Faça do seu smartphone Android um ponto de acesso à Internet

A Internet hoje pode estar connosco em todo o lado graças às muitas redes Wi-Fi disponíveis e aos próprios dados móveis. O problema é quando não há Wi-Fi e o plano de dados já se esgotou ou simplesmente não há rede móvel na sua rede e o acesso à Internet é necessário. Qualquer smartphone Android pode ser “transformado” num ponto de acesso Wi-Fi para a partilha a Internet móvel com quem dela precisar. Veja como fazer, que cuidados deve ter e como poupar mais energia nessa partilha.

Transforme o seu smartphone num ponto de acesso Wi-Fi

Ao transformar o seu smartphone num ponto de acesso Wi-Fi está a criar a possibilidade de partilhar, com outros dispositivos, a sua Internet disponível através de dados móveis.

Por exemplo, se tem o seu smartphone com dados e necessita de Internet num tablet, se o seu filho já esgotou o plano de dados e quer continuar a conversar com os amigos, se está com um amigo que lhe quer enviar algo mas não tem rede… são inúmeras as necessidades e circunstâncias em que a partilha de Internet pode ser útil.

Para ativar esta opção deverá então, no seu Android, aceder às Definições (na roda dentada) e, em Redes sem fios e outras, escolher a opção Mais, seguido de Partilha de Internet.

Estas instruções foram seguidas num Android considerado como “puro”. Dependendo da interface de utilizador do seu smartphone, poderão mudar ligeiramente, havendo também a hipótese de pesquisar nas Definições, onde poderá logo pesquisar por Partilha de Internet ou Ponto de Acesso.

Em Partilha de Internet, escolha Ponto de acesso Wi-Fi e ative a opção. A partir daqui, qualquer pessoa com acesso à palavra-passe já poderá utilizar a sua Internet ligando-se a ela como se estivesse ligado a uma qualquer rede Wi-Fi.

 

A segurança

Nesta partilha de Internet é importante que tenha também definida uma palavra-passe para que saiba exatamente quem está a aceder e a utilizar os seus dados. Feito o processo acima, isso já acontece de forma automática, com uma palavra-passe pré-definida de fábrica. Assim, para poder aceder a esta palavra-passe, deverá escolher Configurar ponto de acesso Wi-Fi e clicar em Mostrar palavra-passe.

Poderá ainda, no mesmo menu, alterar toda essa informação, nomeadamente o nome da rede, o tipo de segurança e a palavra-passe. Em alguns Android é possível ainda selecionar a largura de banda, se o seu dispositivo suportar a banda de 5 GHz, e ainda definir o números de dispositivos que se podem ligar simultaneamente ao seu ponto de acesso.

 

Poupe energia enquanto partilha

Se a partilha de Internet não requerer a utilização de um grande volume de dados, como por exemplo uma navegação por GPS, existe a possibilidade de partilhar Internet via Bluetooth, o que fará com que o consumo energético de ambos os dispositivos seja significativamente menor.

No menu de Partilha de Internet irá então ter a opção Ligação Bluetooth que deverá ser ativada. Depois, só precisa que ambos os dispositivos estejam emparelhados por Bluetooth e que, no smartphone que faz de ponto de acesso, seja dada permissão para Acesso à internet ao respetivo smartphone.

Há que acrescentar que esta opção poderá desativar automaticamente a sua ligação a uma rede Wi-Fi. Quando parar de partilhar Internet deverá novamente ativar o Wi-Fi, sob pena de gastar o seu plano de dados de forma desnecessária.

E é claro, ao partilhar uma ligação Wi-Fi, os dispositivos que se ligam a essa rede vão “achar” que estão a utilizar uma rede doméstica, podendo abusar do tráfego e até instalar atualizações. Para que isso não aconteça, nas opções da rede Wi-Fi dos dispositivos que se ligam, deve ser ativada a opção Hotspot móvel ou Ligação com tráfego limitado (Android MIUI e Windows 10, respetivamente, como no exemplo acima). Esta opção poderá não existir em alguns sistemas.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: