Router Meo – Aprenda a criar uma rede para os amigos

Como já informámos, a MEO tem um novo router que além de garantir uma maior velocidade das comunicações, uma vez que suporta novos protocolos, traz também várias novas funcionalidades. Uma das novidades que já destacamos trata-se da possibilidade do utilizador criar uma rede para convidados. Hoje ensinamos como podem fazer essa configuração. No novo router TG789vac v2 o utilizador passa a ter disponíveis duas redes wifi, uma a funcionar na banda dos 2,4 Ghz e uma outra nos 5 Ghz.

Qual a diferença entre 2,4 GHz e 5 GHz?

Falar em redes wireless é sinónimo de falar na norma IEEE 802.11. O IEEE 802.11 é uma especificação standard para as redes sem fios (WLAN, wireless local Area Network) que define um conjunto de protocolos. As normas mais usadas actualmente são o 802.11a, que permite uma taxa de transmissão de 54 Mbps e usa frequências na ordem dos 5 GHz, o 802.11g, que funciona na banda dos 2.4 Ghz, permite taxas de transferência de rede na ordem dos 54 Mbps, o 802.11n, que funciona nos 2.4 Ghz e 5 Ghz, permite taxas de transmissão entre os 300 Mbps e 600Mbps e, mais recentemente, o 802.11ac, que funciona na gama dos 5 Ghz, permite, neste momento, taxas de transmissão na ordem dos 3.6 Gbps.

A frequência dos 2,4 GHz é muito “congestionada”. Hoje em dia, dentro da nossa casa, existem outros dispositivos que operam na banda de 2,4 GHz como, por exemplo, o micro-ondas, sistemas de alarme, sensores, etc, que podem interferir com a nossa rede wireless. Além disso, o espaço coberto pela nossa rede wireless é muita das vezes “inundado” por outras outras redes wireless (redes dos vizinhos) que operam exactamente na mesma frequência (mesmo canal).

A gama de 5GHz, como não é muito utilizada, é menos susceptível a interferências, não havendo assim degradação de sinal. Além disso, usando as tecnologias adequadas, é possível ter um maior throughput em redes que operam nos 5 Ghz.

Mas nem tudo são vantagens… pois quanto maior a frequência wireless, menor é o raio de cobertura. Além disso, as altas frequências têm um nível de penetração inferior em objectos e superfícies sólidas. Para ultrapassar tais desvantagens, existe actualmente o standard 802.11ac que recorre a técnicas de beamforming e a outras para que exista uma melhor penetração de sinal em determinados materiais de construção.

 

E é possível criar mais redes wireless?

Com o novo router sim, é possível criar mais duas redes com SSIDs diferentes (uma nos 2,4 Ghz e outra nos 5Ghz). Esta opção é interessante, por exemplo, quando temos visitas por casa e não queremos dar as credenciais da nossa rede principal (até porque depois de ligado à nossa rede até é possível controlar remotamente a nossa box da TV). Outro cenário é, por exemplo, numa loja comercial, onde passa a ser possível criar uma segunda rede para clientes ou fornecedores.

Como ativar as redes wireless públicas?

Como podemos ver pela imagem seguinte, ativar uma rede pública é relativamente simples. Para tal basta escolher no menu lateral a opção Rede Pública e depois basta escolher no separador se pretendemos que rede funcione nos 2,4 Ghz ou nos 5Ghz (podemos ativar duas redes, uma por cada banda).

Não se esqueçam de selecionar a opção Ligar SSID.

Carregando em Definições avançadas é possível definir a pool de endereços IP privados e também indicar quais os protocolos permitidos e bloqueados.

Depois de terem gravado as configurações, verifiquem se a nova rede já está disponível.

Apesar de nas redes wireless públicas não ser possível a alteração do canal (frequência em que a rede wifi está a operar), podemos sempre espreitar a ocupação do espectro wireless. Tal como no modelo anterior , esta nova versão do router da MEO vem com uma ferramenta que permite a análise de equipamentos da rede Wi-Fi e avaliação do espectro wireless.

Esperamos que tenham gostado desta pequena dica que dará certamente muito jeito para as mais diversas situações. Estejam atentos aos próximos tutoriais onde vamos aprender a realizar mais algumas configurações.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: