Como proteger o vosso computador do malware que o ataca

malwareNa primeira parte deste tema foram dados a conhecer os vários tipos de malware mais comuns, o seu modo de operação e também eventuais danos que poderiam causar. Agora é a vez de abordar, de uma forma geral, a temática da proteção. Vamos conhecer as principais ferramentas que podem usar para se proteger. Verdade será dizer que o cuidado parte, em primeiro lugar, do utilizador, mas para isso terá que ser sensibilizado. Ter cuidado com os sites que visita, fontes de download e instalação de programas desconhecidos são boas práticas para uma boa segurança.

Além disso, é essencial ter um antivírus que ofereça proteção em tempo real, que esteja devidamente atualizado (diariamente), tal como o sistema operativo, isto porque as atualizações vêm corrigir eventuais falhas/problemas existentes e, assim, evitar que o computador esteja ainda mais desprotegido.

malware

Outra ação a fazer será limpar os cookies do browser regularmente e também os ficheiros temporários que ficam no computador onde poderão optar por um software de terceiros  ou utilizar a limpeza do disco do vosso sistema operativo.

Hoje em dia existem imensas soluções disponíveis no mercado para ajudar na proteção dos nossos equipamentos. Dizer que um antivírus é 100% seguro está errado.

Diariamente, os mal-intencionados, procuram desenvolver soluções que se aproveitem das falhas de segurança existentes, tal como os desenvolvedores de aplicações de proteção procuram lançar soluções e atualizações que façam frente a esta situação. É caso para dizer, “Um dia da caça, outro do caçador”.

malware

No que diz respeito a antivírus, proteção em tempo real, a lista é bastante vasta (AV-COMPARATIVE):

Em cada um dos links têm a possibilidade de analisar qual é o antivírus que melhor segurança vos proporciona, com base em testes, sabendo que, o que é hoje o melhor e mais seguro, amanhã pode não ser.

malware

Em termos de software específico para malware, estes são apenas alguns que poderão ter em conta:

Este foi um artigo sobre uma temática bastante importante no campo da segurança dos nossos computadores. Deixem nos comentários eventuais dicas/sugestões de proteção.

Por Diogo Gaspar para Pplware.com
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: