Vamos instalar o Kali Linux 2016.2! A distro que põe tudo a nu

kali_21O Kali Linux é uma distribuição Linux out-of-box, baseada em Debian, que possui um conjunto de ferramentas ideais para realizar auditorias de segurança,  computação forense, testes aos níveis de segurança, testes de penetração, hacking, entre outros.

O Kali Linux 2016.2 destaca-se por ser uma rolling distro e hoje mostramos como é fácil instalar esta distribuição.

PROCESSO DE INSTALAÇÃO

Para a instalação do Kali Linux vamos recorrer à tecnologia de virtualização, usando para isso o VMWare Player. Para tal criamos uma máquina virtual com as seguintes características (mínimas):

  • Memória RAM – 2048 MB
  • Disco: 30 GB

Além disso activamos também a opção: 3D Acceleration que se encontra nas opções da máquina virtual, no separador Display.

kali_00

Passo 0 – Início do processo de instalação… O utilizador pode iniciar a distribuição em modo live ou então proceder de imediato à instalação da mesma. Para este tutorial vamos optar pela instalação do sistema através da interface gráfica.

kali_01

Passo 1 – Escolhemos agora o idioma para o processo de instalação

kali_02

Uma vez que escolhemos o idioma português, somos alertados que o instalador poderá não estar totalmente traduzido se procedermos a uma instalação diferente da pré-definida. Mesmo assim deve continuar a instalação.

kali_03

Passo 2 – Definimos agora a nossa localização

kali_04

Passo 3 – E agora indicamos qual o layout do nosso teclado

kali_05

Passo 4 –  Definimos um nome para o sistema

kali_06

Passo 5 –  E agora indicamos o nome de domínio. Se estivermos a configurar o sistema para operar numa rede doméstica podemos definir qualquer domínio.

kali_07

Passo 6 –  Vamos agora escolher uma password para o utilizador root. Não se esqueçam que devem definir uma password forte, com (no mínimo) oito caracteres, com números e letras, não devendo ser a password uma palavra “normal/óbvia”

kali_08

Passo 7 –  O próximo passo é indicar qual o fuso horário a usar

kali_09

Passo 8 – E chegamos agora à fase Particionamento do Disco (caso pretendem efectuar essa alteração). Quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Guiado – utilizar o disco inteiro que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Kali.

Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Manual.

O utilizador dispõe também também das opções:

  • Guiado – utilizar o disco inteiro e instalar o LVM (Logical Volume Management)
  • Guiado – utilizar o disco inteiro e instalar o LVM encriptado

kali_10

Passo 9 – Indicamos o disco onde vamos instalar o sistema

kali_11

Passo 10 – Uma opção muito interessante é a possibilidade do utilizador indicar como pretende definir que o particionamento seja realizado, podendo separar as diretorias: /home,, /var e /tmp.

Para este tutorial vamos escolher a opção: Todos os ficheiros numa partição (desta forma todo o sistema de ficheiros será colocado numa partição única)

kali_12

….O Kali oferece ainda um passo intermédio para que o utilizador tenha uma visão geral do particionamento a ser realizado.

kali_13

Passo 11 – Se tudo estiver OK, deverá então seleccionar a opção SIM para gravar as alterações de particionamento do disco.

kali_14

Passo 12 – O sistema dará início ao processo de instalação que demorará cerca de 20 minutos (tempo dependo da performance da máquina).

kali_15

Passo 13 – Quase a terminar a instalação, o sistema questiona se existe algum mirror (máquina) na rede que concentre as actualizações. Como não temos, vamos escolher a opção Não.

kali_16

Passo 14  – A seguir indicamos que pretendemos instalar o Grub no disco rígido (no master boot record do primeiro disco)

kali_18

e indicamos o disco onde vamos instalar o GRUB.

kali_19

…e após alguns segundos a instalação é finalizada

kali_20

Depois de reiniciar a máquina, basta autenticarem-se no sistema e explorar o sistema. Há muitas boas ferramentas para experimentar.

kali_22

Download

Download: Kali

Fonte: pplware

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: