5 dicas que pode usar já para melhorar o seu Windows 10

A cada nova build e a cada nova atualização, o Windows 10 torna-se mais apelativo aos utilizadores. Todas as pequenas melhorias que vão sendo trazidas melhoram-no de forma substancial. Mas como nem todas as otimizações estão visíveis de forma direta, trazemos hoje 5 simples mas muito importantes dicas que podem usar de imediato. Todos procuramos ter as máquinas sempre prontas a serem usadas, rápidas e otimizadas. Para isso podemos usar aplicações externas, mas o Windows 10 vem preparado para tratar deste tema, sem qualquer problema.

As dicas de hoje centram-me na otimização deste sistema operativo, sempre recorrendo às ferramentas que podem usar diretamente e sem qualquer instalação.

Vamos tornar o Windows ainda mais rápido no arranque

O processo é todo realizado na zona de gestão de energia do Windows 10 pelo que é necessário começar por aceder a essa zona. Escrevam Energia na zona de pesquisa para obterem acesso às Opções de Energia do Windows 10.

Uma vez nessa zona devem procurar a opção Escolher o que fazem os botões para ligar/desligar. Devem encontrar esta opção do lado esquerdo, junto ao acesso a outras opções de energia.

win10_rapido_boot_3

Para ativarem o acesso à área que querem alterar, devem escolher a opção Alterar definições que estão atualmente indisponíveis. Esta opção requer que o utilizador tenha permissões de administrador ou que esta mudança seja feita pelo próprio Administrador.

Podem ver neste nosso artigo como ativar a conta de Administrador no Windows 10 e usar essa conta de forma pontual para esta alteração.

win10_rapido_boot_4

É agora chegada a hora de verificarem o estado da opção que procuram desde o início. Deslizem para o final dessa janela do Windows 10 e procurem a opção Ativar o arranque rápido.

Caso esta opção esteja desativada, podem clicar na caixa de seleção para que fique pronta a ser usada. Não se esqueçam de carregar no botão abaixo para que as alterações sejam guardadas.

win10_rapido_boot_5

Após este passo o Windows irá ter um comportamento completamente diferente no seu arranque, sendo muito mais rápido e por consequência mais eficiente.


Já reparou que tem o sistema de restauro desligado?

A ativação do restauro do sistema é feita através do painel do controlo ou procurando por Criar Ponto de Restauro.

restauro_00

Depois basta selecionar o disco/partição e carregar em Configurar

restauro_01

Em seguida, devem selecionar a opção “Ativar a proteção do sistema” e depois indicar a quantidade de GB em disco a usar por esta funcionalidade.

restauro_02

Esta é sem dúvida uma das mais interessantes e úteis funcionalidades do Windows. Se tiverem bastante espaço em disco deixem-na ativa pois poderá ser fundamental no caso de terem algum problema com o sistema.


Afinal quem anda a consumir os seus dados?

Estando esta informação na zona de configuração das interfaces de rede, é por isso necessário chegar aí. Para isso comecem por abrir o Menu Iniciar e escolham a opção Definições.

Na zona de definições do Windows 10 devem escolher a opção de acesso às interfaces de rede. Escolham por isso a opção Rede e internet.

dados_2

Nessa nova janela devem procurar um separador onde vão poder ver a informação de forma agregada. Este é o separador Utilização de dados.

Comecem por aí e vejam, de forma agregada e num gráfico, a utilização de dados que tiveram nos últimos 30 dias, por tipo de interface (wifi, 3G, etc).

Para acederem à informação com maior detalhe devem carregar na opção Detalhes de utilização, que fica abaixo do gráfico.

dados_3

É aqui que vão ver toda a informação com maior detalhe, sendo agrupada por aplicação e por volume de consumo de dados.

A ordenação da lista é precisamente por este último campo, podendo o utilizador ver por ordem quais os principais culpados dos consumos anormais de dados.

dados_4

Como referimos antes não existe qualquer detalhe adicional sobre os dados consumidos, sendo apenas apresentada informação por aplicação, de forma agregada.

Habituem-se a verificar esta informação de forma periódica e a tentar descobrir aplicações que consumem dados de forma anormal. Os passos seguintes são conhecidos e passam apenas pela sua remoção e monitorização constante!


Como ganhar algum espaço extra no Windows 10

Para ganharem este espaço extra vamos recorrer a uma função de compressão do Windows 10 e em particular a um novo mecanismo chamado Compact OS.

Para isso só precisam de ter aberta uma janela do Terminal e executar o comando abaixo:

COMPACT.EXE /CompactOS:always

O início do processo é feito com o normal Enter e de imediato este começa a comprimir os ficheiros do Windows.

dica_win_10_espaco_2

Se pretenderem podem acompanhar o processo de compressão e de ganho de espaço através das propriedades do vosso disco onde o Windows 10 está instalado.

Lentamente, e porque este é um processo que demora algum tempo, vão ver o espaço livre a crescer, aumentando as possibilidades de alojarem mais ficheiros.

dica_win_10_espaco_3

No final do processo vão conseguir ter um ganho significativo no espaço livre do vosso disco. Tudo depende da vossa máquina e da instalação do Windows 10 que têm no vosso computador.

No nosso caso, e como podem ver pelas imagens, ganhamos mais de 3GB de espaço em disco, libertando-o para outras tarefas e para armazenar outros ficheiros.

dica_win_10_espaco_4

Caso necessitem de aceder a esses ficheiros que comprimiram ou se não se sentirem seguros com o processo que acabaram de realizar, o mesmo pode ser revertido a qualquer momento, bastando para isso que seja usado um comando similar.

Nas mesmas condições que usaram para comprimir essa versão do Windows, devem correr o comando abaixo:

COMPACT.EXE /CompactOS:never

Para muitos este espaço ganho pode não ser significativo, mas há de certeza utilizadores a quem estes 2 ou 3GB de espaço vão fazer muita falta e por isso devem ser aproveitados.


Proteja-se e faça cópias de segurança dos drivers

Sempre que fazem uma reinstalação do Windows 10, ou uma simples reposição deste sistema, têm de passar pelo chato e moroso processo de reinstalação dos drivers. Este até pode ser simples se os tiverem convosco, mas caso tenham de os procurar, então esta tarefa complica-se.

Mas este processo pode ter acabado se recorrerem a um simples comando do DOS. Com o DISM.exe podem salvaguardar e repor os drivers em qualquer altura e sem qualquer trabalho.

Como criar uma cópia de segurança dos drivers do Windows 10

O primeiro passo lógico é criarem uma pasta para guardarem os drivers que vão exportar. Coloquem-na diretamente numa pen USB ou na raiz do vosso disco, para depois a copiarem e guardarem.

 dism /online /export-driver /destination:C:\Pplware

De seguida só precisam de correr o comando que apresentamos acima, numa janela de DOS com permissões de administrador. Alterem a parte final do comando para a localização onde querem, tendo o cuidado de escolher um nome sem espaços.

Windows 10 Driver DISM backup

Deixem o processo correr e no final será mostrada uma mensagem de sucesso. A partir desse momento podem copiar a pasta criada para uma pen que vão guardar até necessitarem de repor os drivers no Windows 10.

Como repor uma cópia de segurança dos drivers no Windows 10

O processo de reposição destes drivers deve ser feito numa máquina acabada de instalar e que estejam a querer preparar para uma utilização no dia-a-dia.

Basta abrirem uma janela de DOS com permissões de administrador e executar o comando abaixo. Lembrem-se de adaptar o caminho, que neste caso está na pasta Pplware na drive D.

dism /online /Add-Driver /Driver:D:\Pplware /Recurse

Também neste passo será mostrada uma mensagem no final a indicar o êxito do processo. Aproveitem e reiniciem a vossa máquina para que o processo termine.

Windows 10 Driver DISM repor

Esta é a forma mais simples e rápida de guardarem os drivers do vosso Windows 10 sempre que quiserem fazer uma reinstalação do sistema. Basta fazer uma cópia de segurança e a posterior reposição, sem terem de os ir procurar à página do fabricante ou a outro qualquer recanto da Internet.


Usem desde já estas dicas e tornam o vosso Windows 10 mais rápido, mais comedido nos consumos de recursos e, no final, mais fácil de ser usado. São acessíveis a qualquer um, sem precisarem de permissões especiais ou qualquer outra informação. Partilhem connosco as vossas melhorias e como o vosso Windows 10 está melhor.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: