Windows 10 Cloud afinal correrá apps Win32 que estejam na Store

Windows 10 CloudA Microsoft tem em desenvolvimento algumas novas versões do Windows que vai aplicar em áreas muito específicas. O Windows 10 Cloud é a que mais se conhece e que está a levantar muito interesse pelos utilizadores. Algo que surpreendeu todos foi a decisão de excluir desta versão do Windows 10 as aplicações Win32, que todos nos habituámos a usar. Mas uma nova versão do Windows 10 Cloud mostrou agora que afinal esta decisão não parece ter sido definitiva.

O modelo inicial do Windows 10 Cloud, visto numa versão que surgiu na Internet, dava conta de que apenas as aplicações universais iriam poder ser usadas, garantindo desta forma que a loja de aplicações do Windows tomaria um papel central.

Mas uma nova versão, que mais uma vez surgiu na Internet sem o controlo da Microsoft, vem mostrar que afinal as aplicações Win32 vão ser suportadas. A única condição é que estejam dentro da loja de aplicações do Windows. Foi o site WindowsCentral que descobriu esta novidade e que a detalhou.

Today, we can confirm that Windows 10 Cloud will be able to run Win32 apps from the Windows Store, much like on any normal edition of Windows 10. That means you can run apps like Slack on Windows 10 Cloud.

Windows 10 Cloud

O que muda na nova build do Windows 10 Cloud?

Esta nova situação não deverá ser um problema para os programadores, uma vez que, graças ao projeto Centennial, é simples converter as suas aplicações para um formato que a loja do Windows suporta, mantendo a interface e todas as funcionalidades.

A versão anterior não tinha suporte para estas aplicações, mas existiam relatos de que seria simples contornar os bloqueios da Microsoft, tornando o Windows 10 Cloud uma versão “completa” do Windows 10.

Nesta nova versão existe já uma possibilidade de serem usadas as aplicações fora da loja do Windows (ver imagem acima), ao contrário do que acontecia antes, em que o Windows referia explicitamente que apenas as apps da loja podiam ser usadas (ver imagem abaixo).

Windows 10 Cloud

O futuro do Windows 10 Cloud

Esta mudança de filosofia do Windows 10 faz todo o sentido, uma vez que torna esta versão mais aberta que o Windows RT, que estava fechado apenas às aplicações Modern.

Com o Windows 10 Cloud e as apps do projeto Centennial continua a haver uma dependência grande da loja de aplicações, que a  Microsoft quer fazer crescer e tornar-se o centro do Windows, ao mesmo tempo que abre as portas a todas as aplicações que os utilizadores estão habituados e querem usar.

Tudo depende agora dos programadores, que devem converter as suas apps para este novo cenário. As ferramentas existem e estão prontas a serem usadas.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: