Análise: Xiaomi Mi 5s Plus, um sério candidato ao melhor de 2016

xiaomi-mi-5s-plus-analiseQuando se pensava que já não havia lugar para uma nova linha de smartphones na Xiaomi, eis que surge o primeiro smartphone topo de gama designado por Plus que, na prática, pretende ser algo mais que o seu irmão mais pequeno, o Mi 5s. Na verdade, o Mi 5s Plus, além de ser um pouco diferente do Mi 5s, é realmente superior em vários aspectos.

Conheça tudo acerca deste excelente smartphone.

1 – Características Gerais

O Mi 5s Plus coloca-se no topo mais alto dos smartphones, não apenas Xiaomi mas do Android em geral, oferecendo um SoC Snapdragon 821, um ecrã de 5,7″ FullHD, 4 GB ou 6 GB de RAM, uma câmara traseira com dois sensores de 13 MP e uma generosa bateria de 3800 mAh.

Lançado em Outubro passado ao lado do Xiaomi Mi 5s, um smartphone que levou nota 9/10 na análise a que foi submetido, há várias características que são partilhadas entre eles, como o facto de ambos serem dual-SIM LTE, virem equipados com o melhor SoC disponível para Android neste momento, o Snapdragon 821, com um CPU quad-core (2×2,15 GHz Kryo & 2×1,6 GHz Kryo) e o GPU Adreno 530. Partilham ainda entre si a interface de utilizador MIUI 8, sob o Android 6.0, como aliás acontece com todos os smartphones Xiaomi actuais.

Quanto às diferenças, começam desde logo no tamanho do ecrã, sendo que o Mi 5s Plus tem 5,7″ contra as 5,15″ do Mi 5s, e no design em geral, com o Mi 5s Plus também construído totalmente em metal, com um acabamento polido que o torna espelhado (embora pareça ser escovado, é totalmente liso), e sem as barras de plástico injectado na traseira, mas sim com o apontamentos em plástico colocados no topo e em baixo, do lado de trás.

xiaomi-mi-5s-plus-impressao-digital

O Mi 5s Plus não tem modelo de 3 GB de RAM, como o Mi 5s, e está disponível apenas em 2 modelos: um de 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno (modelo em análise) e outro com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, não suportando cartão microSD para armazenamento externo.

Quanto às câmaras, o Mi 5s Plus tem uma grande diferença face ao irmão mais pequeno, uma vez que inclui dois sensores de 13 MP na câmara traseira, um RGB e outro monocromático, com abertura f/2.0. A câmara frontal é de 4 MP com um sensor de 1/3″ e abertura também de f/2.0. Tem ainda um sensor de impressões digitais, colocado na traseira, LED infra-vermelhos para servir de controlo remoto universal e a capacidade da bateria é de 3800 mAh.

Na caixa
  • 1 Xiaomi Mi 5s Plus
  • 1 capa protectora transparente
  • 1 carregador
  • 1 cabo USB/USB Tipo-C
  • Manuais de instruções rápidas
Vídeo de unboxing

Especificações completas

Ecrã
    IPS 2.5D 5,7″ (1920 x 1080 píxeis), densidade ~386 ppi
Processador
      Snapdragon 821, CPU Quad-core (2×2,15 GHz Kryo & 2×1,6 GHz Kryo)
    Adreno 530
Rede
    GSM/HSPA/LTE
Sistema operativo
    Android 6.0 (Marshmallow)
Memória
    64 GB armazenamento e 4 GB RAM / 128 GB armazenamento e 6 GB RAM
Câmaras
      Principal (Traseira): Dual 13 MP, f/2.0, sensor 1/3″
    Secundária (Frontal): 4 MP, f/2.0, sensor 1/3″
Dimensão e peso
    154,6 x 77,7 x 8 mm, 168 g
Conectividade
      Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac
      GPS com A-GPS, GLONASS e BDS
      Bluetooth 4.2
      USB Tipo-C
      NFC
    (não tem Rádio FM)
Bateria
    Li-Ion 3800 mAh não removível
Preço

 

2 – Hardware e Design

O design do Mi 5s Plus afasta-se um pouco do que é o Mi 5 ou o Mi 5s, quer a nível da curvatura traseira e do boleado lateral, quer também relativamente à posição do sensor de impressões digitais.

Olhando para o passado, concretamente para o primeiro smartphone Xiaomi com ecrã de 5,7″, encontramos o Mi Note que, basicamente, não trouxe mais que um ecrã maior num design mais arrojado, que serviu claramente de inspiração para o Mi 5. Este Mi 5s Plus, embora tenha também o ecrã de tamanho igual ao Mi Note (e também ao Mi Note 2), não é claramente um sucessor deste segmento, mas sim… do Redmi Note 4, apenas em termos de design, claro.

xiaomi-mi-5s-plus-traseira

Desde a ligeira curvatura traseira nas laterais, os lados superior e inferior planos, os 3 botões capacitivos típicos na frontal, o sensor de impressões digitais atrás com a câmara imediatamente por cima, fica evidente de onde partiu o design que, pessoalmente, considero que está muitíssimo bem conseguido, a todos os níveis. Comparando com o Redmi Note 4, os materiais são de qualidade superior, com acabamentos mais requintados, mas a essência mantém-se.

Algo que se destaca assim que pegamos no Mi 5s Plus é o seu peso de apenas 168 g, considerando que se trata de um smartphone com ecrã de 5,7″. Em termos de tamanho está bem conseguido e não é exageradamente grande, tendo em conta o tamanho de ecrã. Comparando, por exemplo, com o iPhone 7 Plus, este pesa 188 g, tendo em conta que tem um ecrã com 0,2″ a menos (5,5″) e uma bateria com 900 mAh a menos (2900 mAh), é mais alto em 3,6 mm e mais largo em 0,2 mm.

No Mi 5s Plus, como já referido, a traseira tem as arestas laterais boleadas. Isso traduz-se num conforto adicional na sua utilização, sendo ainda mais confortável que o Redmi Note 4, principalmente pela diferença nos materiais, por ter um toque mais macio, menos susceptível a escorregar da mão.

xiaomi-mi-5s-plus-camara-frontal

A moldura em volta do ecrã é bastante fina, onde o ecrã ocupa 74,6% do espaço de toda a área frontal, com rebordo boleado, o tal acabamento 2.5D.

Na frente, acima do ecrã de 5,7″, encontra-se o LED de notificações, o altifalante, os sensores de luminosidade e proximidade e a câmara de 4 MP. Em baixo encontram-se os botões capacitivos de Menu ou troca de aplicações, Home e Retroceder, com retroiluminação em branco.

xiaomi-mi-5s-plus-chrome

Na lateral, em baixo, está colocada a porta USB Tipo-C, o microfone e o altifalante. Na lateral direita estão os botões de volume e power, com toque firme e preciso, sem folgas. Do lado esquerdo existe apenas o encaixe para os dois cartões nanoSIM.

Em cima existe LED de infra-vermelhos para servir de controlo remoto universal, a ligação áudio jack 3,5 e o microfone secundário.

xiaomi-mi-5s-plus-jack-audio xiaomi-mi-5s-plus-usb-tipo-cxiaomi-mi-5s-plus-slot-cartoes xiaomi-mi-5s-plus-volumeNa traseira, no topo ao centro, encontra-se a câmara dupla de 13 MP com flash Dual LED de dois tons e logo abaixo o sensor de impressões digitais, muito rápido e com grande exactidão nas leituras. Em baixo tem apenas a inscrição da marca MI. A capa traseira e a bateria não são removíveis.

xiaomi-mi-5s-plus-traseira-mi

Neste modelo as bandas de plástico injectado, para separação das antenas, são de tamanho inferior a outros modelos Xiaomi, existindo apenas umas tiras ligeiras de tamanho igual à espessura do smartphone, na lateral inferior e nas laterais esquerda e direita, junto a cima. Em vez disso, na traseira, junto a cima e a baixo, existem 2 pequenas áreas cobertas com plástico, para facilitar as comunicações sem-fios.

 

3 – Interface e desempenho

A interface MIUI 8 sobre o Android 6.0 Marshmallow

A interface MIUI é produzida pela Xiaomi e suportada também por uma enorme comunidade, pronta a colaborar no seu desenvolvimento. Actualmente, a versão mais recente é a MIUI 8, uma interface rica, desenhada ao pormenor, leve e muito bem optimizada.

xiaomi-mi-5s-plus-android

Uma das particularidades desta interface é ser igual entre todos os diferentes dispositivos com MIUI 8, independentemente se a versão base do Android é a 4.4, a 5.1 ou a 6.0. Isso permite uma uniformização de utilização entre todos os dispositivos Xiaomi, o que leva a que os novos modelos não tenham qualquer diferença ao nível da interface e não causem problemas de adaptação para quem já é utilizador de um smartphone com MIUI.

Quanto à utilização da interface, tudo é rápido, prático e simples, sem nada a apontar.

O problema dos idiomas

Um dos problemas mais frequentes com smartphones Xiaomi prende-se com o idioma. Devido a não haver suporte oficial para Portugal, o idioma Português de Portugal não está incluído nas ROMs fornecidas pela Xiaomi nos smartphones recentes, trazendo apenas os idiomas chinês e inglês.

No entanto, para smartphones já com a versão Global disponível, como é o caso deste Mi 5s Plus, espera-se que o idioma PT-PT seja disponibilizado de forma oficial em breve, permitindo assim que acabem as restrições de idioma e os constrangimentos de ter de alterar a ROM.

Enquanto isso não acontece, poderá ser instalada a ROM multi-idiomas, já disponível na comunidade Xiaomi.eu. É esta a ROM que foi utilizada em todo o tempo de análise deste smartphone.

Desempenho

O Mi 5s Plus demonstra o verdadeiro poder do Snapdragon 821, apresentando um sistema operativo muito fluido e bem optimizado, sem problemas de instabilidade ou crash durante cerca de 4 semanas de utilização diária e contínua, como smartphone principal. Comparando com o Mi 5s, o desempenho mostrou-se mais prestável, muito provavelmente por ter mais 1 GB de RAM que o Mi 5s analisado, que tinha apenas 3 GB.

Com 4 GB de RAM disponíveis no modelo em análise, não foi notado qualquer problema na troca ou abertura de aplicações, sem engasgos nem lentidões intermitentes, respondendo sempre prontamente a todos, mas mesmo todos os pedidos. Tendo isto em conta, não parece que a versão com 6 GB de RAM traga melhorias significativas quanto ao desempenho do smartphone, pelo menos por enquanto. Quanto a temperaturas, o Mi 5s Plus praticamente não aquece, notando-se apenas um toque ligeiramente morno em situações de utilização prolongada da câmara ou de um jogo mais pesado, mantendo-se mais fresco que o Mi 5s.

mi5s_plus_antutu_crop

No que diz respeito a testes de benchmark, foram obtidos os seguintes resultados:

AnTuTu Banchmark 6.2.7: 148981 Geekbench 4

Quanto ao sensor de impressões digitais, melhor era “impossível”. Não por ter alguma novidade, pois trata-se de um sensor convencional, mas por funcionar muito bem, já que o dedo mal toca no sensor, o smartphone desbloqueia imediatamente, sendo o sensor mais prestável até agora testado por nós. Comparando com o novo sensor ultra-sónico colocado no Mi 5s, que deixou um pouco a desejar, o sensor colocado no Mi 5s Plus revela-se muito superior.

Tal como no Mi 5s, também o Mi 5s Plus tem um excelente alcance Wi-Fi, conseguindo um desempenho acima da média, semelhante ao de um computador portátil, que geralmente é sempre superior a qualquer smartphone.

 

4 – Câmaras

O Mi 5s Plus traz duas câmaras que, combinadas, conseguem um detalhe melhorado em dynamic range, ou alcance dinâmico. Este é um sistema diferente da câmara dupla colocada no Redmi Pro, assemelhando-se mais ao Huawei P9. Os sensores são ambos Sony IMX258 (1/3.06), utilizados em smartphones da geração anterior, e por isso não se destacam como uma novidade, sendo um utilizado para captura em RGB (câmara de cima) e outro em monocromático (câmara de baixo). No entanto, o seu desempenho em conjunto é bom, conseguindo bons resultados mesmo em ambientes escuros.

xiaomi-mi-5s-plus-camaras

Infelizmente não tem estabilizador óptico de imagem, algo que não faz qualquer sentido tendo em conta a excelente prestação desse mecanismo no Mi 5. Nem mesmo a estabilização electrónica feita por software está disponível, algo que existia no Mi 5s (embora não tivesse grandes resultados).

Quanto ao foco automático, com toque no ecrã, a prestação foi das melhores de sempre. Desde o Mi 4, depois o Mi 5 e mesmo o Mi 5s, sempre houve algum dificuldade em focar correctamente pontos mais distantes, ficando sempre ligeiramente desfocado. Com o Mi 5s Plus isso não acontece e a focagem é feita onde realmente queremos.

Quanto à aplicação nativa da câmara, é igual à já existente na generalidade dos dispositivos Xiaomi, mas traz algumas funcionalidades novas. Além das funcionalidades habituais como HDR, modo panorama, modo áudio (disparo desencadeado por ruído), modo manual (com ajuste de brancos, foco, tempo de exposição e ISO), modo gradiente (para capturar fotos sempre direitas), ajuste de tom de pele, modo olho de peixe e detecção de rosto, traz ainda o modo foto de grupo (GroupShot) para a câmara traseira e frontal, e o modo Magic Mirror para a câmara frontal, que ajuda a perceber o nível óptimo de “beleza” necessário a adicionar à selfie.

Como novidade associada a esta câmara dupla, existem os modos Mono, RAW e Stereo. No modo Mono é utilizada unicamente a câmara monocromática, no modo RAW é utilizada a câmara RGB sem qualquer tipo alteração, e no modo Stereo são utilizadas as duas câmaras para a construção de uma única foto.

mi5s_plus_refocus1 mi5s_plus_refocus2Para utilizar este modo basta premir num ícone com formato de obturador, sempre presente no ecrã em funcionamento normal da câmara e, posteriormente, é possível afinar o ponto de foco e a intensidade do desfoco nos outros pontos, ajustando “a abertura”.

mi5s_plus_photo_refocus mi5s_plus_photo_tap1

Na maior parte dos casos o efeito é o desejável, como foto acima, no entanto, nem sempre funciona bem, como se pode ver abaixo. Fica claro que o algoritmo se baralha com as notas musicais… a música não deve ser o seu forte :)

mi5s_plus_photo_tap3 mi5s_plus_photo_tap2De seguida estão alguns exemplos de fotos em vários ambientes.

19-mi5s_plus_pano

 

 

5 – Autonomia

Já testámos alguns smartphones com bateria de 4000/4100 mAh, como é o caso do Redmi 3, Redmi Note 4 ou Mi Note 2, mas nenhum deles impressionou verdadeiramente no que diz respeito à autonomia, garantindo a duração habitual de um dia com utilização mais intensiva ou 2 dias com utilização moderada.

No caso do Mi 5s Plus tive uma agradável surpresa. Não é que a autonomia seja muito superior, que não é, mas ficou evidente que consegue mais algumas horas, atingindo assim os 3 dias da «minha» utilização moderada, que nunca tal aconteceu com outros smartphones, conseguindo manter os 2 dias com uma utilização um pouco mais intensiva que o normal.

Em comparação com o Mi 5s, que praticamente pode ser considerado igual em termos de hardware, o Mi 5s Plus tem uma bateria com mais 600 mAh mas, além disto, tudo indica que há algo mais que tem uma melhor optimização comparando com o Mi 5s.

mi_5s_plus_carregamento

No que diz respeito à velocidade de carregamento, tem carregamento rápido mas não tão rápido como o Mi 5s, conseguindo aproximadamente 1% de carga a cada minuto. Dessa forma, em 30 minutos é possível atingir 32% e em 1 hora é possível chegar aos 68%.

 

6 – Veredicto

O Mi 5s Plus não pretende ser um smartphone extravagante nem traz grandes novidades face ao que já existe no mercado, no entanto, como um todo, é um smartphone que reúne o que de melhor existe actualmente, tornando-o assim numa peça fenomenal e forte a todos os níveis.

Desde o ecrã com cores muito equilibradas, visualização de conteúdos com incidência directa da luz solar sem qualquer problema, desempenho de topo, impressão digital com reacção muito rápida, som equilibrado, tecnologia de captura de imagem evoluída, uma autonomia capaz de atingir os 3 dias, uma ligação jack 3,5″ à disposição :) e capacidade para 2 cartões SIM, tudo isto faz deste smartphone uma excelente escolha.

xiaomi-mi-5s-plus-impressao-digital-1

A velocidade de carregamento é boa, tem NFC e o LED de infra-vermelhos é algo sempre útil, que esperamos que a Xiaomi continue a incluí-lo nos próximos modelos.

Se quer adquirir um smartphone topo de gama, o Mi 5s Plus é sem dúvida uma opção a considerar, principalmente para quem gosta de ecrãs generosos e, como diz o título, o resultado final da análise revela que este é um smartphone de excelência, um “muito bom em tudo”, cujo valor de cerca de 400€ lhe dá uma excelente relação qualidade/preço.

Quanto à rede de dados LTE, tal como acontece na maioria dos smartphones Xiaomi, não é suportada a banda 20 (800 MHz) em utilização em Portugal (fora dos grandes centros). Isso não é de todo um problema, pois na maioria dos casos uma ligação 3G é suficiente. Já quando há 4G, o resultado deverá ser semelhante a este.

Preço e Disponibilidade

O Xiaomi Mi 5s Plus está disponível nas versões de 4/64 GB por cerca de 330 € (cupão AJMISP20) e de 6/128 GB por cerca de 390 € (cupão AJMISP37).

Xiaomi Mi 5s Plus

 

Xiaomi Mi 5s Plus

Xiaomi Mi 5s Plus
9.4
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: