Consultório – Esclareça aqui as suas dúvidas

O Consultório é uma rubrica do conceituado site de informática pplware, onde os nossos visitantes podem solicitar ajuda para o endereço de email do pplware que se encontra no final desta publicação e que  pretende esclarecer as dúvidas principais. A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

imagem_consultorio_pplware03

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Questões apresentadas

  • O Oukitel U11 Plus, é uma boa compra ou não ?
  • Como vou conseguir recuperar os dados do meu disco?
  • Como consigo ter o Kodi na minha smartTV da Samsung?
  • Será a Mi Band 2 uma boa escolha para monitorizar desporto?
  • Que será que se está a passar com o Chrome no Windows 10?
  • Preciso de mais informações sobre a Xiaomi M365
  • Vernee Mars Pro, Oukitel K6000 Plus ou Bluboo S1, qual é o melhor smartphone?
  • Porque é que o meu portátil apresenta esta mensagem de erro?

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


O Oukitel U11 Plus, é uma boa compra ou não ?

Venho por este meio perguntar se o Oukitel U11 Plus é uma boa compra ou não ? O que tenho mais receio +e o processador e a parte gráfica do aparelho?

Aguardo a vossa resposta

Nuno Oliveira

Resposta:

Nuno,

Ainda não tivemos oportunidade de testar esse smartphone, mas tudo indica que será uma excelente compra.

Desde a quantidade de memória RAM e de armazenamento interno, o ecrã FullHD de 5,7″, o Android 7, o 4G nos 800MHz e a grande bateria de 3700 mAh, é um conjunto de características muito interessante para o preço a que está.

Quanto ao SoC, o MediaTek MT6750T, isso identifica-o como sendo efetivamente de média gama, e recentemente analisámos um smartphone exactamente com o mesmo SoC:

Certamente que, pelo preço, não estará à espera de uma “rapidez incrível”, mas pode estar certo de que será capaz de desempenhar todas as tarefas sem grandes problemas, conseguindo correr mesmo os jogos mais pesados com prestação aceitável (Asphalt 8 por exemplo).

[Respondido por Hugo Cura]


Como vou conseguir recuperar os dados do meu disco?

Tenho um disco Seagate 3T que estava a funcionar como disco Secundário e depois de um encerramento forçado, o disco ” apareceu ” com duas partições e não consigo aceder ao seu conteúdo.

O que posso fazer para recuperar a partição e toda a informação do disco.

Obrigado

Miguel Oliveira

Resposta:

Miguel,

Um erro pode ter corrompido a tabela de atribuição do disco, que é onde está guardada a informação dos sectores onde existem as partições e os ficheiros, por todo o disco.

Com essa informação comprometida, será necessário procurar pelos ficheiros “em bruto” ao longo de todo o disco.

Existem várias aplicações capazes de o fazer, mas para grandes quantidades de dados normalmente terá de ser utilizada uma versão paga.

Há versões gratuitas:

E depois alguns exemplos:

Boa sorte!

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo ter o Kodi na minha smartTV da Samsung?

Boas Pplware,

Eu tenho uma Smart TV da Samsung 4K, mas como não é uma Android TV, não é possível instalar o Kodi lá. É possivel fazer uma espécie de streaming do Kodi do PC para a TV?

Obrigado,

Simão Pinheiro

Resposta:

Simão,

Sim, é possível fazer isso, desde que a TV suporte screen mirroring. Na TV Samsung, após estar ligada à rede doméstica por Wi-Fi ou Ethernet, na lista de dispositivos Source, deverá aparecer a opção Screen Mirroring (ou uma tradução em Português).

Depois do lado do computador, falando do Windows 10 (no Windows 8 é semelhante), basta clicar no Centro de ação, escolher a opção Projetar e depois clicar em Ligar a um ecrã sem fios. Basta aguardar que a TV seja encontrada e, assim que o for, é só escolhê-la.

Num smartphone será possível fazer o mesmo, bastando procurar uma opção semelhante a “Transmitir ecrã via Wi-Fi”.

[Respondido por Hugo Cura]


Será a Mi Band 2 uma boa escolha para monitorizar desporto?

Bom dia Exmos Srs.

Gostaria com a vossa experiência, que me informassem qual a melhor banda fitness, gostaria de comprar uma, estive a ver as Mi Band 2 mas esta não dá para diferenciar o tipo de exercício entre caminhada, corrida ciclismos.

Rui Vieira Conde.

Resposta:

Rui,

De facto a Mi Band 2 é capaz de distinguir apenas entre movimento e atividade física, mas não permite sequer isolar a duração da atividade, onde para isso é necessário utilizar a app Mi Fit no smartphone para indicar quando a atividade começa.

Para o que pretende, e considerando uma pulseira, a Samsung Gear Fit 2 é muito competente nesse aspeto, sendo até capaz de detetar as atividades sem sequer ser necessário dar início a elas.

Depois, por um valor mais em conta e já um pouco fora do que é uma pulseira, o relógio Xiaomi Amazfit Pace surpreende em termos de prestação, funcionalidades e qualidade, considerando o seu preço, permitindo também dar início a uma atividade com o respetivo tipo escolhido, dispensando totalmente o smartphone.

Em pulseiras mais baratas, não conseguirá fazer o que pretende.

[Respondido por Hugo Cura]


Que será que se está a passar com o Chrome no Windows 10?

Boa tarde,

Após a ultima actualização automática do Windows10 (que aconteceu na sexta-feira passada) o meu Chrome por vezes deixa de abrir.

Ao iniciar o browser (e aqui falo do browser mesmo e não de app) está “ad eternum” em “loading” com a informação “A transferir o script de proxy…” na barra inferior, não passando disto.

Outras vezes ao iniciar, o mesmo, abre normalmente sem qualquer problema. Não vislumbro qualquer padrão. A única situação diferente é que o dito acontece como referi após a última actualização do Windows 10.

Acontece com qualquer página (seja Google.pt, ou outra do universo Google, seja a própria página da Microsoft…) Ao abrir as mesmas páginas com o Edge (por exemplo) não há qualquer problema.

Já contactei a Google que até à data não me respondeu, por esse motivo estou a contactar-vos:

Tem conhecimento de alguma situação idêntica e/ou semelhante ?

Há alguma forma de resolver isto?

Desde já obrigado pela atenção e disponibilidade,

Cumprimentos,

Miguel Bastos.

Resposta:

Não temos uma causa direta para associar ao seu problema, mas parece-nos que será de fácil resolução.

Comece por abrir o Chrome e nele aceda ao menu (3 pontos no canto superior direito). Ai deve procurar por Definições e escolher essa opção do menu.

Abrir-se-à um novo separador, com todas as definições presentes. A que procura é Repor, devendo por isso colocá-la na caixa de pesquisa.

Os passos seguintes são simples e diretos, sendo devidamente suportados pela Google. Só tem de os seguir para repor na totalidade o Chrome.

Numa remota hipótese de este problema não se resolver da forma anterior, deve reinstalar o Chrome.

Para isso descarregue o instalador de chrome.google.com e instale-o no seu sistema operativo, diretamente e mesmo sem retirar a versão anterior.

Com um destes 2 passos é garantido que o seu problema fique resolvido, não devendo acontecer novamente no futuro.

[Respondido por Pedro Simões]


Preciso de mais informações sobre a Xiaomi M365

Caro Pplware,

Estive a ler a V. publicação sobre a trotinete elétrica mencionada em assunto e, gostava de mais informação, se vos for possível.

Nomeadamente:

Tem garantia?

Instruções em Português?

Trata-se de um equipamento com muita coisa elétrica/ eletrónica, é fiável?

Em caso de avaria, algum sítio em Portugal para reparar?

Gostei muito e fiquei interessado, mas tenho medo de comprar algo que vá para o lixo em caso de avaria:

Desde já agradeço a V. atenção e obrigado pela informação que nos disponibilizam!

Cumprimentos,

Acácio Carvalho

Resposta:

Acácio,

Respondendo às questões:

1- Sim, tem garantia de 1 ano (garantia do país de origem)

2- Não, tem em inglês (manual aqui)

3- Não conseguimos responder a essa questão, porque simplesmente não temos informação para tal. A marca Xiaomi tem sido bastante viável, em todo o tipo de produtos, desde o smartphone ao purificador de ar, até aos routers, TVs e pulseiras. Não tenho dúvidas que os padrões de qualidade deste produto serão os mesmos.

No artigo, há o feedback de um utilizador que faz uso dela há 3 meses, sem nada a apontar.

4- É claro que isso dependerá do tipo de avaria, mas um bom técnico, se tiver recursos ao seu alcance, conseguirá certamente reparar. No caso da necessidade de alguma peça, aí sim, poderá ser necessário procurá-la na origem.

É de facto um produto interessante. Estamos ainda a considerar a hipótese de o analisar 🙂

[Respondido por Hugo Cura]


Vernee Mars Pro, Oukitel K6000 Plus ou Bluboo S1, qual é o melhor smartphone?

Olá Pplware,

Entre o Vernee Mars Pro, o Oukitel K6000 Plus e o Bluboo S1, qual é o melhor smartphone?
Obrigado.

Manuel Santos

Resposta:

Manuel,

Tanto o Oukitel K6000 Plus como o Vernee Mars Pro são smartphones bastante diferentes do Bluboo S1. O Oukitel, embora seja o que tem o SoC inferior dos 3, está direccionado a quem precisa de autonomia extra no smartphone.

O Vernee Mars Pro, por outro lado, tem mais 2 GB de RAM que os outros e tem o SoC com melhores recursos (Helio P25). Os acabamentos e materiais de construção deverão ser também os que mais qualidade têm.

Já o Bluboo S1, com o SoC intermédio (Helio P20, ligeiramente abaixo do P25), tem um design totalmente diferente e que, na minha opinião, é um ponto determinante para a sua escolha, daí achar que não está muito relacionado com os outros. Olhando apenas ao hardware, é também muito equilibrado, mas o Vernee Mars Pro será melhor.

[Respondido por Hugo Cura]


Porque é que o meu portátil apresenta esta mensagem de erro?

Bom dia equipa do pplware,

Tenho um portátil Asus X555lj com o win10 home. Fiz o restauro do pc para definições de fábrica e apareceu a mensagem em anexo, carreguei em F12 e fiz asneira, agora sempre que ligo o pc aparece a mensagem em anexo, carrego em esc e o computador arranca normalmente, só que é muito chato estar sempre a carregar em esc.

Entrei na BIOS e não encontro TPM, tentei fazer uma atualização da BIOS mas diz build date is too old!!.

Podem-me ajudar?

Obrigado.

Pedro Sousa

Resposta:

Pedro,

Começando já no que diz respeito à atualização da BIOS, a versão 602 já é a mais recente, por essa razão não é possível atualização (página de download da ASUS aqui).

Quanto ao problema propriamente dito, é suposto fazer o Clear ao TPM sempre que é feito um restauro de fábrica, portanto foi feito o que deveria ter sido feito. No entanto, resta a dúvida: será que o Clear foi realmente feito? Sugiro que seja seguido este passo a passo, para fazer o Clear a partir do Windows:

Caso o problema persista, na BIOS, em Security, não existe uma opção referida como Trusted Computing? (exemplo aqui) Nesse local seria suposto permitir desativar a verificação do TPM e ignorar essa verificação no arranque.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: