhã voltei a receber chamada mas de um número diferente +88183810202, deduzo ser o mesmo esquema.

Obrigado e desculpem pelo incomodo, mas a Vodafone não me dá grandes soluções.

Ricardo Costa

Resposta:

Ricardo,

Não há qualquer procedimento a fazer.

Simplesmente ligou para um número e agora terá de pagar (ou já pagou) o valor da chamada efetuada.

A partir de agora, resta ignorar todas as chamadas desse tipo, sem devolver a chamada, para que não seja debitado um valor de custo acrescentado.

Pode ainda reforçar a segurança utilizando um serviço como o TrueCaller, que identifica, com base no feedback dos utilizadores, se a chamada que recebeu é ou não de um número fraudulento:

[Respondido por Hugo Cura]


Como posso assistir à TV da NOS fora de Portugal?

boa noite, sou um seguidor do vosso site e tenho agora um problema que talvez que conseguissem ajudar.

Vou agora em setembro estudar 6 meses para espanha e queria usufruir do meu serviço da nos (multiscreen) em espanha para conseguir ver os canais portugueses, mas foi me dito que por ser fora do país nao me deixava, há alguma maneira de contornar isto?

obrigado pela ajuda e continuação de bom trabalho!

João Alves

Resposta:

João,

A NOS apenas está disponivel em Portugal Continental, Açores e Madeira. Fora destes locais, a empresa não detém direitos de transmissão de conteúdos, pelo que o serviço não pode ser (legalmente) utilizado.

No entanto, é possível utilizar uma VPN portuguesa (o serviço NordVPN tem serviços em Portugal) para aceder ao serviço IPTV da NOS.

Fisicamente, é a VPN (que se encontra em território nacional) que está a aceder ao serviço da NOS. Ainda assim esteja consciente de que poderá estar a quebrar os termos de utilização do serviço da NOS.

[Respondido por Hugo Cura]


O Xiaomi Mi Max 2 vai funcionar bem em Portugal?

Olá,

Gostaria de adquirir um smartphone Xioami (Xiaomi Mi Max 2 (http://www.gearbest.com/cell-phones/pp_646141.html?wid=4) e gostaria de saber se vou conseguir fazer chamadas em Portugal normalmente, não pretendo fazer qualquer uso dos dados moveis.

Agradeço desde já,

Nuno Cunha

Resposta:

Nuno,

Sim, qualquer smartphone Xiaomi é totalmente compatível com a tecnologia utilizada em chamadas em Portugal, não existindo por isso qualquer parâmetro a ter em atenção no momento da escolha.

Apenas em relação ao 4G (embora diga que não vai utilizar dados), em Portugal existem as bandas 3, 7 e 20, onde a última é de longo alcance, utilizada fora dos grandes centros, e esse modelo em particular não suporta essa banda. No entanto, utilizará rede 3G numa situação dessas.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu Galaxy S6 tem problemas constantes, o que devo fazer?

Boas

Gostaria se a vossa equipa me pode esclarecer sobre um assunto relativo a problemas técnicos do meu telemóvel. É um Galaxy S6.

O equipamento desde há um ano, mais ou menos, bloqueia constantemente, os processos dos aplicativos falham e o telemóvel reinicia, isto nunca ciclo sem fim, e, por vezes após reiniciar fica simplesmente em boot loop, não chegando a iniciar.

O telemóvel foi 2 vezes para a assistencia oficial “Asteguima” onde não detectaram problema algum, no entanto, na 2a visita entreguei o telemóvel inutilizável. (Fazer um reset até eu faço, mas 1 dia ou menos e volta tudo ao mesmo)

Passados meses, levei-o à Mavideo onde trocaram a câmara na 1a intervenção, mas o problema de reinícios e bloqueios continuou. Na segunda visita à Mavideo, levei o telefone em boot loop e, após intervenção, não detectaram problemas.

Ora, se mesmo em Modo de Segurança há falhas de processos e reinícios ou encerramentos aleatórios, não vejo qual será a dúvida para a troca do dispositivo… O problema é que quer a assistencia quer diretamente a Samsung se recusam a substituir ou reembolsar quando não encontram problemas.

Cumprimentos

Joaquim Pereira

Resposta:

Joaquim,

Existe uma legislação que regula o processo de utilização de garantia, para proteção do consumidor.

Há algumas coisas básicas que têm de ser cumpridas e parece-me que isso não está a acontecer no seu caso:

  • Para resolução do problema, existem 4 opções: é possível que o fabricante (ou entidade reparadora) faça a reparação, troca, um desconto sobre o preço ou a devolução com reembolso.
  • O tempo em que ficou privado de utilizar o equipamento, por estar na assistência técnica, soma-se aos 2 anos de garantia.
  • Em cada reparação o tempo máximo é de 30 dias
  • Há omissão de informação quanto ao número de reparações exigidas para avançar para uma das outras opções, mas deve haver bom senso. Se depois de 2 ou mais reparações, o artigo continuar com problemas, pode exigir uma das outras opções.

Por experiência própria, se o cliente não se fizer valer dos seus direitos, as entidades empatam recursivamente e não resolvem nada.

Faça uma reclamação por escrito ou escreva no livro de reclamações ou dirija-se ao centro de arbitragem mais perto de si (é gratuito), mas não deixe que ignorem a resolução do problema.

Legislação completa aqui: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/dl_67_03.pdf

Boa sorte

[Respondido por Hugo Cura]


O que devo fazer para limpar o interior do meu portátil?

Olá, tenho um portátil Asus K550J, que eu queria abrir para limpá-lo, pelo menos a zona da ventoinha, só que tenho algum receio, já tentei uma vez mas parei porque fiquei com receio de estragar alguma coisa.

Antes deste eu tinha um Toshiba, que era fácil, o teclado saia e depois eu conseguia aceder a ventoinha, só que este não é assim tão fácil, pois o meu toshiba tinha uma parte em cima que dava para tirar e depois facilitar a saida do teclado. Com este não sei como fazer.

Só não queria estragar nada, pois necessito dele para trabalho.

Obrigado pela vossa ajuda.

Cumprimentos,

Miguel Oliveira

Resposta:

Miguel,

Essa é uma questão muito comum, pois é recorrente a necessidade de limpeza interna nos computadores portáteis.

O processo normalmente é simples mas há alguns modelos que requerem um cuidado adicional, e esse pode ser um desses casos.

Não tendo um computador portátil igual nem o seu manual de reparação, se recorrermos à Internet encontramos normalmente guias em vídeo que mostram, passo a passo, como desmontar e fazer todo o procedimento. Na verdade pode não ser o procedimento oficial, mas o que é facto é que é demonstrado que funciona com sucesso.

No YouTube há vários que mostram o modelo K550 (não necessariamente o J) e, caso não seja exactamente igual ao seu, pode sempre continuar a ver outros vídeos relacionados pois é muito provável que encontre o que precisa.

Pode começar por este:

Boa sorte.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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