A sua Pen USB funciona corretamente em todos os SOs?

Quando formata uma pen USB ou mesmo um disco, o que está a fazer é criar um tipo de sistema de ficheiros para que o sistema operativo consiga ler. Existe, no entanto, vários tipos de sistemas que não são suportados por todos os outros, por exemplo, a Apple no macOS usa o HFS+ (que em breve vai mudar para APFS) e a Microsoft no Windows tem atualmente o NTFS. Os sistemas de ficheiros que são compatíveis com o maior numero de equipamentos são o FAT32 e exFAT (FAT64)

Hoje voltamos a este tema para, de forma simples e leve, explicarmos várias dúvidas que nos são colocadas.

A PenUSB não funciona e ela está furiosa

Se já formatou um disco em NTFS provavelmente já teve algum problema em ler este sistema de ficheiros no Mac e Linux. Enquanto o macOS reconhece o sistema de ficheiros NTFS, não os consegue escrever (há uma forma nativa de ativar o suporte para NTFS que iremos apresentar em breve. Há também soluções de terceiros que permitem ler e escrever em partições NTFS).

O formato NTFS funciona perfeitamente em Windows, assim como o Mac OS Extended funciona perfeitamente em macOS.

Por sua vez o FAT32 e o exFAT funcionam perfeitamente em todos os sistemas operativos de forma nativa. O FAT (File Allocation Table) é o tipo de formato mais antigo. Nos computadores pessoais, o primeiro a ser usado foi o FAT12, seguido do FAT16 e mais tarde o FAT32. Surgiu então recentemente o exFAT em 2006, otimizado para flash drives.

 

FAT32 vs exFAT

Embora o FAT32 ainda seja o formato mais compatível, em Windows não é possível formatar volumes maiores que 32 GB e o tamanho máximo por ficheiro não pode exceder os 4 GB. Com o exFAT essas limitações são removidas.

Portanto, se necessita de utilizar discos/pens maiores que 32 GB ou transferir ficheiros de grande tamanho o ExFAT é a escolha.

 

Qual o mais rápido?

O formato exFAT consegue ser mais rápido que o FAT32. Ver mais informação.

 

Com a excepção da escrita de grandes ficheiros para uma Pen USB cuja velocidade é similar, o exFAT supera o FAT em todos os testes. É importante frisar que o NTFS consegue ser bastante mais rápido que os anteriores.

O melhor formato de ficheiros a utilizar portanto é a exFAT, com a exceção do NTFS que lhe será mais útil caso apenas utilize computadores Windows.

Qual o formato que utiliza na sua Pen USB? Já alguma vez teve problemas a copiar ficheiros superiores a 4 GB?

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: