dynIP da MEO – Uma alternativa ao serviço no-ip

O no-ip é um serviço que permite traduzir o endereço IP dinâmico do seu router, computador ou outro equipamento, (por exemplo: 81.112.159.76) por um “nome”  do tipo pplware.ddns.net. Com as últimas alterações neste serviço, a versão gratuita obriga o utilizador a renovar de 30 em 30 dias o seu registo.

Mas sabia que a MEO tem um serviço igual e sem restrições? Vamos aprender a usar o dynIP.

Quer aceder ao seu computador/equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas este não tem um endereço público? Mesmo existindo um endereço público associado ao router, sabia que este muda de X em X tempo?

Como solução para este problema podemos usar o serviço dynIP da MEO.

O dynIP é um serviço que permite traduzir o endereço IP dinâmico do seu router, computador ou outro equipamento (por exemplo: 81.193.159.76) por um “nome” do tipo http://nickname.dynip.sapo.pt. Este serviço é gratuito e está disponível para todos os clientes MEO.

Mas como funciona?

Vamos considerar que tem uma câmara IP com o endereço privado 192.168.1.10 estando assim só alcançável na rede privada. No entanto, como gateway, ele tem associado o endereço privado do router (ex. 192.168.1.254) que o permite “sair” para a  Internet através do endereço público que está também associado ao router. É este endereço público que vamos usar para alcançar o nosso equipamento a partir do exterior (de referir que é igualmente possível atribuir um endereço público directamente a um dispositivo – saber mais aqui). Assim, com o serviço dynIP podemos “mapear” o endereço público para um nome (ex. http://pplware.dynip.sapo.pt)

Como usar o serviço dynIP?

Para usar o serviço dynIP , basta aceder a https://www.meo.pt/cliente com as suas credenciais de cliente. Depois selecionamos o serviço Internet (associado ao pacote que temos contratado) e carregamos em Gerir

Em seguida carregamos em Serviços na barra superior e depois dentro de DYNIP carregamos no botão Gerir.

Por fim, indicamos qual o endereço (nome) com que pretendemos mapear o endereço público e depois carregamos em Guarda. Para este tutorial estamos a criar o nome pplware.dynip.sapo.pt.

 

E está feito. O serviço indica que as configurações terão efeito passado cerca de 15 minutos. Para testarem podem, por exemplo, aceder ao serviço ping.eu e validar se já conseguem pingar o vosso router lá de casa por nome. Infelizmente este serviço só permite a criação de um único registo. No caso do no-ip é possível criar até 3 registos gratuitamente. Quem quiser pode ainda experimentar o serviço Duck DNS… temos tutorial aqui.

Boas configurações!

Fonte: pplware
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: