Quer ter o Windows 98 no pulso? Veja como fazer um smartwatch

smartwatch windows 98Os smartwatches são, para a maioria, produtos pouco interessantes e com uma utilidade muito reduzida. Há ainda um longo caminho a percorrer até que estes mostrem a sua verdadeira utilidade. Mas este sentimento não impede que se criem projetos e ideias que trazem uma visão diferente do que é um smartwatch. A mais recente “obra” traz para o pulso um clássico. Falamos do Windows 98, num projeto que pode ser criado por qualquer um de nós. São já conhecidas várias experiências que colocaram outros sistemas operativos a correr em smartwatches.

O Windows 95 parece ser o mais usado, tendo já presença nos smartwatches com Android Wear e no Apple Watch, mas até o MacOS 7.5.5 já foi visto a correr num Apple Watch.

Desta vez a experiência foi mais longe e levou a que fosse construído de raiz um smartwatch, baseado num Raspberry Pi Model A+. O sistema operativo base foi o tão bem conhecido Windows 98.

O Redditor Lord_of_Bone foi o inventor que criou esta peça e teve como inspiração os filmes de ficção científica dos anos 80 e 90.

smartwatch windows 98

Para criar a sua obra, para além de recorrer ao Raspberry Pi Model A+, foi usado um ecrã de 2,4 polegadas, sensível ao toque. Conta ainda com uma bateria de 1000 mAh e um botão para ligar e desligar. Claro que há outros componentes que vão ser necessários para colocar esta obra a funcionar.

O software é outra componente essencial e requereu algum trabalho. Uma vez que o Windows 98 não corre nativamente no Raspberry Pi, foi usado o emulador QEMU, que corre uma máquina virtual do sistema operativo da Microsoft.

Como é normal nestas adaptações, o arranque destes sistemas operativos demora muito tempo a ser feito e a própria experiência de utilização deixa um pouco a desejar. Mesmo com estas limitações, o criador desta peça relatou que conseguiu colocar o Solitário a funcionar e vai de seguida tentar o Doom.

Se querem criar o vosso próprio smartphone com o Windows 98 acedam à página deste projeto e lá vão encontrar tudo o que precisam, desde o hardware até instruções para instalação do software necessário.

Via 314REACTOR

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: