Como aumentar a duração da bateria do seu Windows 10 Mobile

Windows 10 MobileO trabalho que a Microsoft tem feito com o Windows 10 Mobile é, nas opiniões gerais, único. Com poucos recursos qualquer smartphone consegue ombrear com máquinas bem mais potentes. Mas, como qualquer smartphone, depende da bateria para se manter a funcionar e quanto mais tempo esta durar melhor para o utilizador. Hoje trazemos um conjunto de dicas que podem usar para aumentar a duração da bateria de qualquer smartphone com Windows 10 Mobile.

Tal como na maioria dos restante sistemas operativos móveis, o Windows 10 Mobile tem algumas funcionalidades nativas que podem ser desactivadas ou reconfiguradas para que consumam menos bateria.Isto não representa uma perda de capacidade do sistema operativo, mas desliga pequenos pormenores que para a maioria podem ser dispensados.

A gestão automática do Windows 10 Mobile

O Windows 10 Mobile tem nativamente uma opção para gerir os consumos de bateria, minimizando a carga que este consome e garantindo uma vida útil maior. Pode ser activado a qualquer momento, mas o ideal é ser usado quando a carga da bateria estiver mais baixo.

Acedam pelas Definições e depois em Sistema. Por fim escolham Bateria e vejam a sua configuração. Aqui definem a carga a partir da qual este modo de Poupança de bateria é activada.

Windows 10 Mobile Poupança da bateria

Ao atingir este valor o modo de poupança é activado e a bateria consegue durar muito mais neste tempo, em que toda a carga é necessária.

Desligue o que não precisa de usar

Claro que existem outras opções a ter em conta. Podem começar por desactivar as aplicações e outras funcionalidades que não usam ou que não precisam. Vejam abaixo os passos que podem seguir.

  • Optimizar as aplicações em segundo plano. Tire o máximo partido da duração da bateria do seu telemóvel escolhendo que aplicações podem ser executadas em segundo plano. Em Início, faça um gesto de percorrer até à lista Todas as aplicações e, em seguida, seleccione Definições > Sistema > Bateria > Utilização de bateria por aplicação. Ser-lhe-á apresentada uma lista de aplicações e a quantidade relativa de bateria que cada uma delas está a consumir — isto pode ajudá-lo a escolher que aplicações deve permitir (as aplicações mais importantes para si) e que aplicações não deve permitir (as aplicações que utiliza menos). Seleccione uma aplicação na lista e, em seguida, seleccione Permitido sempre em segundo plano, Gerido pelo Windows, ou Nunca permitido em segundo plano. (Note que algumas aplicações não podem ser alteradas.)

Windows 10 Mobile aplicações

  • Desactive a localização. Em Início , faça um gesto de percorrer até à lista Todas as aplicações, seleccione Definições > Privacidade > Localização e, em seguida, desactive Serviço de localização.
  • Desactive o Bluetooth. Em Início, faça um gesto de percorrer até à lista Todas as aplicações, seleccione Definições > Dispositivos > Bluetooth e, em seguida, desactive o Bluetooth.
  • Desactive a tecnologia NFC. Em Início, faça um gesto de percorrer até à lista Todas as aplicações, seleccione Definições > Dispositivos > NFC e, em seguida, desactive Tocar para partilhar.

Ajuste o ecrã e a visualização

O ecrã e o tempo que o smartphone passa ligado é também uma das maiores fontes de consumo de bateria. Neste campo, podem também ser feitas pequenas alterações que diminuem os consumos.

  • Reduza a luminosidade do ecrã. Em Início, faça um gesto de percorrer até à lista Todas as aplicações e, em seguida, seleccione Definições > Sistema > Visualização. Desactive Alterar a luminosidade automaticamente de acordo com a luz e, em seguida, utilize o controlo de deslize para definir o nível de luminosidade pretendido.

Windows 10 Mobile luminosidade

  • Utilize um fundo escuro. Em Início, faça um gesto de percorrer até à lista Todas as aplicações, seleccione Definições > Personalização > Cores e, em seguida, seleccione Escuro.
  • Defina uma duração mais curta para o seu ecrã atingir o tempo limite. Em Início, faça um gesto de percorrer até à lista Todas as aplicações e, em seguida, seleccione Definições > Personalização > Ecrã de bloqueio. Em Tempo limite do ecrã, seleccione a caixa para alterar a duração do tempo limite do ecrã.
  • Desactive o ecrã durante as chamadas. Se estiver a utilizar a alta voz ou um dispositivo activado por Bluetooth, prima o botão Ligar/desligar para desactivar o ecrã.
  • Desactive o visor depois de tirar uma fotografia. Prima o botão Anterior para sair do visor da câmara ou prima o botão Ligar/desligar para colocar o telemóvel em suspensão.

Windows 10 Mobile Ecrã de relance

  • Defina uma duração do tempo limite mais curta para o ecrã de Relance ou desactive-o. Em Início, faça um gesto de percorrer até à lista Todas as aplicações, seleccione Definições > Extras > Ecrã de relance e, em seguida, seleccione a caixa para alterar a duração do tempo limite ou seleccione Desactivar. (Apenas para dispositivos suportados)

Sincronizações menos frequentes

O constante acesso à Internet e aos serviços que temos disponíveis é também responsável pelo aumento dos consumos de bateria. A simples redução da periodicidade com que acedemos consegue baixar os consumos. Veja como diminuir estes acessos e, assim, aumentar a duração da bateria.

  • Sincronizar o e-mail com menos frequência. Em Início, faça um gesto de percorrer até à lista Todas as aplicações e, em seguida, seleccione Definições > Contas > Contas de e-mail e aplicações. Seleccione a conta que pretende alterar e, em seguida, seleccione Gerir > Alterar definições de sincronização da caixa de correio. Em Transferir novo e-mail, escolha um intervalo mais longo.
  • Sincronize os contactos e os calendários com menos frequência. Em Início, faça um gesto de percorrer até à lista Todas as aplicações e, em seguida, seleccione Definições > Contas > Contas de e-mail e aplicações. Seleccione a conta que pretende alterar e, em seguida, seleccione Gerir > Alterar definições de sincronização da caixa de correio. Em Sincronizar contactos e calendários, escolha um intervalo mais longo.

Windows 10 Mobile email

  • Sincronize apenas os e-mails, calendários e contactos que pretender. Não tem de sincronizar o e-mail, os calendários ou os contactos se não o quiser fazer. Em Início, faça um gesto de percorrer até à lista Todas as aplicações e, em seguida, seleccione Definições > Contas > Contas de e-mail e aplicações. Seleccione a conta que quer alterar e, em seguida, seleccione Gerir > Alterar definições de sincronização da caixa de correio. Em Opções de sincronização, seleccione E-mail, Calendário ou Contactos para os desactivar.
  • Limite os itens que afixa em Início. É óptimo ter os seus itens favoritos afixados em Início para os poder utilizar rapidamente. Mas não se esqueça de que quanto mais mosaicos dinâmicos tiver no Início, mais bateria usa.
  • Carregue apenas as imagens que quer manter. Deste modo, poupa energia e, mais tarde, também poupa tempo, quando quiser ordenar as imagens no OneDrive. Para desactivar os carregamentos automáticos, aceda a Definições > Dispositivos > Câmara predefinida > Gerir definições de carregamento do OneDrive e, em seguida, desactive a definição de carregamentos da câmara.

Windows 10 Mobile OneDrive

Outras optimizações a ter em conta

Por fim, e fora das configurações normais, existem algumas pequenas optimizações que podem também ser usadas. São simples, óbvias, mas nem sempre nos lembramos delas.

  • Mantenha o telemóvel ligado à corrente até que esteja totalmente carregado. Para verificar o nível da bateria do telemóvel, aceda a Definições > Sistema > Bateria.
  • Reinicie o seu telemóvel. Deste modo, pode corrigir alguns problemas que podem reduzir a duração da bateria.
  • Active o modo de avião se não precisar da Internet, do serviço de rede móvel ou de outras comunicações sem fios. Em Início, faça um gesto de percorrer até à lista Todas as aplicações, seleccione Definições > Rede e acesso sem fios > Modo de avião e, em seguida, active o modo de avião.

Windows 10 Mobile modo de avião

 

Em resumo

Como se pode ver, existe aqui muito espaço para melhorar a utilização da bateria do Windows 10 Mobile. São pequenas alterações que têm um impacto pequeno no sistema operativo e que garantem uma melhoria substancial na autonomia deste excelente sistema operativo.

A maioria pode ser usada não apenas no Windows 10 Mobile mas também no Windows Phone 8.1, com pequenas adaptações das localizações das opções.

Ajustem então o vosso smartphone com Windows 10 Mobile com as opções que apresentámos e vejam a vida útil da bateria do vosso smartphone crescer.

 Fonte: pplware

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: