E o fabricante do seu Android, tem lançado actualizações?

androidO lançamento de actualizações para dispositivos Android por parte dos fabricantes sempre foi, é, e será o grande calcanhar de Aquiles deste sistema operativo, tal como podemos ver aqui. Mesmo considerando que os serviços Google e algumas aplicações do sistema continuam a ser actualizadas regularmente, mesmo sem o utilizador se aperceber, a verdade é que a interface e funcionalidades base do sistema mantêm-se, e isso aborrece o utilizador.

A alternativa é procurar por uma ROM personalizada que seja minimamente estável, mais recente e que não traga transtornos… o problema é que, para muitos, o primeiro transtorno é logo o processo de instalação, que por vezes é complicado e exige algum conhecimento prévio que nem sempre existe. Mas há outras soluções.
O mundo das tecnologias é algo que exige exploração e alguma dedicação, para conseguir entender alguns conceitos menos evidentes e pormenores mais específicos, como o caso de alteração de ROM:

  • Tem bootloader desbloqueado? É possível desbloquear?
  • Quais as formas de instalar a ROM que quero? A partir da recovery ou por fastboot?
  • Escolho recovery TWRP ou CWM?
  • É preciso instalar GApps separadamente?

Estas são algumas questões habituais quando surge a ideia de instalar uma ROM personalizada e que, por vezes, não são de resposta directa, não só porque diferem entre dispositivos como também dependem de algumas preferências.

cyanogen_00.jpg

A CyanogenMod é, com toda a certeza, a ROM personalizada com desenvolvimento mais sustentado e com suporte oficial de um maior número de dispositivos, ascendendo actualmente a mais de 150 dispositivos suportados. Os guias de instalação estão disponíveis e a comunidade XDA-developers é também um excelente meio para conseguir algum apoio mas, mesmo assim, há sempre algum receio em fazer um procedimento incorrecto ou resolver um problema não previsto.

Poderá estar na hora de optar por uma ROM personalizada

Se o seu smartphone Android está mais lento, não consegue lidar bem com aplicações que entretanto se tornaram mais exigentes ou a bateria é consumida rápido demais, então poderá estar na hora de optar por uma ROM personalizada. Para estas situações, existem já profissionais aptos a fazer procedimentos de reparação e actualização de ROMs, utilizando para isso equipamentos específicos para proceder ao flash das ROMs, aumentando assim a segurança de todo o processo.

Assim, os utilizadores têm garantia de uma utilização segura, ganhando geralmente melhor desempenho, mais funcionalidades e mais autonomia.

São milhares os smartphones Android disponíveis no marcado e, naturalmente, não existem ROMs disponíveis para todos. Geralmente, os mais populares são aqueles com maior suporte da comunidade e, portanto, terão uma ROM com desenvolvimento mais refinado, tendo mais garantias na melhoria do desempenho e autonomia do smartphone.

Fonte: pplware

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: