Dica Windows 10: Desligue completamente o OneDrive

onedrive_windows10_remove

Uma das características do Windows 10, e também do 8.1, é a integração total com o serviço cloud OneDrive. A ligação entre eles é tão próxima que até é possível ver uma pasta de sistema no Explorador de Ficheiros, sem a possibilidade de a remover de forma normal. Se isto pode ser muito bom para quem utiliza realmente este serviço cloud, para outros só está a tomar espaço desnecessário e não tem qualquer interesse em ser mantido.

Se o quiser remover, basta seguir este guia.

Além da pasta do OneDrive visível no Explorador do Windows, também o seu serviço de sincronização é carregado automaticamente no início do sistema.

onedrive_disable_2

Junto ao relógio, deverá estar lá o ícone correspondente ao OneDrive. Para previnir que volte a iniciar automaticamente com o início do sistema, clique sobre o ícone com o botão direito > Definições > separador Definições > desmarcar a opção Iniciar automaticamente o OneDrive…, confirmando de seguindo com OK. No entanto, esta opção não é suficiente para eliminar totalmente a presença do OneDrive.

onedrive_disable_1

No Windows 8.1/10 na versão Pro, Enterprise ou Education, é possível utilizar o Editor de Políticas de Grupo para eliminar completamente a presença do OneDrive no Explorador do Windows.

Para o fazer, deve:

  • Abrir o Editor de Políticas de Grupo Local, ou executar gpedit.msc a partir do Menu Iniciar;
  • Navegar até Configuração do computador > Modelos administrativos > Componentes do Windows > OneDrive;
  • Fazer duplo clique sobre Impedir a utilização do OneDrive no armazenamento de ficheiros;
  • Fechar o editor e reiniciar o PC.

onedrive_disable_3

Após o PC ser reiniciado, já não aparecerá mais a pasta corresponde ao OneDrive.

Se o Windows for a versão Home, então é necessário proceder de outra forma, recorrendo ao editor de registos, já que não está disponível o Editor de políticas de Grupo Local. Assim, o procedimento é:

  • Abrir o Editor de registo, bastando para isso executar regedit a partir do Menu Iniciar;
  • Navegar até HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Policies\Microsoft\Windows\OneDrive. Caso não exista, deve criar a chave OneDrive, clicando com o botão direito sobre a chave/pasta Windows > Novo > Chave, dando-lhe o nome OneDrive;
  • Fazer duplo clique sobre o registo DisableFileSyncNGSC e alterar-lhe o valor para 1. Caso não exista, deve ser criado o novo registo, clicando com o botão direito sobre OneDrive > Novo > Valor DWORD (32 bits), dando-lhe o nome DisableFileSyncNGSC, atribuindo-lhe depois o valor 1;
  • Fechar o Editor de registo e reiniciar o PC.

onedrive_regedit

O procedimento é aplicado a todos os utilizadores. Se o OneDrive já tiver sido utilizado anteriormente, no caso de ainda existirem ficheiros anteriormente sincronizados, estes permanecerão na pasta local do OneDrive.

Fonte: Microsoft Support

Fonte: pplware

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: