Facebook vai parar de recolher dados do WhatsApp no Reino Unido

whatsapp_1Desde que comprou o WhatsApp, em Fevereiro de 2014, que o Facebook procura maximizar a utilização deste serviço e obter os dados dos utilizadores. Conseguiu este último passo no passado mês de Setembro, passando a partilhar os dados do WhatsApp com os seus serviço. Mas o regulador do Reino Unido alertou agora o Facebook que esta prática é ilegal e a empresa resolveu suspender esta recolha. A justificação do Facebook para a partilha de dados entre o WhatsApp e os seus restantes serviços baseia-se na possibilidade de tornar mais simples oferta de novos contactos, baseada na informação cruzada entre os diferentes serviços.

Muitos foram os que se opuseram a esta medida, mas a verdade é que a mesma acabou por ser concretizada.

Não tendo sido bem recebida, esta medida acabou por levantar algumas dúvidas a algumas entidades reguladoras. No caso do Reino Unido, surgiu agora uma recomendação para que essa recolha seja terminada de imediato, para garantir e proteger a privacidade dos utilizadores.

We’ve set out the law clearly to Facebook, and we’re pleased that they’ve agreed to pause using data from UK WhatsApp users for advertisements or product improvement purposes

O Facebook acatou esta indicação e parou de imediato a recolha e a partilha de informação entre o WhatsApp e a sua rede social, mas apenas para efeitos de publicidade ou melhoria do serviço.

whatsapp_2

O Reino Unido não é o primeiro país onde esta medida foi tomada. O mesmo tinha já acontecido na Alemanha, onde o Facebook acordou parar de recolher informações do WhatsApp, depois de ter sido informado de que esta recolha violava a lei. Há ainda outros países, como a França ou a Itália, onde decorrem ainda investigações para averiguar se esta prática do WhatsApp não vai contra as leis de protecção de dados.

Do lado do WhatsApp, a empresa defende-se alegando que a informação que recolhe é mínima e que não tem acesso quer às mensagens quer às chamadas e que nem acesso ao nome dos utilizadores ou a outros dados tem.

O WhatsApp chegou a dar aos utilizadores a possibilidade de não permitir a sincronização dos dados entre os serviços, mas essa opção expirou ao fim de alguns dias, não podendo agora ser usada.

Fonte: pplware

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: