O Chrome está 17% mais rápido no Windows, graças à Microsoft

Chrome 02O Chrome é, sem qualquer dúvida, o browser mais usado nos dias de hoje. Este domínio foi conseguido ao longo dos anos e sempe graças aos esforços da Google e dos programadores que o desenvolvem. Mas este browser têm-se tornado um problema para alguns, com consumos de recursos cada vez maiores e com problemas de velocidade bem identificados. Todos estes problemas podem ter ficado para trás agora, graças a uma pequena alteração no Windows, que torna o Chrome 17% mais rápido.

A Google tem feito mudanças no Chrome para o tornar ainda mais eficiente em todas as áreas. As que mais têm sido alvo de melhorias foram a gestão de energia e a gestão de recursos.

Mas a Google conseguiu agora tornar o Chrome ainda mais rápido no Windows, graças à utilização de uma funcionalidade deste sistema operativo, o Profile-guided optimization (PGO). Os ganhos quase atingem os 17% na abertura do Chrome, os 6% no carregamento de páginas e os 15% na abertura de novos separadores.

Para o conseguir, o PGO avalia as funções mais usadas e prepara o Windows para tratar desta de forma dedicada, alocando recursos e removendo os elementos desnecessários.

Chrome 01

O resultado final é um browser mais ágil, com menores consumos de recursos e mais eficiente. O PGO está no Chrome desde a versão 53, no caso da versão de 64bits e no Chrome 55 no caso da versão de 32bits.

O PGO está já a ser usado noutras aplicações, nomeadamente no Firefox, onde tem obtido bons resultados. Curiosamente, e apesar de se comprovar que é uma melhoria, poucas aplicações passaram a usá-lo.

A ideia da Google é simples. Quer criar o melhor browser, com os mais recentes e importantes recursos da Internet, mas ao mesmo tempo quer que esta aplicação seja poupada nos consumos de recursos e que seja rápida na utilização.

Chromium Blog

Fonte: pplware

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: