Windows 10: Como saber se um ficheiro é verdadeiro?

Descarregou um ficheiro da Internet e quer saber se corresponde efetivamente ao que pretende (isto é, se não foi alterado) ou simplesmente se está completo. Para este efeito existem ferramentas que permitem validar a integridade dos ficheiros através dos algoritmos MD5, SHA-1 e SHA-256.

Saiba como verificar a integridade de ficheiros no Windows 10 com a ferramenta MD5 & SHA Checksum Utility .

Checksum, o que é?

Certamente que já ouviu falar algumas vezes em checksum (soma de verificação). Na prática corresponde a uma pequena string única (um estilo de um resumo) que é resultado de uma função de hash, como é o caso do MD5, SHA-1 e  SHA-256, para avaliar a integridade de uma determinada informação (ficheiro).

 

Como é usado a Hash?

Imagine que quer fazer download de uma distribuição Ubuntu Linux. Depois de fazer o download do ficheiro .iso, basta calcular a hash desse mesmo ficheiro e comparar com a hash divulgada no próprio site onde a distribuição estava disponível para download. Este tipo de informação é também muito comum em sites P2P.

Se as duas strings forem iguais significa que o ficheiro que descarregou é efetivamente o que pretendia.

Como calcular a hash de um ficheiro no Windows 10?

No Windows 10 a hash de um ficheiro pode ser facilmente calculada recorrendo a uma aplicação de terceiros. Para este artigo a nossa sugestão vai para o MD5 & SHA Checksum Utility  que permite calcular a hash de informação usando os algoritmos de hash MD5, SHA-1 e SHA-256.

Depois de indicar um ficheiro, esta pequena aplicação apresenta-lhe a hash obtida, resultado da aplicação de cada um dos algoritmos de hash.

Como conclusão do artigo, apenas referir que os algoritmos de hash não são propriamente para garantir a segurança da informação mas sim para validar a integridade da mesma. Se nunca experimentou este tipo de ferramentas, aqui tem uma boa oportunidade.

Além desta ferramenta deixamos também a dica para a app hashtab e um serviço online para o mesmo efeito, o Defuse.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: