Cigarros eletrónicos podem ser ferramentas de hacking

Hoje em dia há noticias, no campo da segurança informática, que já não surpreendem assim tanto. No decorrer do evento Security BSides London, o investigador Ross Bevington mostrou como um simples cigarro eletrónico pode ser transformado numa ferramenta de hacking para “atacar” computadores, sendo feitas apenas algumas alterações.

Usar cigarros eletrónicos para realizar ataques não é propriamente uma novidade. Em 2014 informamos que os cigarros chineses também nos podiam espiar.

Recentemente, o investigador Ross Bevington mostrou como um cigarro pode ser transformador numa autêntica ferramenta de hacking. Depois de ligado ao PC, o cigarro pode ser encarado pelo sistema como sendo um simples teclado ou então transformar-se num sniffer de dados. Apesar do ataque ser em parte inovador, neste caso é necessário que a máquina da vítima esteja desbloqueada.

Além deste ataque, foi ainda apresentada uma prova de conceito por outro investigador conhecido como Fouroctets que mostra como é possível desbloquear um sistema. Para isso, Fouroctets adicionou um chip ao cigarro eletrónico que quando ligado ao PC este era reconhecido como sendo um rato ou teclado. Além disso, é possível executar scripts, descarregar ficheiros maliciosos, etc.

Num vídeo publicado no Twitter, o investigador mostra como o cigarro eletrónico consegue dar instruções ao sistema para abrir o Notepad e escrever o que pretender.

Apesar das limitações destes equipamentos, o investigador relembra que com menos de 20 linhas de código é possível dar instruções para descarregar ficheiros maliciosos da internet. Depois do sistema estar infetado poderá ser controlado remotamente ou apesar passar a fazer parte de uma botnet.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: