Adobe Reader instala extensão no Chrome para recolha de dados

Adobe ReaderA Adobe é mundialmente conhecida pelo software que produz. Para além do Flash tem um posição forte no mundo dos PDFs com o Adobe Reader e outras ferramentas. É precisamente o Adobe Reader que está agora em destaque, ao ter sido descoberto que a ultima actualização instala uma extensão no Chrome, com propósitos pouco claros. Foi a empresa de segurança SwiftOnSecurity que revelou uma descoberta recente. A actualização ao Adobe Reader que foi lançada na semana passada, e que se destinava a resolver problemas de segurança descobertos, afinal traz uma novidade escondida e que é instalada sem o conhecimento dos utilizadores.

Uma discreta extensão, de nome Adobe Acrobat, é instalada no Chrome e aparentemente destina-se a recolher dados de utilização dos utilizadores. Apesar de estar instalada, os utilizadores ainda precisam de autorizar a sua activação.

A nova extensão Adobe Reader do Chrome

O estranho é que esta extensão, cuja função é permitir aos utilizadores converter qualquer site para um documento PDF, pede um conjunto de permissões pouco normais. Requer que seja permitida a alteração de dados dos sites visitados, gerir os downloads e comunicar com aplicações nativas. A própria funcionalidade de conversão apenas pode ser usada caso o utilizador pague a sua utilização.

Adobe Reader

Os dados recolhidos por esta extensão

A Adobe revelou que a sua extensão apenas recolhe informações básicas sobre o sistema do utilizador, não sendo estes dados sensíveis. Falamos do tipo e da versão do browser, quais os produtos Adobe em utilização, assim como os dados de utilização desses produtos, como por exemplo, as opções dos menus que foram seleccionadas e usadas.

Mesmo com a necessidade de autorização do utilizador, que provavelmente irá fazê-lo sem reparar, o problema está no facto da Adobe ter instalado uma extensão deste tipo sem ter dado qualquer conhecimento aos utilizadores.

A Adobe ainda não se pronunciou sobre esta situação, mas recomenda-se aos utilizadores do Adobe Reader que verifiquem no Chrome a existência desta extensão e que a desactivem, pelo menos temporariamente, até que existam mais informações.

Fonte: pplware
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: