Qualcomm: Internet sem fios a 4.8 Gbps está a chegar

Com o crescimento exponencial do número de dispositivos que usam tecnologia sem fios para comunicarem, torna-se fundamental desenvolver novas normas que garantam um maior desempenho, uma melhor cobertura e que sejam especialmente eficientes em termos energéticos. Hoje a Qualcomm anunciou dois novos chips já com suporte para a norma 802.11ax, que aumentam em 4x a capacidade de transmissão de dados comparativamente aos equipamentos com a norma wifi 802.11ac wave 1.

O 802.11ax, também denominado de HEW -High-Efficiency Wireless, é uma nova norma aumenta que permite aumentar até 4x a capacidade de transferência de dados, comparativamente à norma atual, o 802.11ac wave 1 (a norma 802.11ac wave 2 pode chegar aos 6.8 Gbps).

Esta nova norma foi desenhada especialmente para cenários de alta densidade onde existem muitos equipamentos a estabelecerem ligações em simultâneo (ex. estádios de futebol, restaurante, concertos, etc).

Hoje a Qualcomm tornou-se a primeira empresa a anunciar uma solução comercial baseada neste protocolo. Desta solução fazem parte o chipset Dual-band 2×2 QCA6290, direccionado para placas cliente e o SoC IPQ8074 para Routers, Gateways e Access Points.

Para se ter uma ideia, com uma configuração MIMO 12×12 (8×8 na banda dos 5GHz + 4×4 na banda 2.4 GHz) a velocidade de comunicação pode chegar aos 4.8 Gbps. Este SoC vem com CPU de 14 nm ARM Cortex A53 com 4 núcleos.

A Qualcomm referiu que estes dois novos produtos poderão chegar ao mercado ainda em 2017 ou então no princípio de 2018.

Via Qualcomm

Fonte: pplware
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: