Maioria dos utilizadores Android quer apps pré-instaladas

AndroidA Google está numa guerra aberta com a União Europeia. A acusação de monopólio no Android, com a imposição de aplicações aos utilizadores é real e em breve devem surgir os resultados da investigação. Mas um novo estudo surgido recentemente vem dar razão à Google e mostrar que, afinal, as suas aplicações não são as mais usadas e que a maioria dos utilizadores preferem smartphones já com aplicações pré-instaladas. Este é um estudo que agrada particularmente à Google por várias razões.

A primeira dela porque mostra que, ao contrário do que a Comissão Europeia advoga, os utilizadores não estão presos às suas aplicações e que procuram alternativas. Por outro lado, mostra ainda que os utilizadores querem smartphones prontos a usar assim que são ligados pela primeira vez e com as principais aplicações já instaladas.Os números que a Application Developers Alliance obteve nas 4000 entrevistas a utilizadores Android, realizadas na Alemanha, França, Espanha e Itália, são unânimes e mostram uma realidade bem definida. 70% desses utilizadores prefere ter as aplicações já instaladas, sem obrigar o acesso à Play Store do Android e à procura de aplicações.

Android

Por outro lado há mais 2 valores importantes que surgem deste estudo. O primeiro está no facto da maioria destes utilizadores não alterar os seus ecrãs, mantendo as aplicações e os atalhos tal como vêm de fábrica, com os acessos da mesma forma. Isto mostra que as opções que os fabricantes fazem das aplicações aparentam ser as correctas.

Por outro lado, e este é de todos o mais importante para a Google, mostra também que as escolhas para os diferentes serviços não recaem nas opções da Google. As escolhas são o Amazon para compras, Spotify para música, WhatsApp para mensagens, Kindle para leitura e o Skype para chamadas.

Há, no entanto, algumas óbvias e que pendem para o lado da Google. Falamos do YouTube para o streaming de vídeo, o Gmail para o e-mail, o Drive para o armazenamento Cloud e a Pesquisa Google para a procura de voos.

Android

Apesar de ser um estudo que mostra uma realidade interessante, precisa de ser devidamente filtrado. A Google tem interesse nos resultados e ajudou a Application Developers Alliance na sua realização.

A pergunta inicial foi feita de forma a levar os utilizadores a responder positivamente à vontade de ter aplicações pré-instaladas.

If you were to buy or receive a new Android device, would you prefer it to come with basic apps so it works out of the box?

Claro que ninguém quer um smartphone cheio de bloatware e, para isso, o mínimo de aplicações deve ser instalada, mantendo apenas as realmente essenciais, que por norma se limitam às da Google.

Application Developers Alliance

 Fonte: pplware

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: