Giga fábrica da Tesla pode ser instalada em Portugal

red-tesla-model-sNão é novidade nenhuma que a Tesla quer produzir carros eléctricos e baterias na Europa. A empresa de Elon Musk tem vindo a avaliar vários cenários e Portugal é uma das hipóteses.

A Tesla já abordou o Governo português e houve conversações nesse sentido.

A notícia foi avançada hoje pelo jornal farodevigo e também pelo Jornal de Negócios que revelam que Elon Musk tem, em cima da mesa, Portugal como o país para instalar uma Giga fábrica que poderá servir toda a Europa.

Segundo as informações, a marca norte-americana até já falou com o Governo de António Costa sobre essa possibilidade.

Tesla-Gigafactory

Segundo o eco, este tipo de negociações é feito com a oferta de incentivos por parte dos países que pretendem acolher o investimento. Portugal usa, normalmente, os Regimes Contratuais de Investimento (RCI) negociados através da AICEP e que permitem ter um mix de ofertas que passam por fundos comunitários, incentivos, etc. As ofertas dependem também do que as empresas pretendem fazer, nomeadamente durante quanto tempo se pretendem fixar em Portugal e o número de postos de trabalho que se comprometem a criar.

Tesla em Portugal? Quais as vantagens?

Se a Tesla se instalasse em Portugal, certamente que seriam criados vários postos de trabalho. Para se ter uma ideia, a Gigafactory, a Super Fábrica (original) da Tesla, tem o tamanho de 262 campos de futebol americanos, o que a torna na maior do planeta. Segundo a própria Tesla, o investimento na infraestrutura ronda os 5 mil milhões de dólares e, até 2020, empregará 10 mil pessoas.

A002_C001_0101EX

Caso Portugal seja a escolha de Elon Musk e restante equipa, serão criadas outras empresas e fábricas que darão suporte ao negócio da Tesla. De relembrar ainda que, em Novembro, Elon Musk disse aos investidores que a Tesla iria ter uma, e talvez duas ou três, fábricas europeias de automóveis e baterias.

Além de Portugal, Espanha, França, Holanda e alguns Países da Europa de Leste estão também na lista. Em Espanha, em especial na Galiza, começa a haver algum mal-estar pelo conjunto de investimento que o norte de Portugal tem conseguido captar em detrimento da opção espanhola.

 Fonte: pplware

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: