Atenção aos novos concursos fraudulentos no Facebook

concursos-fbVolta e meia alertamos para as informações falsas que circulam no Facebook, sejam promessas, esquemas, correntes, passatempos, perfis falsos, etc. Um dos conteúdos falsos que mais se tem visto na rede social, são os concursos fraudulentos e, recentemente, surgiram pelo menos 3 páginas com esses falsos concursos.

Não participe, são uma fraude!

Mesmo depois de vários alertas, como este, ainda existem milhares de pessoas que ‘caem’ no ‘conto do vigário’.

Os concursos falsos que surgem no Facebook são um bom exemplo disso mesmo. Recentemente, surgiram mais 3 exemplos, utilizando páginas com o nome de marcas conhecidas, neste caso Mercedes, Intermarché e Pingo Doce, com concursos com ofertas tentadoras: um carro e cartões com bastante dinheiro em compras.

Estas são as páginas com concursos fraudulentos:

Mercedes-Benz Soc Com C Santos

concursos-fb_mercedes

Mesmo que existam vários utilizadores atentos que vão alertando (como podemos ver nas mensagens deixadas à direita na imagem), ainda existem muitos que ‘tentam a sorte’. Contudo, deixamos um alerta ainda mais profundo… a divulgação dos vossos dados!

Nesta página, uma das últimas publicações, remete para um site duvidoso onde é pedido que preencham os vossos dados:

concursos-fb_mercedes1

Se pensarmos bem… em primeiro lugar uma página da Mercedes não iria direccionar para uma página supostamente da Audi. Por outro lado, se pesquisarmos sobre este site, vemos que nem sequer tem informações suficientes. Ora, um concurso deste calibre, teria que estar associado a um site credível e legal.

concursos-fb_mercedes2

Caetano Baviera BMW

mini

Esta página, à semelhança da acima, também uma publicação que ‘curiosamente’ direcciona para um endereço suspeito praticamente igual, que pede os vossos dados.

Intermarche Cartao Poupança

concursos-fb_inter

Por norma, estes passatempos têm o mesmo padrão: páginas criadas há pouco tempo, com nome de marcas conhecidas e uma oferta apetecível, num concurso cujo procedimento é praticamente sempre o mesmo: fazer gosto, partilhar e comentar.

Mais um alerta para esta página que contém uma publicação que direcciona para um site suspeito, que pode comprometer os vossos dados:

concursos-fb_inter2

Pingo Doce

Atenção para não confundirem com a página oficial da marca pois, muitas vezes, é isso que acontece, as pessoas julgam estar a participar em concursos credíveis, exactamente, porque tem uma marca conhecida associada.

concursos-fb_pd

Qual é o objectivo, afinal, destas páginas?

Com estes concursos, estas páginas conseguem angariar muitos seguidores/likes num curto espaço de tempo. Muitas vezes são páginas criadas pelas mesmas pessoas e, depois das páginas terem muitos likes, podem trocar o nome da mesma, para outros fins.

Alertamos para estas situações pois, ao partilhar, o utilizador está também a induzir em erro outras pessoas menos informadas e, o que parece inofensivo, pode ser o início de uma dor de cabeça, sobretudo quando cedemos os nossos dados pessoais.

Fonte: pplware

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: