Saiba ativar a Cortana em português no Windows 10 Mobile

As assistentes virtuais estão cada mais enraizadas nos nossos dispositivos móveis. Todos os sistemas têm já uma presente, conseguindo em alguns casos transpô-las para várias plataformas. A Cortana é a assistente virtual do Windows 10 Mobile, mas infelizmente ainda não a podemos usar em Portugal de forma direta. Há, no entanto, uma forma de a ter já a funcionar e hoje vamos explicar como.

A Cortana, assistente virtual da Microsoft, foi lançada em português após a atualização de aniversário do Windows 10 e atualmente já está disponível em Portugal, apesar de interagir com o utilizador num sotaque brasileiro e de estar bastante limitada comparativamente com as versões presentes noutros idiomas.

Contudo, a versão da Cortana que está disponível para o nosso país permite configurar as horas de pausa, criar lembretes e obedece a comandos de voz. Não é equiparável à versão brasileira, por exemplo, mas traz algumas capacidades adicionais ao utilizador.

Como ativar a Cortana em português

Para procedermos à ativação da Cortana, primeiro de tudo temos de transferir o pacote de voz Português do Brasil (não existe o pacote de voz de português de Portugal).

Para isso, vamos às Definições -> Hora e Idioma -> Voz -> Adicionar um idioma -> Português (Brasil). O telemóvel vai reiniciar depois de transferir o pacote de voz, e quando voltar a ligar, vai às definições de voz e escolhe o pacote de voz PT-BR como predefinição.

O próximo passo é ir verificar se a Cortana já está na lista de aplicações. Se não estiver, abrimos a aplicação “Pesquisa”, acedemos às suas definições e basta selecionar o Português (Brasil) como idioma da Cortana.

Ativar a Cortana sem alterar as configurações

Quem quiser tirar partido de todas as funcionalidades da Cortana disponível no Brasil e não pretender fazer muitas alterações nas configurações do telemóvel, basta que antes de transferir o pacote de voz PT-BR, defina o Português do Brasil como o idioma principal do Sistema Operativo.

Para isso, basta ir às Definições -> Hora e Idioma -> Idioma -> Adicionar Idiomas, e selecionar o Português do Brasil. De seguida define o PT-BR como idioma predefinição do SO e retoma o método que descrevemos no início do artigo.

Com isto poderá ter a Cortana no seu telemóvel, com muito mais funcionalidades, e não tem de alterar a região do telemóvel nem o idioma do teclado.

Usar a Cortana no Windows 10 Mobile

Com a Cortana ativa vai encontrá-la na lista de aplicações. Adicione-a ao ecrã principal e comece a usá-la de imediato. Fale com ela, diga-lhe o que quer procurar e ela vai aprender consigo, mostrando todas as suas capacidades.

Com a Cortana ativa no seu telemóvel poderá tirar ainda mais partido do Windows 10 Mobile e terá ainda mais funcionalidades à sua disposição. Partilhe connosco a sua experiência com a Cortana nos comentários.

Por Eduardo Mota para Pplware.com
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: