PT e Huawei fazem primeira demonstração em Portugal de rede 4,5G com velocidades de 1,7 Gbps

A PT e a Huawei apresentaram hoje a primeira demonstração em Portugal, e uma das primeiras no mundo, de rede móvel 4,5G, tendo sido atingidas velocidades de 1.7 Gbps, mais de 5 vezes a velocidade atual da rede móvel e 2 vezes superior à velocidade premium de fibra ótica. Na demonstração foi ainda utilizada, de forma pioneira, tecnologia NGPON2 desenvolvida na íntegra pela Altice Labs, em Aveiro, para suportar a conectividade entre as estações móveis e o core da rede. O que anteriormente era apenas possível em condições laboratoriais, encontra-se agora disponível no Web Summit em Lisboa: numa demonstração única, a PT e a Huawei ultrapassam a barreira de velocidade de um gigabit para transferências de dados móveis na rede LTE.

A PT (com a sua marca TMN e agora MEO) tem sido pioneira na implementação e no desenvolvimento das redes móveis em Portugal: o primeiro pré-pago, a rede 3G, a primeira videochamada móvel, o primeiro teste em Portugal de 4G e a implementação da primeira rede 4G. Com este passo em direção ao 5G, reforça o seu compromisso com o país, através do investimento e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas.
Para Alexandre Fonseca, CTO da PT, “há um legado de inovação e pioneirismo nas redes móveis que é agora reforçado com este importante passo a caminho do 5G. É mais um compromisso com o país e com os nossos clientes, numa aposta no investimento em tecnologia e nas redes de alto débito, que irão viabilizar o desenvolvimento de serviços cada vez mais inovadores e orientados a melhorar o dia a dia das pessoas, como os conteúdos em mobilidade, a “Internet das Coisas” e a “Indústria 4.0.”
Para Paulo Gomes Pereira, Key Account Director da Huawei Portugal, “esta demonstração resulta do elevado investimento que a Huawei realiza todos os anos em I&D e todo o esforço feito pela empresa na contribuição para o ecossistema de inovação e estandardização da indústria. É com enorme satisfação que estamos aqui hoje a realizar esta demonstração com a PT, materializando o Memorando de Entendimento assinado há cerca de um mês em Pequim e que traduz a parceria de longa data bem como o ADN inovador e empreendedor de ambas as empresas, em linha com o espírito do Web Summit.”

 

4,5G – A caminho do 5G

Hoje em dia a necessidade de conectividade constante, a qualquer hora e em qualquer lugar, criou um verdadeiro “tsunami de dados” com a proliferação de conteúdos em vídeo, das soluções de Internet das Coisas (IoT) ou de Machine-2-Machine (M2M). Desta forma, as necessidades de transferência de dados de alto débito nas redes móveis são cada vez mais elevadas, sendo responsáveis pela evolução das atuais redes LTE (4G e 4,5G) para o 5G.
Para além de um débito mais elevado, superior àquele que se atinge hoje na rede fixa com as ofertas standard da fibra ótica, as redes 5G permitirão obter níveis de latência ao nível do 1 milissegundo, ou inferiores, e maior densidade de conexões por site, o que potencia o desenvolvimento de soluções de IoT e M2M. Permitirão, igualmente, fornecer mobilidade total para serviços de Vídeo 3D, 4K/UHD e de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR).
Na demonstração que decorreu no Web Summit, o maior evento de tecnologia do mundo, foi implementado espectro multibanda, usado atualmente pelas redes 2G / 3G / 4G comerciais, complementado através da agregação de até 5 frequências portadoras em multimodo FDD + TDD e usando tecnologia MIMO (4X4 MIMO) e conjugando modulação 256QAM.

 

Durante a demonstração, a PT e a Huawei apresentam as mais recentes soluções de tecnologia 4,5G, utilizando plataformas de HW e SW comerciais, Huawei Lampsite FDD e Macro TDD em conjunto com dois dispositivos protótipo, com a capacidade de transmitir tráfego de dados através de cinco frequências portadoras usando MIMO 4×4.
Parceiras de longa data, PT e Huawei estão ambas comprometidas com o desenvolvimento continuado de tecnologias de comunicações móveis e no lançamento de redes LTE cada vez mais rápidas e avançadas em Portugal. Em 2014, as duas empresas fizeram uma demonstração com duas frequências portadoras, atingindo velocidades de 300 Mbps, serviços esses que já se encontram disponíveis na rede LTE comercial da PT.

Fonte: Wintech

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: