Android mostrará bateria dos dispositivos Bluetooth ligados

Uma funcionalidade já presente no iOS e em algumas ROMs personalizadas do Android (Huawei, Samsung, OnePlus, Xiaomi, LG) e que não figura nas variantes stock do Android é a possibilidade de visualizar e controlar a carga de bateria dos dispositivos emparelhados por Bluetooth. A Google, para tornar o seu sistema operativo Android ainda mais funcional e completo, irá inserir em breve esta funcionalidade no seu sistema operativo.

Android

Esta descoberta foi anunciada no fórum XDA-Developers que, depois de terem analisado o código fonte das novas APIs do Android Open Source Project (AOSP), encontraram várias referências a esta nova funcionalidade.

Analisando o API, puderam constatar que esta nova funcionalidade enviará valores entre -1 (se o dispositivo estiver desconectado do smartphone, se estiver o Bluetooth desligado ou se o dispositivo não suportar tal capacidade) e 100, o que levará o indicador da carga de bateria dos dispositivos emparelhados a mostrar valores percentuais.

Também foi possível constatar que a API vai permitir uma ligação e interação entre estes dados e certas aplicações que o suportem, esperando por isso uma maior ligação e abrangência desta nova capacidade do Android, podendo ser apresentada sobre a forma de um ícone, um widget ou, simplesmente, inserida no menu de notificações.

No entanto, as novas possibilidades e capacidades desta nova API não serão inseridas já na próxima versão pública do Android O, nome temporário dado à versão 8.0. A Google já anunciou que panóplia de APIs está concluída, pelo que esta nova funcionalidade do Android apenas será lançada futuramente no Android 8.1 ou no Android 9.

Android

Huawei P10 – Apresentação do nível de bateria

Para os utilizadores que não têm esta funcionalidade disponível, resta apenas usar aplicações de terceiros, que muitas vezes não são tão eficientes e eficazes quanto seria esperado.

De qualquer modo, o mais importante é que esta nova e útil capacidade do Android está a ser desenvolvida e estará em breve ao dispor dos utilizadores e dos programadores que a queiram inserir nas suas aplicações.

Convém também salientar que nem todos os dispositivos Bluetooth suportarão esta novidade, visto que requer que estes dispositivos estejam configurados e concebidos para partilharem estas informações da bateria com o equipamento com o qual estão emparelhados.

Via XDA

Por Eduardo Mota para Pplware.com
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: