Mediatek Helio X30 decepciona no desempenho

A competição no mundo dos processadores é alta, com várias marcas a competirem entre si pelo melhor desempenho e pelo topo dos benchmarks. A Mediatek lançou este ano o Helio X30, o seu processador de topo para 2017, mas que, segundo um teste de benchmark, não acompanha os processadores da concorrência.

Mediatek Helio X30

Se há algum tempo a grande guerra no mundo dos processadores mobile era entre a Mediatek e a Qualcomm, nos últimos tempos têm surgido novos players neste campo. A Intel abandonou este tipo de processadores, mas surgiu em força a Samsung e, mais recentemente, Huawei que se apresentam mais fortes a cada ano que passa. A Qualcomm, embora com alguns percalços no Snapdragon 810, soube-se reinventar e atacar forte o mercado.

Sendo mal-amada por muitos, a Mediatek nunca acatou a primeira escolha do público, sendo vista sempre como uma opção low-cost. A nível de desempenho, a Mediatek também nunca conseguiu atingir o nível da concorrência, mesmo utilizando um número superior de cores.

Com as novas versões dos seus processadores, a Mediatek tem tentado acompanhar a evolução das outras marcas, sem grande sucesso. Com a o novo Mediatek Helio X30, esperava-se que a marca chinesa desse um bom salto para se aproximar da concorrência. Mas, segundo um teste de benchmark que surgiu recentemente, este novo processador está a desiludir no desempenho, apresentando resultados idênticos ao Snapdragon 821, o Kirin 960 ou A9, lançados o ano passado.

 

Mediatek Helio X30 - Meizu Pro7 Plus

O teste de benchmark divulgado foi feito no Meizu Pro 7 Plus, o primeiro smartphone com este processador. No total, este smartphone totalizou 141 982 pontos no Antutu, resultado este um pouco inferior aos atuais topos de gama. Tendo em conta o resultado, podemos comparar este processador ao Apple A9 do iPhone 6s Plus (141 399 pontos), o Snadragon 821 do Xiaomi Mi Mix (142 793 pontos) ou o Kirin 960 do Huawei Mate 9 (141 798 pontos). O Kirin 960 é o único que ainda é usado nos atuais topos de gama, mas deverá ser substituído em outubro pelo Kirin 970 que deverá ser apresentado junto do Mate 10.

O Mediatek Helio X30 é um processador desenvolvido em 10 nm com 10 núcleos divididos em três clusters: dois núcleos Cortex A-73, quatro núcleos Cortex A-53 e quatro núcleos Cortex A-35. A GPU que acompanha este processador é a PowerVR 7XTP-MT4.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: