Fundação PT inaugura em Leiria nona microbiblioteca em antiga cabina telefónica

A Fundação Portugal Telecom (Fundação PT) em parceria com a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, no âmbito do Fórum Bibliotecas para o Desenvolvimento Escolar e Comunitário que se realizou ontem em Leiria, inaugurou no Largo 5 de Outubro a Cabina de Leitura TrokaKiosque. Esta é já a nona microbiblioteca instalada numa antiga cabina telefónica, que foi devidamente reativada e reconvertida para fins pedagógicos e culturais.

Instalada em pleno centro histórico de Leiria, esta microbiblioteca vem dar continuidade ao projeto TrokaKiosque – um projeto de troca de livros usados acarinhado pelo Município de Leiria e implementado desde 2014 na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira -, oferecendo assim mais um ponto de interação e dinamização cultural com os leitores da cidade.
O acervo desta microbilbioteca vai viver da contribuição de particulares e das várias bibliotecas em Leiria, da doação de outra microbiblioteca – a de Lisboa na Praça de Londres e também da Fundação PT, que entregam, para já, mais de cento e cinquenta publicações no arranque do projeto. A Cabine de Leitura TrokaKiosque funcionará numa ótica de troca, em que os leitores podem aceder a todos os livros disponíveis no local, e levá-los para casa desde que os troquem por um número de livros equivalente.

Depois das anteriores inaugurações protagonizadas pela Fundação PT na Trafaria, em Arranhó – Arruda dos Vinhos, em Coimbra, na Ponta do Sol na Madeira e em Vila Nova de Milfontes (2016), em Ponta Delgada nos Açores (2015), na Praça de Londres em Lisboa (2014) e em Barcelinhos-Barcelos (2012), é agora a vez de Leiria receber uma microbiblioteca.

As cabines de leitura já inauguradas um pouco por todo o país são dinamizadas pela Fundação PT, que reaproveita as antigas cabinas telefónicas e estabelece parcerias com entidades autárquicas ou outras, para adaptação, colocação e dinamização das microbibliotecas que têm por objetivo estreitar laços comunitários, exercitar a cidadania, fomentar a leitura e promover o gosto pelos livros num espaço totalmente inesperado.

Fonte: Wintech
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: