Google lança cliente Samba para Android, com um grave problema

A Google tem por hábito tentar suprir as necessidades de aplicações do seu ecossistema Android. São várias as suas aplicações que estão na loja e que não têm concorrência à altura. A sua mais recente proposta é o Android Samba Client, um cliente de Samba que poderia ajudar muitos utilizadores. Há, no entanto, uma questão de o impede de ser usado e que mostra um comportamento estranho da Google.
Android

Sempre que pode e sempre que é necessário a Google assume o seu papel e dá aos utilizadores as apps que estes precisam e que lhes fazem falta. Esta parece ter sido a motivação da criação e disponibilização do Android Samba Client.

O novo Android Samba Client da Google

O Android Samba Client é um cliente de Samba que qualquer utilizador Android pode usar para aceder a partições Windows, quer estas estejam protegidas com nome de utilizador e password ou de livre acesso.

Como outro qualquer explorador de ficheiros, o Android Samba Client permite que, depois de ligados ao servidor, naveguem nos ficheiros e façam a sua gestão. Podem também descarregar esses ficheiros para o Android e arrumá-los no Drive ou noutra cloud qualquer.

Android Samba

O código do Android Samba Client é livre

Porque o Android Samba Client foge da linha de apps da Google, a empresa resolveu tornar o código fonte desta aplicação aberto e para isso publicou-o no Github.

Fica assim garantido que a proteção dos utilizadores é uma certeza e qualquer um pode avaliar este código, fazendo do Android uma plataforma mais segura e fiável.

Android Samba

O grande problema do Android Samba Client

Tudo parecia perfeito e sem problemas para a Google e para o Android Samba Client, mas surgiu de imediato um problema. Esta aplicação pode trazer problemas como o WhannaCry ou o NotPetya, porque usa o SMBv1, que foram a causa dos últimos problemas. Curiosamente é apenas esta versão 1 a suportada. As versões seguintes simplesmente não são suportadas.

É estranho que a Google tenha lançado uma aplicação que deixa os utilizadores expostos a dois problemas tão graves e preocupantes. A comunidade toda, e grande parte da Internet, estão a procurar desabilitar de vez o SMBv1, não fazendo por isso sentido esta aplicação.

Mesmo com todas estas situações, o Android Samba Client está disponível na loja de aplicações do Android e pode ser usado para aceder a todas as partilhas Windows que estejam na vossa rede, para assim acederem aos ficheiros que precisam.

Android Samba Client

Homepage: Android Samba Client
Preço: Gratuito

  
Fonte: pplware
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: