Análise NO.1 D7 – Um smartphone em forma de relógio

Um dos grandes problemas que muitos utilizadores apontam a um smartwatch é a sua utilidade face ao que o smartphone já oferece. A NO.1, como forma de contrariar esta tendência, tem apostado em lançar smartwatches com um sistema operativo completo, que permite instalar qualquer tipo de apps. Vamos conhecer o NO.1 D7.

no1 d7

Depois de termos analisado o ano passado o NO.1 D6, um smartwatch completo e com características de um verdadeiro smartphone de entrada de gama, chegou-nos agora a nova versão deste completo relógio. Mantendo grande parte dos argumentos do seu antecessor, o D7 aposta agora num design circular que poderá ser do agrado de um maior número de utilizadores.

1 – Características gerais

Embora se trate de um smartwatch, o NO.1 D7 apresenta-se como um verdadeiro smartphone em forma de relógio. Com um ecrã circular de 1.3″, um processador Mediatek 6572 dual-core a 1.2 GHz (um modelo anterior ao do NO.1 D6), 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno, estas seriam as características presentes num smartphone de entrada de gama à relativamente pouco tempo.

Tal como muitos outros smartwatch, o NO.1 D7 suporta um cartão nano-SIM, embora introduza uma novidade pouco usual, o suporte 3G. Com um cartão SIM é possível fazer chamadas, enviar mensagens e aceder aos dados móveis. Além disso, o D7 traz também Wi-Fi, Bluetooth 4.0, GPS, diversos sensores como pedómetro, giroscópio e medidor de batimentos cardíacos. A bateria é de 500 mAh.

no1 d7 - 2

Este relógio vem equipado com um sistema operativo completo, com Play Store integrada, e que permite instalar todo o tipo de aplicações. Infelizmente a versão de Android que acompanha este relógio é o Android 4.4 Kit Kat, uma versão já muito ultrapassada e que acaba por ser inferior ao NO.1 D6 que já trazia Android 5.1 Lollipop.

 

Especificações completas

  • Ecrã
    • TFT 1,3″ de resolução 360 x 360 píxeis
  • Memória
    • RAM: 1 GB
    • ROM: 8 GB
  • Processador
    • MTK6572 dual-core 1,2GHz
  • Conectividade
    • Bluetooth 4.0
    • GSM: 850/900/1800/1900 MHz; WCDMA: 850/2100 MHz
    • USB: microUSB
    • Wi-Fi
    • GPS
    • NFC (apenas para desbloquear sistemas)
  • Sensores
    • Acelerómetro
    • Pedrómetro
    • Barómetro
    • Bússola
    • Medidor de altitude
    • Batimentos cardíacos
  • Dimensões e peso
    • 46 x 55 x 12 mm, 78 g
  • Bateria
    • 500 mAh
  • Preço
    • Preço: 70,62€ na GeekBuying

Na caixa

  • 1 NO.1 D7
  • 1 Carregador USB
  • 1 Manual de instruções

2 – Hardware e Design

Face ao seu antecessor, o NO.1 D6, este novo modelo sofre uma grande alteração de design, passando agora a incorporar um ecrã circular. Embora dependa do gosto pessoal de cada um, na minha opinião, este tipo de ecrãs torna o relógio mais elegante e mais aproximado a um relógio de pulso tradicional.

Com um aspeto a fazer lembrar os smartwatches da Samsung, o NO.1 D7 possuí um design elegante e cuidado, acompanhado de uma bracelete de pele sintética preta de boa qualidade. No pulso é confortável e chamativo, tendo várias pessoas reparado e perguntado mais informações sobre o relógio.

no1 d7 - 4

O D7 é construído em metal, com bons acabamentos e apenas apresenta um botão do lado direito que permite ativar o relógio ou voltar de qualquer menu para o mostrador das horas. Do lado esquerdo podemos encontrar um microfone e atrás o sensor de batimentos cardíacos e o conector magnético para carregar o o relógio.

Ao contrário do modelo anterior, o D7 já traz um motor de vibração para avisar das notificações.

3 – O que destingue o No.1 D7?

O No.1 D7 utiliza um sistema operativo completo, com acesso à Play Store, que permite instalar e correr qualquer aplicação que tenha no seu smartphone. Uma vez que o ecrã é redondo, existe uma adaptação da interface da aplicação ao ecrã circular, embora seja possível escolher se queremos que a a aplicação corra em ecrã completo ou se queremos que ela seja centrada no meio do ecrã num espaço quadrado. Infelizmente, a NO.1 decidiu inserir no D7 uma versão antiga do sistema operativo, o Android 4.4, que acaba por ser uma versão anterior à que equipa o seu antecessor, o NO.1 D6, que trazia Android 5.1 Lollipop com a promessa da atualização para Android 6.0 Marshmallow.

no1 d7 - 9

Interface

Ao contrário do D6, que possuía as típicas teclas de navegação, o D7 vem adaptado para um controlo feito totalmente por gestos. Ao ligar o D7, é nos apresentado o mostrador das horas, que pode ser alterado com um toque longo, estando disponível uma grande quantidade de diferentes mostradores para escolher.

Dependendo do mostrador escolhido, este pode apresentar várias informações como o número de passos, a bateria, a pressão atmosférica (quando disponível), entre outros dados. Ao deslizar para o lado esquerdo, surge o ecrã de apresentação de notificações, onde temos acesso a todas as notificações que surjam. Com o deslize para o lado esquerdo, temos acesso a vários painéis com informações complementares. O primeiro mostra os passos dados nesse dia, o número de quilómetros percorridos e o número de calorias queimadas. O segundo exibe alguns atalhos rápidos para o dial, as mensagens e os contactos e, os últimos três, mostram informações de meteorologia, pressão atmosférica e altitude.

no1 d7 - 7

Voltando ao mostrador inicial, com um deslize de cima para baixo temos acesso a informações rápidas sobre o estado da ligação bluetooth e Wi-Fi, as horas e a data e a bateria. Com um deslize de baixo para cima, temos acesso a um ecrã de definições rápidas como o som, o brilho e um botão SOS.

No mostrador das horas, ao clicar uma vez no ecrã, temos acesso ao menu. Existem duas vistas diferentes para este menu, em lista ou em grelha. Esta disposição pode ser alterado posteriormente na opção “estilo”. Neste menu temos acesso às principais funções do smartwatch como o despertador, definições, calculadora, calendário, controlo de sono, controlo de passos, mensagens, contactos, dialer, Play Store, entre outros.

Comportando-se como um verdadeiro smartphone, além de permitir instalar aplicações da loja, permite ainda enviar mensagens, fazer chamadas, ver vídeos, fotografias, ouvir música, entre outras funções.

Para quem gosta de seguir os seus percursos, o NO.1 D7 possuí um GPS que pode ser usado com as tradicionais aplicações de tracking desportivo ou Google Maps. Embora o GPS funcione e o posicionamento seja próximo, não é assegurada uma precisão exata do local onde nos encontramos.

no1 d7 - 3

A nível de fitness, este relógio está, de forma constante, a fazer a contagem dos passos dados. Comparando esta contagem com a do smartphone, os resultados são bastante diferentes, com o relógio a contar um número inferior de passos. Embora esta diferença possa depender de vários fatores, a contagem passos do relógio não é também muito precisa. Como é normal nestes relógios existe também uma ferramenta de alerta de sedentarismo e de alerta para beber água. O sensor de batimentos cardíacos também não é muito exato.

Quanto à captação de rede, senti algumas dificuldades em obter rede no relógio, com um cartão da WTF, em certas zonas onde o smartphone com o mesmo cartão consegue obter rede 3G. Em grandes centros populacionais, o relógio capta a rede sem problema nenhum e permite enviar mensagens e fazer chamadas sem dificuldades. Em chamada, o som é bom e o microfone capta bem a voz. Para mensagens, o teclado é um pouco pequeno, mau para quem tem dedos grandes, no entanto, após um período de adaptação, torna-se mais fácil escrever.

no1 d7 - 5

A navegação no sistema é feita quase exclusivamente através de toque. O botão físico posicionado do lado direito funciona como botão home, enquanto um deslize de cima para baixo no ecrã funciona como retroceder.

FunFit – Aplicação Bluetooth

Em relação à conexão bluetooth com o smartphone, esta deixa um pouco a desejar. Embora exista uma nova aplicação mais completa, que permite sincronizar os dados de fitness com o smartphone, o aviso de notificações do smartphone no D7 é muito limitado, não dando sequer para utilizar o relógio para fazer chamadas através da ligação Bluetooth.

Desempenho

A nível de desempenho, as aplicações correm sem grandes problemas, como seria de esperar. Claro que se colocarem uma app mais pesada não existe milagres, no entanto todas as aplicações básicas são fluídas.

A nível de benchmark, o NO.1 D7 totalizou 10607 pontos.

4 – Autonomia

Como referimos anteriormente, olhando para as características do NO.1 D7, este parece um autêntico smartphone, menos num aspeto, a bateria. Os 500 mAh que possuí são curtos, especialmente quando o software está mal otimizado. Nos últimos tempos têm surgido algumas atualizações que tem melhorado a autonomia, no entanto, ainda não está totalmente satisfatório.

Usando o smartwatch apenas para ver as horas e pouco mais, temos uma autonomia que aguenta quase um dia, tendo ficado sem bateria sempre ao fim da tarde. Caso utilizem aplicações e façam uma utilização mais intensiva, esse tempo é cortado, resultando numa autonomia de cerca de 1 hora e meia.

no1 d7 - 8

Aos poucos, e à medida que as atualizações vão chegando, acredito que este ponto irá melhorar. Se o D6, com uma bateria mais pequena e um processador mais potente tinha uma autonomia superior, o D7 tem o potencial para durar muito mais do que dura atualmente.

Para utilizar o carregador magnético, por vezes é necessário procurar a posição correta pois, em certas posições, faz mau contacto.

5 – Veredicto

No geral, o NO.1 D7 acaba por ser inferior em vários pontos ao seu antecessor o D6. No entanto, na minha opinião, o design evolui bastante, sendo agora circular e mais elegante.

A nível de funcionalidades, faz tudo aquilo que um smartphone faz, permitindo fazer chamadas, mandar mensagens, ver vídeos e fotografias, navegar na internet ou instalar aplicações na Play Store.

no1 d7 - 10

A nível de bateria, ainda deixa um pouco a desejar, não chegando muitas vezes a um dia de utilização. Este falta de autonomia é também explicada por uma falta de otimização da ROM que tem sido trabalhada nas últimas atualizações.

No fundo, é um smartwatch completo, sendo praticamente um smartphone de pulso, embora ainda necessite de algum trabalho de melhoria de sistema para se tornar realmente cativante.

O NO.1 D7 está disponível por cerca de 70€.

O Pplware agradece à NO.1 a cedência do smartwatch NO.1 D7 para análise.

NO.1 D7

 

NO.1 D7

NO.1 D7
7.9
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: