Consultório – Esclareça aqui as suas dúvidas

Em parceria com o conceituado site de informática pplware, onde os nossos visitantes podem solicitar ajuda para o endereço de email do pplware que se encontra no final desta publicação e que  pretende esclarecer as dúvidas principais. A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

imagem_consultorio_pplware03

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Questões apresentadas

  • Ainda vale a pena comprar um iPhone 4s?
  • O meu PC antigo ainda consegue correr o Windows 10?
  • Que action cam até 50€ me aconselham comprar?
  • Que distribuição Linux posso usar no meu velho PC?
  • Porque não consigo aceder à minha câmara pelo dynIP?
  • Porque aquece tanto o meu Xiaomi Mi 5?
  • O meu Xiaomi Redmi Note 3 Pro fica sem rede, há razão para isso?
  • Como atualizar o meu Xiaomi Mi5 para a Miui 8.3?

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Ainda vale a pena comprar um iPhone 4s?

Boa tarde equipa

Gostaria de saber se o iPhone 4s vale a pena em 2017.

Diogo Oliveira

Resposta:

Diogo,

O iPhone é um equipamento muito bom, mas dificilmente um modelo lançado em 2011 conseguirá ainda manter a experiência de utilização que se espera.

A somar a esta idade, importa também referir que este modelo já não tem suporte da Apple e nem sequer pode ser já atualizado para as mais recentes versões do iOS.

Assim, o que recomendamos é que compre um telefone mais recente e que tenha assim uma máquina mais atualizada e com uma muito melhor experiência de utilização.

[Respondido por Pedro Simões]


O meu PC antigo ainda consegue correr o Windows 10?

Boas PPLware, eu gostaria de saber se for instalar o windows 10 neste PC que está no sotão:

– Pentium III 1.0GHz (limite minimo)
– 384Mb de RAM (minimo 1GB)
– 20GB de disco ATA 100

para o meter no activo novamente, se deixa instalar e vai correr lento (como o windows xp tinha o limite minimo de 128mb, mas ainda suportava pc’s com 64mb, ainda que, lento), ou se nem sequer deixa instalar? E se não deixar sequer instalar, se retirar o disco, ligar a uma dock, instalar o win 10, e re-instalar no pc do sotão.

Ou qual S.O. me aconselhariam a meter nisso?

Obrigado, bom trabalho

Frederico Macias

Resposta:

Frederico,

Olhando aos requisitos do Windows 10 diria que dificilmente ele conseguiria correr na sua máquina com prestações aceitáveis.

O mais provável é que não conseguisse instalar por não cumprir os requisitos exigidos pelo sistema.

Por outro lado, estar a comprar uma licença de Windows 10 para essa máquina era também um desperdício de dinheiro e instalar noutro hardware e depois transferir o disco está também fora de questão.

Assim, o que propomos, é que olhe para o Linux como uma alternativa viável para dar outra vida à sua máquina do sotão.

Deixamos abaixo um artigo onde foram abordadas 6 distribuições de Linux preparadas para máquinas com pouco espaço em disco e poucos recursos disponíveis:

[Respondido por Pedro Simões]


Que action cam até 50€ me aconselham comprar?

boa tarde,

gostaria de um conselho na compra de uma action cam, qual seria a melhor escolha a fazer tendo em conta nao pagar mais de 50€, e qual o melhor serviço (loja) online para adquirir equipamentos de marcas como xiaomi entre outras

Gusto Moura

Resposta:

Gusto,

Não existem muitas câmaras que estejam dentro do preço que definiu e que tenham qualidade.

No entanto, e olhando ao vasto parque de equipamentos que já testámos, temos duas câmaras que podemos recomendar e que se enquadram dentro do requisito preço.

Assim, apontaríamos para as Andoer 4K ou EKEN H9, ambas abaixo do teto dos 50 euros.

Deixamos abaixo os links para as análises e para que possa fazer uma escolha informada:

Em ambos os casos tem nos artigos o links para as lojas, de confiança, onde poderá comparar a câmara escolhida.

[Respondido por Pedro Simões]


Que distribuição Linux posso usar no meu velho PC?

 

Boa tarde,

Ainda o XP.

Tenho um computador bem antigo com o SO XP SP3.

No hardware tem Intel Pentium 4 3.00GHz, com 1,49 de RAM e 500GB de disco duro.

Pretendia experimentar o Linux; devo dizer que os meus conhecimentos de informática são escassos.

Quais os Linux mais apropriados para esta configuração?

Obrigado e bom trabalho.

Cumprimentos

António Rocha

Resposta:

António,

A sua decisão é a mais acertada para a máquina que tem consigo. Os recursos apresentados são manifestamente poucos para correr um Windows de forma consistente, mas mais que suficientes para ter a correr uma versão de Linux.

Vai conseguir ter uma máquina com uma resposta rápida, com a mesma oferta de aplicações base e, acima de tudo, sem gastar mais dinheiro.

Deixamos um artigo do Pplware onde foram abordadas várias distribuições que podem ser usadas para essa situação:

Escolha a que mais lhe agradar e, se necessário experimente mais do que uma até achar a sua preferida.

[Respondido por Pedro Simões]


Porque não consigo aceder à minha câmara pelo dynIP?

Hello

For some years I have used this address:

http://palmeiralout.dynip.sapo.pt:82

to access my WLAN Camera. It does not work anymore. Can you please help me?

Thank you very much

Erich Helwin

Resposta:

Hi Erich,

First of all, you must see where the dynIP client is running in the MEO router and if there is no problem with it.

If everything is ok, then you must see if the router where the WLAN camera is connected. There must be rules to open the port 82 to the internet.

You can read more about dynIP in the post that is below:

[Respondido por Pedro Simões]


Porque aquece tanto o meu Xiaomi Mi 5?

Eu adquiri um smartphone xiaomi mi5 recentemente.

E, no entanto, este aquece bastante e a bateria só dura 1 dia e poucas horas, sem fazer muita utilização dele, quando carrega também aquece.

Acham que é normal ou veio com algum defeito?

Ricardo Cruz

Resposta:

Ricardo,

O Xiaomi Mi 5 tem um SoC de alto desempenho, de topo na sua geração, e é perfeitamente normal que aqueça em utilização normal e que “escalde” em situações de carga máxima, como utilização de um jogo pesado ou da câmara por um período razoável (mais de 10 minutos). O carregamento, por ser rápido, também ele causa mais stress à bateria e é normal que aqueça.

Isso torna-se ainda mais evidente nos dias de maior calor, que pode até dar a entender que algo está a consumir recursos exageradamente quando, na verdade, não está.

A autonomia que refere é sempre relativa. O “sem fazer muita utilização” é subjectivo e difícil de avaliar, no entanto, para despistar algo que possa realmente estar a consumir recursos, deve ir a:

  • Definições > Bateria e desempenho > Utilização da bateria

Nesse local deve verificar, quer em Aplicações quer em Hardware, se algum recurso está exageradamente elevado. Em Aplicações é normal que no topo esteja a aplicação que mais usa e eventualmente “Sistema Android”. Em Hardware, é expectável que no topo esteja o Ecrã ou “Telefone inactivo”.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu Xiaomi Redmi Note 3 Pro fica sem rede, há razão para isso?

Boa noite, equipa do pplware.

Antes de mais nada, parabéns pelo vosso excelente blog, o qual sigo com bastante interesse.

Queria aqui pedir ajuda ou conselho para a resolução de um problema que passo a explicar.

Adquiri em finais de março um novo telemóvel , o xiaomi redmi note 3 pro special edition, 3gb de ram e 32gb de memória, hexa core 1.8ghz, com miui global estável 8.2.4.0.
Penso que este aparelho já foi analisado pela vossa equipa (https://pplware.sapo.pt/gadgets/xiaomi-redmi-note-3-compensara-versao-pro/#comments), e os vossos argumentos positivos dessa análise foram determinantes na minha escolha por este modelo.

No entanto logo nos primeiros dias detectei que o telefone tinha falhas de rede gsm, ou seja embora o telefone estivesse normalmente ligado e apresentando no visor rede normal, o telefone não recebia chamadas ou mensagens, era como se estivesse desligado ou em modo avião.

Reclamei na loja onde comprei e o telefone foi para reparação. A reparação que foi feita, segundo informação da loja, foi a troca da placa principal.

Após recepção do equipamento verifico que afinal está na mesma: por vezes tem falhas de rede, fico incontactável sem me aperceber disso! Só reiniciando o telefone recebo então sms a dizer que números me tentaram contactar. Já testei desligar o 4G mas o problema persiste.

O que poderá ser a causa desta falha de rede? Este telefone não suporta a banda 20 em FDD-LTE e será aí o cerne da questão? Se fosse hardware com a troca da placa deveria resolver, não é?

Agradecia algum tipo de ajuda e informação para perceber como resolver isto, mas obviamente que tenho novamente que o entregar na loja para reparação..

obrigado

adolfo montez

Resposta:

Adolfo,

A falta de suporte da banda 20 não será a razão para esse problema, de todo. Esse tipo de problema sugere um problema com o cartão SIM, pois já estive de perto com uma situação muito idêntica onde a troca do SIM resolveu o problema.

No entanto, se o smartphone foi para reparação e a “placa principal” foi trocada, será que conseguiram reproduzir realmente o problema para justificar a troca da placa? Se não conseguiram reproduzir, tenho dúvidas que tenham substituído algo.

Resumindo, sugiro 2 coisas:

  • dado que o smartphone é dual SIM, coloque o cartão no outro slot e verifique se ainda acontecem as falhas de rede
  • utilize outro cartão SIM, de outra pessoa, ou empreste o smartphone a alguém, apenas para perceber se o problema será ou não do cartão SIM (para evitar de estar a adquirir um novo cartão no caso de não ser realmente necessário)

Se o problema continuar, então deve recorrer novamente à garantia, pois não há nada que justifique as quebras de rede, do ponto de vista do utilizador.

[Respondido por Hugo Cura]


Como atualizar o meu Xiaomi Mi5 para a Miui 8.3?

Boa tarde,

tenho sentido alguns problemas para actualizar o meu Xiaomi Mi5 para a Miui 8.3. O mesmo ainda está na Miui 7 Global estável, mas a mesma é uma ShopRom da qual não consigo actualizar, nem retirar ficheiros pelo PC, nem usar a Mi PC Suite.

Quero actualizar para a Miui 8.3 Global estável, de modo a ter direito a updates e patches de segurança.

Muito obrigado.

Ruben Santos

Resposta:

Rúben,

Essa é uma situação realmente aborrecida e, primeiro que tudo, sugiro que veja o nosso vídeo que várias dicas para alteração de ROM no smartphones Xiaomi:

Pode ver o vídeo na íntegra, ficará a saber mais acerca de todos os processos, no entanto a situação relativa às ROMs modificadas pelas lojas é abordada a partir dos 06m28s.

O link que refiro é este e é expectável que a segunda opção resolva o problema. Relembro que é mesmo necessário cumprir todos os passos. Se há um passo que, por alguma razão, não consegue reproduzir e avança para o seguinte, então é provável que não corra como esperado.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: