PT reconhecida como referência mundial em IPv6

A PT foi reconhecida como uma referência mundial em IPv6, pelo IPv6 Fórum – entidade que promove o desenvolvimento e a adoção do Protocolo IPv6 a nível mundial – pela adoção de uma estratégia exemplar na implementação deste novo protocolo de internet, fazendo de Portugal o 7º país do mundo com maior utilização de endereços desta natureza, com mais de 33% da utilização de internet da PT a ser feita através de IPv6. O rápido crescimento da Internet a nível mundial e da utilização massiva de dados móveis e fixos, criou um enorme desafio: que o crescimento fosse garantido sem descontinuidades.

Com o número de utilizadores que acedem à internet e o número de websites criados a exceder o número de endereços IP existentes – elemento identificador único de um endereço na internet – tornou-se necessário introduzir um novo protocolo de IP, para dar sequência ao IPv4.

 

Em 2010 a PT foi pioneira em Portugal na introdução deste novo protocolo em todas as suas infraestruturas de rede, tendo garantindo a cobertura total da sua rede no 2º semestre de 2011. Hoje a adoção de IPv6 em Portugal está acima dos 25% e destes, mais de 99% das sessões são feitas por clientes empresariais e residenciais da PT.

 

Para Alexandre Fonseca, CTO da PT, “Este prémio reconhece a visão estratégica da PT, que há 6 anos iniciou um movimento, quase único no país, para adoptar nas suas redes e nos seus equipamentos de comunicação este novo protocolo de endereçamento IP. O crescimento exponencial da utilização de dados e dos dispositivos conectados era óbvio para nós, quer fossem móveis ou fixos, e por isso preparámos toda a nossa infraestrutura para que hoje, as nossas novas redes de fibra, 4G e no futuro próximo de 5G, sejam capazes de responder às necessidades dos nossos clientes, bem como às crescentes necessidades de Serviço.”

 

Para Latif Ladid, Presidente do IPv6 Forum, “A Portugal Telecom destacou-se pelos seus esforços que permitiram posicionar Portugal no Top 10 mundial de adoção do IPv6. Este é um exemplo para outros operadores e ISPs seguirem, para poderem tirar o máximo partido do IPv6 no crescimento da Internet e no desenvolvimento de novas soluções de IoT, SmartGrid, Smart Cities, internet móvel e redes de sensores, entre outras. O IPv6 Forum felicita a PT por este feito, que requer competência e visão para dotar Portugal de uma internet cada vez mais poderosa.”

Fonte: Wintech

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: