Gmail está ainda mais seguro

A preocupação com o reforço da segurança deve ser uma prioridade das empresas que oferecem serviços online. A Google tem vindo a fazer bem o seu papel nessa área e, agora, acaba de reforçar a segurança num dos seus mais importantes serviços, o Gmail.

O assunto “Segurança Informática” nunca esteve tão na ordem do dia como nos últimos meses e esta é uma realidade que está a abanar as mentalidades de muitas empresas que nunca olharam verdadeiramente para esta questão, deixando os seus dados, dos seus clientes e trabalhadores expostos.

A Google vê esta realidade como uma prioridade na oferta dos seus serviços e está constantemente a adicionar funcionalidades de segurança para ajudar as empresas a manterem-se na linha da frente no que diz respeito a potenciais ameaças.

Agora a empresa anuncia novas atualizações para os clientes com contas Gmail, incluindo a deteção precoce de phishing utilizando o machine learning, avisos para ligações maliciosas, avisos para respostas não intencionais a domínios externos e novas linhas de defesa para fazer face às mais recentes ameaças.

 

Machine learning no Gmail

O Machine Learning ajuda o Gmail a bloquear mensagens de SPAM e de phishing na caixa do correio com uma precisão de 99,9%, segundo avança a Google. Trata-se de uma percentagem elevada tendo em conta que 50 a 70% das mensagens que o Gmail recebe é considerado SPAM.

O objetivo é continuar a melhorar a precisão de deteção de mensagens SPAM com a deteção antecipada de phishing, um modelo de machine learning dedicado que, de uma forma seletiva, atrasa as mensagens (em média, menos de 0,05% das mensagens) para realizar análises rigorosas de phishing e consequentemente proteger os dados do utilizador de serem comprometidos.

Os modelos de deteção usados pela Google estão integrados com as tecnologias de machine learning do Google Safe Browsing para encontrar e denunciar URLs suspeitos ou de phishing.

Estes novos modelos combinam uma variedade de técnicas, tais como reputação e análise semelhante nos URLs, permitindo-nos gerar novos URLs de avisos para links de phishing e de malware. À medida que são encontrados novos padrões, os modelos da Google adaptam-se mais rapidamente do que os sistemas manuais e vão sempre melhorando à medida que o tempo passa.

 

Novos avisos

Muitos dos utilizadores dos serviços de e-mail não estão capacitados para perceber se, ao abrir um e-mail, se estão a colocar numa situação de insegurança ou não. Mas quando estão capacitados para tomar as decisões corretas de proteção da informação, isto pode melhorar a atitude da segurança de uma empresa.

Para ajudar nesta tarefa, o Gmail passa a apresentar avisos para respostas não intencionais a domínios externos aos utilizadores, para prevenir a perda de informação.

A partir de agora, se o utilizador tentar responder a alguém fora do domínio da sua empresa, irá automaticamente receber um aviso rápido para se certificar de que realmente pretende enviar esse mesmo e-mail. E, porque o Gmail tem inteligência contextual, é possível reconhecer se o destinatário desse e-mail é um contacto existente ou alguém que o utilizador contacta regularmente de forma a evitar a apresentação desnecessária de avisos.

 

Proteja o seu negócio

Através de novas defesas incorporadas contra o ransomware e malware polimórfico, o Gmail agora bloqueia milhões de e-mails adicionais que podem prejudicar os utilizadores. As novas ameaças são classificadas através da combinação de milhares de sinais de SPAM, malware e ransomware com ligações heurísticas (e-mails que podem ser ameaças baseados em sinais) e assinaturas do remetente (já marcado como malware).

À parte das atualizações anunciadas, a Google apresenta outros avanços de segurança no Gmail para garantir maior segurança aos utilizadores:

  • Hosted S/MIME, para encriptar e-mail enquanto está em trânsito
  • Data Loss Prevention para o Gmail, para proteger a informação mais sensível
  • Alertas quando a encriptação TLS entre caixas de correio não é suportada ou quando uma mensagem não consegue ser autenticada, para que o utilizador saiba que está a enviar um e-mail para uma caixa de correio que não suporta encriptação.
Fonte: pplware
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: