Microsoft volta a lançar atualizações de segurança do Windows XP

O fim do Windows XP foi consumado pela Microsoft há já alguns anos. Mesmo sem suporte, este continua a ser um dos mais usados sistemas operativos na Internet, com todas as situações de falta de segurança que isso acarreta. A Microsoft tinha deixado de criar atualizações de segurança, mas recentemente, com o WannaCry, viu-se obrigada a lançar 2 correções de segurança. Agora, sem qualquer alerta, voltou a lançar uma, prevendo novas situações de ataques.

Windows XP

As atualizações de segurança que a Microsoft lançou resultam de situações de exceção e não significam que o suporte ao Windows XP voltou. São pontuais e querem apenas resolver uma das mais graves falhas que afetam os sistemas operativos da Microsoft.

A nova atualização de segurança surgiu sem qualquer alerta e está incluída nas atualizações mensais da Microsoft (Patch Tuesday). Foi lançada não apenas para o Windows XP, mas para outros sistemas mais antigos e, alguns, sem suporte da Microsoft.

Uma vez que o sistema de atualizações já não está disponível para estes sistemas, os novos patches de segurança podem ser encontrados no Centro de Downloads da Microsoft.

Windows XP

A Microsoft não esclareceu de forma clara quais as falhas que quis corrigir com estas atualizações de segurança no Windows XP e no Windows Vista, mas alertou que estas representam um risco elevado de ciberataque.

In reviewing the updates for this month, some vulnerabilities were identified that pose elevated risk of cyberattacks by government organizations, sometimes referred to as nation-state actors, or other copycat organizations.

To address this risk, today we are providing additional security updates along with our regular Update Tuesday service. These security updates are being made available to all customers, including those using older versions of Windows.

A Microsoft alerta também para o facto de que estas atualizações são pontuais e dirigidas, procurando resolver problemas específicos, não representando um retrocesso nas suas políticas de suporte.

Windows XP

Depois do que se passou com o WannaCry, onde apesar do Windows XP ter sido poupado, por problemas do próprio sistema operativo, o Windows 7 foi o maior alvo, por ausência de atualizações, a Microsoft não quer correr novamente riscos.

Não se sabe ao certo que novas ameaças são estas, mas provavelmente estão relacionadas com as ferramentas da NSA que o grupo Shadow Brokers roubou e que foram tornadas públicas, podendo ser exploradas por qualquer um.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: