Router MEO – Partilhe conteúdos de um Disco/Pen USB na rede

tech_00Apesar de não serem super equipamentos de rede, os routers que são instalados pelos operadores oferecem algumas funcionalidades interessantes. Tal como fizemos em 2011, hoje vamos aprender como é fácil partilhar os conteúdos de um disco externo/Pen USB, ficando este acessível a todos os utilizadores que estejam ligados à rede.

Desta vez usamos um Technicolor TG784n v3 com a versão do software 10.2.1.L.

O objectivo deste artigo consiste em ensinar a partilhar conteúdos de um dispositivo de armazenamento (ex. disco externo, Pen USB, etc), com ligação por USB, em toda a rede. Assim, será possível aceder via rede ao dispositivo USB, sendo uma óptima forma de partilhar conteúdos (ex. fotos, filmes, música, documentos).

Nota: A Pen USB deve estar formatada com o sistema de ficheiros fat32.

Como configurar a Partilha de conteúdos?

Para começar devem aceder à página de administração do router usando o endereço http://192.168.1.254 e introduzir as credenciais de acesso. Se tudo estiver OK, devem entrar na página de gestão do router.

meo_000

Em seguida seleccionem Ferramentas > Partilha de Conteúdos

meo_001

Depois, no canto superior direito, devem escolher a opção Configurar que permitirá aceder às configurações associadas à Partilha de Conteúdos.

Já dentro da página de configuração  de partilha de conteúdos, escolham a opção configurar e procedam à activação do serviço e preencham os campos solicitados:

  • Nome do Servidor: Pplware (por exemplo)
  • Descrição do Servidor: introduzir uma pequena descrição do servidor
  • Workgroup: Workgroup onde se encontram todos os PCs (importante quando queremos aceder por nome)

Na parte associada à Lista de discos ligados, seleccione a opção associada ao dispositivo USB que pretende partilhar. Por fim carregue em Aplicar.

meo_007

 

Agora a partir de qualquer PC ligado à rede, basta abrir a executar e introduzir o endereço do servidor de partilha de ficheiros. No nosso caso ficou o 192.168.1.253.

meo_008

 

Será apresentada uma pasta com o nome Media, que dará acesso aos conteúdos do dispositivo de armazenamento ligado à interface USB e também uma pasta com o nome Shared que está associada ao servidor FTP que ensinaremos a configurar num próximo tutorial.

meo_009

Esta funcionalidade é interessante, na medida em que nos permite partilhar, na rede, diversos tipos de conteúdo através de um dispositivo de armazenamento USB. Esta pode também ser uma boa solução para termos um sistema de backup centralizado na rede.

Fonte: pplware

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: