Unroll.me andou a vender dados dos seus utilizadores à Uber

Unroll.meOs dados dos utilizadores são, hoje em dia, um dos bens mais valiosos da Internet. Todas as empresas procuram preservar essa privacidade, mas muitas vezes não é isso que acontece, sendo já muitos os casos conhecidos. Misturado com o recente caso da Uber e da Apple, surgiu agora a certeza de que a Unroll.me estava a vender os dados dos seus utilizadores à empresa de transportes. Foi o jornal New York Times que revelou vários dos métodos usados pela Uber para conseguir ter acesso a informações privilegiadas e que lhe dava vantagem sobre a concorrência.

Para além de usar a sua app iOS para recolher esses dados, aparentemente usou também dados comprados à Unroll.me.

A venda dos dados da Unroll.me à Uber

Para além da suspeita de, alegadamente, rastrear os utilizadores no iOS, o jornal revelou também que era prática comum na Uber a compra de informações privadas da Unroll.me para seguir os utilizadores dos serviços concorrentes. Com essa informação, a Uber conseguia saber o estado dessas empresas e também dos seus utilizadores.

A revelação desta informação não foi bem-recebida pelos utilizadores do serviço Unroll.me, que rapidamente manifestaram o seu desagrado e a sua revolta nas redes sociais.

Unroll.me

Uma prática normal na Unroll.me

O Unroll.me é um serviço que funciona de uma forma muito simples e cujo objetivo principal é ajudar o utilizador a manter a sua caixa de correio organizada e livre de e-mails indesejados.

Apesar da maioria não saber, a Unroll.me recolhe informação variada sobre essas mesmas caixas de correio, anonimizando-a e vendendo-a depois a empresas.

Muitos podem não considerar correta esta prática, mas a Unroll.me, que é pertença da Slice Intelligence, tem esta sua prática definida nas condições de utilização e na política de privacidade, o que a iliba totalmente de qualquer processo ou queixa.

Unroll.me

O pedido de desculpas da Unroll.me

O peso deste caso está a ser grande para a Unroll.me, tendo o seu CEO, Jojo Hedaya, vindo a público pedir desculpa e mostrando-se triste por ver que os utilizadores do seu serviço estão aborrecidos ao saberem desta situação.

A Unroll.me não é a única empresa a fazer este tipo de análise e recolha de dados, mas a sua posição, vendendo a informação, é única e não é bem-recebida pelos utilizadores, que confiavam no serviço e lhe davam acesso incondicional aos dados.

Tudo deverá ficar na mesma, mas agora os utilizadores do Unroll.me estão cientes das suas práticas e podem decidir se querem ou não continuar a usar o serviço nestas condições.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: