Smartphone Wiko Rainbow

Foi no dia 1 de Maio que Portugal ganhou mais um novo smartphone no mercado. Numa explosão de cores, a Wiko lançou para o mercado o Rainbow. Um smartphone com boas características a um preço bastante competitivo para a gama a que pertence, tal como a maioria dos equipamentos da marca. Conheça-o um pouco melhor, poderá ser uma excelente opção para uma próxima aquisição.  A Wiko tem-se vindo a destacar no mercado devido às características que consegue oferecer nos seus smartphones a um preço bastante competitivo. O Rainbow não é excepção, com excelentes especificações para a gama a que pertence, segue ainda a tendência de ecrãs grandes dedicados às redes sociais, à partilha de conteúdos, à fotografia e ao vídeo.

 

rainbow_2_1200

O Rainbow inclui um processador quad-core a 1.3GHz, tem 1GB de memória RAM e apenas 4 GB de memória interna o que, para quem quer usar e abusar da câmara fotográfica, obriga à aquisição de um cartão microSD (até 32GB). O ecrã de 5 polegadas, tem uma resolução HD de 1280×720 píxeis, com uma densidade aproximada de 294ppp. Sendo um smartphone recém-chegado era desejável que trouxesse a mais recente versão do Android, contudo apenas traz a versão 4.2.2 Jelly Bean.

 

Especificações

  • Sistema Operativo: Android 4.2.2 (Jelly Bean)
  • Processador: Quad-Core Cortex A7 @ 1.3GHz
  • Memória RAM: 1GB
  • Memória interna: 4GB
  • Memória externa: cartão microSD até 32GB
  • Ecrã: Color / IPS TFT 5″, resolução HD 1280×720 (294ppp)
  • Câmara traseira: 8MP, Flash, vídeo Full HD 1080p
  • Câmara frontal: 2MP
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 b/g (DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot), Bluetooth v4.0
  • Sensores: Acelerómetro, Bússola, Proximidade
  • Bateria: 2000mAh Li-Po, com autonomia em Stand-by até 260h e em conversação até 16h(2G) e 10h (3g)
  • Dimensões: 146 x 74 x 9,3 mm, 167g

 

O que distingue o Rainbow

rainbow_3

A grande marca do Rainbow é a sua cor. Tal como o nome indica, estamos perante um arco-íris de smartphones. No total são 7 as cores das capas do smartphone, que além das neutras, preto e branco, conta com mais 5 cores vibrantes, o laranja, o rosa fúscia, azul turquesa, roxo e amarelo.

Apesar da sua construção em plástico, nota-se uma grande qualidade de materiais, porém a capa traseira, a colorida com um aspecto suave, ganha pequenas manchas da utilização, algumas delas facilmente laváveis, e é provável que venha a ganhar folgas e consequente ruído.

rainbow_4_1200

Um dos aspectos que faz cada vez mais sentido, e que é possível através do Rainbow, é a possibilidade de utilizar dois cartões SIM. Enquanto que há uns anos ter 2 telemóveis não era nada que causasse incómodo, hoje em dia, pelo tamanho cada vez maior dos smartphones, não é prático transporta-los, ainda mais para quem não gosta de usar mala e coloca tudo dentro dos bolsos.

O Rainbow tem o botão de Power do lado direito e do lado esquerdo o de volume. Em baixo apenas tem o único microfone e na lateral superior tem a porta microUSB 2.0 e o jack áudio 3.5mm.

rainbow_5.1_300 rainbow_5.2_300

Na frente, encontram-se os botões capacitivos comuns de um Android, Menu, Home e Retroceder, e em cima os habituais sensores de luminosidade e proximidade, a luz de notificações que se encontra dentro do altifalante de chamada e a câmara de 2 megapíxeis, à semelhança de alguns topo de gama no mercado.

rainbow_6.1_300 rainbow_6.2_300

Atrás, tem em baixo o altifalante e em cima a câmara de 8 megapíxeis e o flash. Os dois pontos mais salientes junto do altifalante fazem com que o som saia em perfeitas condições quando colocado em qualquer superfície.

rainbow_6.3_1200

 

O ecrã e o Android

A imagem que o ecrã oferece, apesar de não apresentar cores muito brilhantes, representa um factor positivo, tendo em conta as características do mesmo. Além do mais, ao sol, a visibilidade é bastante aceitável com o brilho no máximo.

rainbow_7_1200

A interface não oferece grandes novidades. Quem está familiarizado com a versão 4.2.2 do Android claramente que não vai sentir diferenças de outros equipamentos.

Existem ainda algumas aplicações especiais que valem a pena ser destacadas.

  • Estúdio de Filmes: Através desta aplicação é possível fazer montagens simples em forma de video clip, onde se podem colocar fotos, vídeos e músicas de uma forma muito intuitiva.
  • Gestor de Ficheiros: Num smartphone é essencial uma bom gestor de ficheiros e o Rainbow traz um consigo.
  • Rádio FM: Apesar de existirem cada vez mais aplicações dedicadas à música a verdade é que o rádio continua a ser uma opção para muita gente. Para uma corrida, ou uma caminhada, com os auriculares ligados, o rádio é suficiente para ser a companhia ideal.
  • NoteBook: As notas no Rainbow podem ser adicionadas com várias categorias associadas, como Trabalho, Pessoal, Assunto familiar e Estudo. Em complemento a esta aplicação existe a Tarefas usual nos Androids.

A fluidez na utilização está garantida, os efeitos de transição entre menus, visualização de filmes no YouTube, alguns jogos correm nas perfeitas condições, a única situação onde ser sente algum arrastamento é no browser, em questão o Navegador. Esporadicamente, houve bloqueio do sistema.

 

GPS

O GPS é também ele um aspecto essencial num smartphone, e no caso da Wiko é também ele um dos maiores motivos para as críticas dos seus utilizadores, daí lhe ser dedicada especial atenção.

rainbow_10_1200

A aplicação utilizada durante uma viagem de 30 quilómetros foi a Navegação, a que utiliza os mapas da Google e que vem instalada no Wiko, e durante o percurso não foi detectado nenhum problema.

Através da aplicação Satellite Check é notável que, lado a lado, o Wiko Rainbow (imagem da esquerda) não é capaz de fixar nem metade dos satélites do Galaxy S5 (imagem da direita), porém esse não é um factor decisivo para o desempenho do GPS em geral.

rainbow_9.1_screenshot_small rainbow_9.2_screenshot_small

 

Fotografia e Vídeo

A câmara fotográfica é um dos pontos fortes deste smartphone. A câmara principal tem 8 megapíxeis com uma resolução máxima de 3264×2448 píxeis e grava em Full HD (1080p). A câmara frontal conta com 2 megapíxeis com resolução de 1600×1200 píxeis.

rainbow_11_1200

Além dos vários modos de captura com diferentes efeitos de cor, tem ainda várias opções como a Magic camera, Smile Shot ou HDR, várias opções de balanço de brancos usuais, foco automático e zoom digital.

As fotografias capturadas em luz natural tem uma qualidade bastante boa e o foco automático funciona bastante bem tanto em fotografia como em vídeo. Observe alguns exemplos de imagens capturadas pelo Rainbow.

wiko_1 wiko_2

wiko_7 wiko_9

wiko_4

 

Veredicto

Tendo em conta a gama onde se encontra o Wiko Rainbow, a avaliação final é bastante positiva. É um smartphone com uma excelente relação qualidade/preço, já que todas estas características estão disponíveis por um preço máximo de 169,90 euros.

Em termos de autonomia com uma utilização normal, ou seja com Wi-Fi sempre ligado, sincronização automática, a luminosidade do ecrã também ela automática, consulta de e-mail, redes sociais, algumas fotografias e vídeo, pode contar-se perfeitamente com dias de bateria, o que também é uma vantagem deste equipamento.

 

Aspectos positivos
  • Preço
  • Desempenho
  • Câmara fotográfica
  • Autonomia

 

Aspectos negativos
  • Folga e consequente ruído na capa/tampa
  • Bloqueio esporádico do sistema
  • Armazenamento interno de apenas 4GB

 

Wiko Rainbow

Fonte: pplware.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: