Firefox OS: Mozilla resolveu matar de vez o seu sistema operativo

Firefox OS smartphoneA ideia da Mozilla para o Firefox era bem clara. Criar um sistema operativo alternativo ao Android e que seria usado em smartphones de baixo custo. Mas esse sonho acabou por cair por terra e o Firefox OS acabou por ser abandonado. Agora, vários meses depois de ter sido colocado de lado, a Mozilla anunciou o fim do seu sistema operativo. Lançado em 2013, o Firefox OS, também conhecido como Boot2Gecko ou B2G, pretendia ser um sistema operativo aberto, destinado a telefones lançados nos mercados emergentes que assim teriam um preço reduzido.

Nunca vingou, mesmo tendo o apoio de diversas operadoras e de fabricantes, algo que acabou por levar a que o projecto mudasse de rumo no início de 2015, focando-se em telefones de qualidade.

Mas mesmo com esta nova mudança, o Firefox OS acabaria por abandonar os smartphones, focando-se em novos mercados como o doIoT e outros equipamentos.

Firefox OS

O Fim do Firefox OS

Mas tudo voltou agora a mudar e a Mozilla acabou de vez com Firefox OS. De acordo com duas figuras de proa da empresa, Ari Jaaksi e David Bryant, a equipa do Firefox OS avaliou o futuro deste sistema operativo e concluiu que este não é adequado para os dispositivos onde se estava a preparar para ser usado.

In the spring and summer of 2016 the Connected Devices team dug deeper into opportunities for Firefox OS. They concluded that Firefox OS TV was a project to be run by our commercial partner and not a project to be led by Mozilla. Further, Firefox OS was determined to not be sufficiently useful for ongoing Connected Devices work to justify the effort to maintain it. This meant that development of the Firefox OS stack was no longer a part of Connected Devices, or Mozilla at all. Firefox OS 2.6 would be the last release from Mozilla.

Firefox OS

Estes novos equipamentos eram as TVs, os teclados, os routers, dongles USB, tablets e até no Raspberry Pi. Toda esta nova área seria desenvolvida para de forma também aberta e disponível para as marcas que quisessem usar o Firefox OS.

A ideia da Mozilla para o Firefox OS é agora entregá-lo à comunidade e esperar que esta o desenvolva, longe de qualquer controlo. A última versão lançada é a 2.6 e não se esperam que surjam quaisquer novas versões ou actualizações.

Termina assim mais um projecto que tinha muito para oferecer e que acaba por não conseguir vingar, em parte graças ao peso da concorrência e à oferta que têm no mercado.

B2G OS and Gecko Annoucement from Ari Jaaksi & David Bryant

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: