Como instalar manualmente as aplicações e serviços do Google?

Ao comprar um smartphone de marca chinesa, como é o caso da Xiaomi, por exemplo, existe sempre o risco de este trazer uma ROM exclusiva para esse país, onde não estão instaladas as aplicações da Google. Caso pretenda utilizar essa ROM e ter estas aplicações a funcionar, aprenda a instalar manualmente as aplicações e serviços do Google. Se pretender antes alterar a ROM, também apresentamos soluções. Desde cedo que a Google e a China não mantém uma boa relação, fazendo com que as ferramentas de pesquisa e as aplicações da gigante americana não se encontrem disponíveis neste mercado.

Nos smartphones estas divergências são também sentidas, com alguns dispositivos a não incluírem os serviços e aplicações da Google pré-instalados nas suas ROMs destinadas ao mercado chinês.

Para aqueles que pretendem manter a ROM original, sigam os passos seguintes para instalarem manualmente os serviços e aplicações da Play Store. Neste guia vou utilizar como exemplo um Xiaomi Redmi Note 3 versão Mediatek com a ROM oficial chinesa.

 

Como instalar manualmente as aplicações e serviços do Google?

1 – Descarregue para o seu smartphone e instale a aplicação Google Installer. Para poder instalar esta aplicação deve ter a opção Fontes Desconhecidas activa nas definições de segurança.

2 – Abra a aplicação instalada e carregue em install.

play store_1

3 – A aplicação irá agora instalar todas as aplicações e serviços necessários. Durante o processo irão surgir vários pedidos de instalação de aplicações que deve aceitar.

play store_2

4 – Depois de concluído o processo deve carregar na opção Google Play e depois confirmar o acesso na janela que irá surgir. Caso lhe sejam pedidas algumas permissões, garanta acesso a todas.

play store_3

5 – A partir de agora já terá a Play Store e as restantes apps e serviços disponíveis nas aplicações. Caso surja algum erro a entrar na Play Store, aguarde um pouco e reinicie o smartphone. Caso se mantenham os problemas, confirme se existe alguma permissão que não tenha sido concedida às aplicações instaladas.

play store_4

6 – Após correr o processo de configuração da conta Google já terá acesso à Play Store e a outros serviços como a sincronização de contactos e calendário.

play store_6

Por outro lado, se preferir, tem também a opção de alterar a ROM de origem. Neste caso, poderá utilizar uma das muitas ROMs disponíveis, ou poderá recorrer a um serviço especializado, como o da RomRepair.

Quem é a RomRepair?

A RomRepair é uma empresa especializada na reparação de smartphones e dedicada à reposição e optimização de ROMs para smartphones Android.

RomRepair

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: