Conheça 5 dicas que deve usar já no seu Windows 10

O Windows 10 está a ser construído pela Microsoft de forma progressiva. A cada nova versão surgem melhorias substanciais e que o tornam ainda mais adaptado aos utilizadores. Mas mesmo sendo um sistema quase perfeito, existem pequenos truques e dicas que todos devemos conhecer e usar. Hoje reunimos 5 excelentes propostas para usarem já ou quando tiverem problemas. Estas 5 dicas que hoje reunimos procuram abranger o maior número de áreas possíveis, dotando os utilizadores das ferramentas e das opções que podem e devem usar nos momentos mais críticos.

Há ainda outras que foram escolhidas para otimizar o Windows 10, melhorando-o de imediato.

Conheçam então as 5 dicas que escolhemos e veja onde e como as pode usar, quer seja nos momentos mais complicados quer no dia-a-dia.

Problemas no Wifi do Windows 10? Crie um relatório detalhado

Para poderem gerar esse relatório, precisam de usar o comando netsh. É, portanto, necessário ter acesso a uma janela de DOS com permissões de administrador. Para isso abram o Menu Iniciar e escrevam cmd. No resultado apresentado devem clicar com o botão direito do rato e escolher a opção Executar como administrador.

netsh_1

Na janela que for aberta devem correr um simples comando netsh, acompanhado de alguns parâmetros bem definidos. Esse comando pode ser visto abaixo.

netsh WLAN show WLANreport

Copiem esse comando e colem-no na janela do DOS e termine com um Enter. A sua execução será rápida e o resultado é apenas um caminho para um ficheiro dentro do Windows 10.

netsh_2

Copiem então esse resultado para um browser e acedam ao relatório que foi produzido, vendo todo o detalhe que a ferramenta vos fornece.

C:/ProgramData/Microsoft/Windows/WlanReport/wlan-report-latest.html

Vão poder ver no início todas as interações que a vossa placa de rede sem fios teve nas últimas horas, com todo o detalhe e com toda a informação que necessitam.

Ative a conta Administrador

A conta de Administrador não vem ativa no Windows 10 e por isso sempre que a quisermos usar temos de a ativar. Este é um processo simples e que demora poucos minutos. Comecem por chamar uma janela de DOS, com permissões de administrador. Para isso, escrevam cmd na pesquisa do Windows e vão encontrar como resultado a aplicação de acesso à linha de comandos.

Cliquem com o botão direito do rato e vão ter acesso ao menu de contexto, onde devem escolher a opção Executar como administrador.

win_10_admin_1

Uma vez nessa linha de comando, devem executar o comando que apresentamos abaixo. Copiem-no, colem-no e carreguem em enter.

net user administrator /active:yes

Este é um comando que demora segundos a ser executado e que deve retornar uma mensagem de sucesso.

win_10_admin_2

Agora que a conta de Administrador está ativa é hora de definirem uma palavra passe. Este não é um passo obrigatório, mas é essencial que o façam, por segurança do sistema operativo. Copiem o comando abaixo e colem-no na janela de DOS que têm ainda aberta. Executem o comando com o pressionar da tecla Enter.

net user administrator *

Durante a execução do mesmo comando vai-vos ser pedida que definam a palavra passe que será usada para aceder à conta de Administrador. Escolham uma palavra passe forte e repitam-na no segundo passo do comando.

De imediato a conta fica disponível para ser usada. Podem fazer logout do utilizador que está a ser usado e escolher a conta de Administrador.

Ative o TRIM nas memórias SSD

O TRIM surgiu com as memórias SSD e permite que o sistema operativo informe o disco de quais os blocos que entende que não estão a ser usados, tratando o disco de os libertar e eliminar os dados que lá estão.

Verifique se tem o TRIM ativo

O primeiro passo lógico neste processo é verificarem se o sistema operativo tem já o TRIM ativo e se necessita ou não de ser ativado. Para isso devem usar a janela de DOS que abriram antes e executem o seguinte comando:

fsutil behavior query DisableDeleteNotify

TRIM disco SSD

O resultado esperado é que o valor de DisableDeleteNotify seja igual a zero (0), o que indica que o TRIM está activo no Windows 10 e que por isso não se precisam de preocupar.

Ative o TRIM no Windows 10

Na eventualidade do resultado do comando anterior não ser igual a zero, existe a possibilidade de ativar o TRIM manualmente. Para isso precisam de usar a mesma janela de DOS, com permissões de administração, e executar o seguinte comando:

fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0

TRIM disco SSD

Depois de executado o comando, vão ver surgir o resultado DisableDeleteNotify = 0, o que significa que o TRIM passou a estar ativo no Windows 10 e que o vosso disco SSD está agora protegido e otimizado.

Resolva problemas da loja de aplicações do Windows

Para usarem esta solução precisam apenas de executar um comando. Este tanto pode ser usado numa janela de DOS ou diretamente na caixa de pesquisa do Windows 10.

A forma mais simples é clicarem na lupa que está na barra de tarefas e escreverem o comando a usar. O Windows 10 vai reconhecê-lo de imediato. Esse comando é:

WSReset.exe

Vão ver surgir na lista o comando que devem usar, logo no topo. Basta que cliquem no seu nome e ele será lançado.

loja_windows_1

(se preferirem usar a janela de DOS só precisa de escrever o comando e carregar na tecla Enter)

A janela que se abrir, e que tem o comando WSReset a correr, não irá apresentar qualquer atividade durante o tempo em que estiver a se executada.

Simplesmente mostrará a janela aberta e executará os processos em fundo, sem qualquer informação adicional ao utilizador.

loja_windows_2

Quando o comando estiver terminado a janela será automaticamente fechada e a aplicação da Loja de aplicações do Windows será aberta, mostrando que o problema está resolvido e que pode de imediato ser usada.

Remova as sugestões de Apps do Menu Iniciar

Esta “novidade” poderá não estar disponível em todos os utilizadores, mas a Microsoft espera que todos a venham a ter no futuro imediato.

Mas quem não a quer presente no Menu Iniciar pode facilmente removê-la. Comecem por aceder ao Menu Iniciar e aí às Definições. A opção seguinte que procuram é Personalização.

Windows 10 - Acabe com a sugestão de apps no Menu Iniciar

Dentro da área de Personalização devem escolher o separador Início. Aí vão encontrar várias opções, todas relacionadas com o Menu Iniciar.

A que procuram para remover a sugestão de aplicações é a segunda, com o nome Apresentar ocasionalmente sugestões em Início. Esta deverá estar ativa, pelo que só precisam de a passar para a opção Desligado.

Windows 10 - Acabe com a sugestão de apps no Menu Iniciar

Ao realizarem esta alteração as sugestões desaparecem de imediato, não voltando a ser mostradas. Se a voltar a ligar, volta a ter as sugestões.

 

Estão são 5 dicas rápidas e que pode e deve usar de imediato. Conseguem dar uma grande melhoria ao Windows 10, tornando-o mais simples de usar e também mais eficiente.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: