Windows 10 no ARM não vai chegar aos smartphone atuais

A Microsoft pretende, com o Windows 10, ter um sistema operativo abrangente ao maior número de dispositivos e anunciou recentemente o Windows 10 on ARM, que será capaz de emular x86 em dispositivos com a arquitetura ARM. Assim que este assunto foi tornado público, muitos ficaram esperançados que poderiam usar esta novidade nos smartphones atuais. A verdade é que não o vão poder fazer, segundo a Microsoft.

Windows 10

A Qualcomm está, juntamente com a Microsoft, na linha da frente no que toca à implementação desta tecnologia e já anunciou que o seu processador Snapdragon 835 será capaz de executar esta nova versão do Windows 10.

Tendo como principais vantagens uma maior duração da bateria, a possibilidade de conceber equipamentos mais leves, finos e compactos e prometerem uma capacidade de processamento ao nível dos computadores com processadores da arquitetura x86, uma nova geração de equipamentos bastante promissora.

Windows 10

Contudo, ainda não se sabia muito bem quais as intenções da Microsoft com esta versão do Windows 10, especialmente quanto aos equipamentos alvo desta nova tecnologia e se os smartphones Windows atuais poderiam fazer o upgrade do Windows 10 Mobile para o Windows 10 on ARM. Rumores propunham que esta nova tecnologia poderia equipar o hipotético smartphone da gama Surface, o denominado Surface Phone/Mobile.

Quanto à hipótese dos smartphone Windows atuais receberem o Windows 10 on ARM, esta foi sempre bastante improvável visto que apenas o Qualcomm Snapdragon 835 executa esta nova versão do Windows e não existe nenhum smartphone Windows equipado com este processador.

Windows 10

Joe Belfiore, vice-presidente corporativo dos sistemas operativos da Microsoft, falou sobre o Windows 10 on ARM num video-chat do programa Windows Insider e quando questionado sobre a hipótese de os Lumia 950 e 950XL receberem o Windows 10 on ARM, a resposta foi um redondo “não”.

Fundamentou a sua resposta com 2 argumentos que mostraram os objetivos da Microsoft com esta nova versão do seu sistema operativo e também o futuro da sua aposta nos smartphones. Joe afirmou que o objetivo da Microsoft com o Windows 10 on ARM é criar experiências de utilização baseadas nas que temos atualmente em computadores com arquitetura x86, mas em dispositivos com processadores de arquitetura ARM. Ou seja, o foco é criar computadores e tablet baseados em ARM, e não telemóveis.

Windows 10

Joe Belfiore afirmou também que um dos motivos para este foco do Windows 10 on ARM se afastar dos smartphone é que criar dispositivos ARM capazes de correr o Windows 10 em todo o seu esplendor requere muito investimento no entrosamento e ligação entre o sistema operativo e o SoC, através da BSP (board support package). E tendo em conta a cada vez menor popularidade dos telemóveis Windows e da sua quebra no mercado, faz menos sentido investir nisso.

A Microsoft dá desta forma a conhecer um pouco mais os seus objetivos e intenções com o Windows 10 on ARM e, como era expectável, confirma que os atuais smartphones não receberão o upgrade para esta nova versão do Windows. Resta-nos agora aguardar o que a Microsoft vai apresentar para o mercado dos smartphone, mas estas declarações de Joe Belfiore entram em contradição com o anunciado nos últimos rumores, que suponham o lançamento de um telemóvel Surface a executar o Windows 10 on ARM.

Por Eduardo Mota para Pplware.com
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: